Tem 16 anos?! A idade da polémica no Mundial Sub-20

Atletismo 12-07-2018 17:59
Por Redação

Venceu a medalha de bronze nos 5000 metros do Mundial de atletismo sub-20 que se realiza em Tampere, na Finlândia, mas Girmawit Gebrzihair tornou-se protagonista quando alguém reparou no seu BI – 16 anos. A imagem física não parece responder a esta idade.

 

A data de nascimento – 21 de novembro de 2001 – está registada ao Federação Internacional de Atletismo (IAAF), mas a atleta aparenta ser bem mais velha. A própria IAAF está a ser posta em cheque, nomeadamente os seus mecanismos de verificação, que são obrigatórios, mas que neste escalão não terá verificações assim tão apertadas.

 

 

No entanto, o problema pode ser bem mais profundo, estando em causa as condições em que evoluem estes atletas em África, especificamente na Etiópia. Ou seja: o que para um comum ocidental são ou parecem ser 16 anos, neste universo as marcas desta idade poderá manifestar-se de outra maneira.

 

A sua ficha na IAAF tem registos oficiais desde o ano passado, nomeadamente duas provas na Etiópia: uma em Addis Abebba 10km em 32m33s com 14 anos, em 2017 (um tempo rápido para alguém tão jovem) e outra em assinalada em maio em Assela, numa prova de 3000 metros, com a marca de 9m28.44.

 

O tempo alcançado em Tempere, há dois dias, é de 15m35:01, atrás da queniana Beatrice Chebet e da compatriota Ejgayehu Taye.

 

Ler Mais
Comentários (31)

Últimas Notícias

ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais