Coreias sob a mesma bandeira em Tóquio-2020

Jogos Olímpicos 07-02-2019 21:15
Por Redação

De acordo com o AS, o Comité Olímpico Internacional tem em cima da mesa uma proposta para que a Coreia do Norte e a Coreia do Sul participem com uma equipa unificada nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

 

A reunião encontra-se marcada para o próximo dia 15 de fevereiro, na sede do organismo em Lausanne, e também vai discutir a hipótese de uma participação conjunta nos Jogos Asiáticos que se disputam na Indonésia.

 

Esta não é uma medida inédita. Desde 1991, no Campeonato do Mundo de Ténis que as Coreias apresentam equipas unificadas. A mais recente foi a equipa que participou no Mundial de Andebol, em 2019.

 

Recorde-se que a Península da Coreia foi dividia em 1945, aquando do término da Segunda Guerra Mundial. Com a derrota do Japão, os Estados Unidos ocuparam a zona sul, com a União Soviética a reclamar a zona norte, dividindo o país no paralelo 38. Após um conflito, as duas Coreias assinaram um armistício em 1953 que resultou numa paz armada.

 

Só em 2018 é que se começou a vislumbrar um processo de paz na Península, com os líderes dos dois países a encontrarem-se na zona desmilitarizada a 27 de abril.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias