...
Login
Edição digital
Loja d'Abola
A Bola TV
Login
Edição digital
Loja d'Abola
A Bola TV
José Maria Pedroto: o conhecimento... (artigo de Manuel Sérgio, 64)
Ética no Desporto
07-01-2015 00:17
Por
Manuel Sérgio
Por
Manuel Sérgio
Na década de 70, trabalhei eu no INEF e no ISEF, ao mesmo tempo que fazia de Bachelard, Althusser e Foucault os meus “maîtres à penser”. Relembro ainda o prazer que me deu a leitura de
A Sociedade do Espetáculo
do Guy Debord – sociedade do espetáculo que continua viva, perante o pasmo inconsciente de certos comentadores políticos, ressentidos e avelhentados. Com efeito, na sociedade do espetáculo tudo, para existir, tem de ser espetáculo!... Pela altíssima novidade filosófica do que me chegava de Paris; pelas lições que recebera no INEF do Prof. Nelson Mendes, muito crítico das ramalhíssimas figuras que postulavam, para resgate da juventude portuguesa, a ginástica de Ling; porque desde 1964 fazia do estádio do Restelo a minha segunda casa - depressa me tornei um repetidor insaciado de muitas dúvidas. E quando, pela mão de Foucault, descobrira que a expressão “educação física” despontara, pela primeira vez, na história, no século XVIII, foi no “erro de Descartes” que juguei encontrar a origem da educação física e da medicina moderna. E com este retrato feito de palavras onde, de certo, se surpreendem os tiques, os ridículos de quem falava de duas profissões que nunca exercera (professor de educação física e treinador desportivo) se poderá visionar as incertezas que me tomavam, quando José Maria Pedroto, depois de atentamente me escutar num congresso de medicina desportiva, de mim se aproximou para me questionar: “Gostava que me explicasse por que não existe educação física e o treino desportivo é bem capaz de estar errado”. Isto, em Maio de 1979! Eu já beneficiara do convívio fraterno de Mário Wilson, era ele treinador do Belenenses e professor de futebol da Escola de Educação Física de Lisboa; também já experimentara, em demoradas conversas, a cultura literária, de indisfarçável autodidatismo, de Fernando Vaz – mas nenhum me pareceu tão preocupado com as raízes epistemológicas da sua profissão, como José Maria Pedroto. E foi esta inquietação, comum aos dois, que nos uniu, assim o penso.
Longe de mim a presunção de ter uma resposta cabal a uma questão que tanto me intrigava. Na realidade, a educação física é a extensão educativa de que ciência? Se a educação médica é o ramo pedagógico da Medicina e a educação jurídica é o ramo pedagógico do Direito, etc., etc. - qual a ciência de que a educação física é o ramo pedagógico? Foi na fenomenologia que, por essa altura, aprendi a pensar o tema. Pensar, vale dizer, produzir um saber pela mediação da reflexão. Ora, a fenomenologia define-se, para muita gente entendida, como o estudo da intencionalidade da consciência. Ela anota na motricidade (assim o sublinha Maurice Merleau-Ponty) dois traços preponderantes: movimento e intencionalidade.
E o que é o desporto senão a pessoa humana no movimento intencional e em equipa da transcendência (ou superação)
? Comecei assim a defender mais uma ciência hermenêutico-humana, a ciência da motricidade humana, com as seguintes especialidades: o desporto (onde cabe hoje a gestão do desporto), a dança, a ergonomia e a reabilitação. Com a criação do novo paradigma (o movimento intencional e em equipa da trancendência) depressa encontrei a metodologia a utilizar nesta nova ciência: chamava-lhe então o
método integrativo
, “onde o todo está em tudo e tudo está no todo”. E, no treino, treinar a parte é sempre treinar o todo e treinar o todo é sempre treinar a parte. E é pondo-me no seio desta abertura originária à pessoa humana, na sua integralidade, própria da fenomenologia, que passo a duvidar do treino tradicional, demasiado parcelar pelas ciências positivas e que ainda vivia do conceito de ciência de Augusto Comte e o de fisiologia de Claude Bernard (este, um nome rutilante da história da medicina) e Demeny (professor de fisiologia, na Escola Militar de Joinville).
Para além da família (era exemplar o seu amor à Mulher e aos Filhos), o F.C.Porto jamais permitirá que o nome de José Maria Pedroto caia no olvido. O Instituto Universitário da Maia fará o mesmo, por força da lucidez do seu presidente, o Prof. Domingos Oliveira e Silva, e da gratidão do Prof. José Neto que ata os nós dos melhores juízos sobre José Maria Pedroto e cose-os para nos apresentar o tecido daqueles valores por que vale a pena lutar e viver. O José Neto entrou no futebol levado pelas mãos seguras de Pedroto que, por sua vez, entra nos corações dos alunos do Instituto Universitário da Maia, pelo culto que lhe dedica o seu antigo treinador adjunto. Dos jogadores e treinadores e dirigentes e especialistas de saúde, que trabalharam com Pedroto (distingo, neste passo, o professor João Mota, seu “amigo-do-peito”, e o dr. Artur Jorge) – todos eles gostariam de fazer, com as palavras, um busto de granito, para legar à posteridade a presença autêntica e flagrante de uma figura de extraordinário poder evocador, no futebol português e, em particular, no F.C.Porto. Da minha parte não sei se não me falta a eficácia, o bom gosto, o talento para pronunciar-me sobre alguém que foi um mestre na arte de liderar uma equipa de futebol e que foi também um dos praticantes mais habilidosos que conheci, no nosso “desporto-rei”. Mas, cumpre-me também destacar a sua rescendente alegria, arrogante e combativa, na fidelidade ao amigo Jorge Nuno Pinto da Costa. Sobranceiro às fraquezas, ao oportunismo, à mera teatralidade de muitos, várias vezes me disse: “Onde estiver o Jorge Nuno, eu estou também”. Quando o conheci mais de perto, se teve a sua aura de agitador na luta sindical, já regressara à estabilidade dos principios, ao respeito sagrado dos valores democráticos constituídos.
Por fim, “finis coronat opus”, volto ao princípio: uma das marcas que José Maria Pedroto mais imprimiu, no futebol português, em especial no F.C.Porto, foi um inesperado encontro com o conhecimento. Por generosidade sua, posso testemunhar que ele foi, no mais alto grau, modelo e espelho de procura da “verdade científica”, no futebol. Lembro-me perfeitamente que ele sorriu, com agrado, quando um dia lhe li a frase de Bachelard: em todos os domínios do conhecimento, “uma cabeça bem feita é uma cabeça mal feita, que tem absoluta necessidade de ser refeita”. É que o seu olhar, que não ficava tão-só na superfície folclórica dos erros dos árbitros, penetrava, descobria, reconstruía o que de mais autêntico o futebol tem e é. A sua visão do futebol nutria-se, de facto, de múltiplas experiências. Ele era um prático. Completara o ensino liceal mas, como mister, ofício, modo de vida, foi sempre um profissional do futebol. Ao contrário de mim, que ora sofria nas bancadas dos estádios, ora me perdia num saber livresco da mais embrenhada polimatia. Ainda hoje, para saber um pouco de desporto, leio muito mais do que desporto. “Ele era um prático” escrevi eu. Mas, sendo um prático, foi um pioneiro, com uma atividade inconfundível, no âmbito de uma explicação mais fundamentada do futebol. Numa encruzilhada de inclinações (os práticos contra os teóricos), numa época de mútua suspeição, ele não teve receio de ensinar que a ciência é um processo inacabado de verdades provisórias e que não há prática sem teoria, nem teoria sem prática. A processualidade do saber exige dos teóricos e dos práticos que relativizem o que sabem, pois que é preciso saber-se muito, para saber-se que se sabe muito pouco. Esta a principal lição que eu colhi de José Maria Pedroto – que, pela memória que não esquece e pelo afeto que não morre, bem merece que o recordemos e o imitemos, trinta anos depois do seu passamento.
Manuel Sérgio é Professor Catedrático da Faculdade de Motricidade Humana e Provedor para a Ética no Desporto.
Ler Mais
Notícias Relacionadas
23:31
-
31-12-2014
Feliz Ano Novo ao Desporto Português (artigo de Manuel Sérgio, 63)
17:32
-
24-12-2014
A grande revolução de Jesus na Vida e... no Desporto! (artigo de Manuel Sérgio, 62)
17:53
-
20-12-2014
História e Filosofia das Ciências, no Desporto e... no Benfica! (artigo de Manuel Sérgio, 61)
22:56
-
17-12-2014
Uma resposta breve a Miguel Cardoso Pereira (artigo de Manuel Sérgio, 60)
18:57
-
11-12-2014
Desporto e Desenvolvimento ou um livro de Gustavo Pires (artigo de Manuel Sérgio, 59)
18:36
-
04-12-2014
Nossos contemporâneos (artigo de Manuel Sérgio, 58)
18:19
-
27-11-2014
Da Desconfiança à Solidariedade em Pinto da Costa e Filipe Vieira (artigo de Manuel Sérgio, 57)
23:19
-
20-11-2014
As incertezas da ciência (artigo de Manuel Sérgio, 56)
16:18
-
16-11-2014
O engenheiro Fernando Santos: - o mesmo e o diferente (artigo de Manuel Sérgio, 55)
18:39
-
11-11-2014
Ou interdisciplinaridade ou ignorância (artigo de Manuel Sérgio, 54)
10:25
-
08-11-2014
Carta Aberta ao Presidente da República de Cabo Verde (artigo de Manuel Sérgio, 53)
17:43
-
30-10-2014
Rui Jorge: e o treinador do Futuro (artigo de Manuel Sérgio, 52)
15:56
-
23-10-2014
O engenheiro Fernando Santos: o ser e o tempo (artigo de Manuel Sérgio, 51)
19:34
-
16-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol, 2.ª parte (artigo de Manuel Sérgio, 50)
17:38
-
11-10-2014
O preparo físico dos nossos jogadores de futebol (1) (artigo de Manuel Sérgio, 49)
22:14
-
03-10-2014
Eduardo Monteiro: perfil de um dirigente! (artigo de Manuel Sérgio, 48)
17:55
-
28-09-2014
A propósito do engenheiro Fernando Santos (artigo de Manuel Sérgio, 47)
16:47
-
22-09-2014
O campeão observado a dois ângulos de visão (artigo de Manuel Sérgio, 46)
00:24
-
18-09-2014
Há falta de treinadores negros (artigo de Manuel Sérgio, 45)
01:06
-
13-09-2014
Valdano: um homem que transporta uma frustração (artigo de Manuel Sérgio, 44)
18:39
-
08-09-2014
A grande revolução a fazer no futebol (artigo de Manuel Sérgio, 43)
18:36
-
03-09-2014
Mais Platão, menos Prozac! (Artigo de Manuel Sérgio, 42)
14:57
-
28-08-2014
Fiel ao Belenenses e... aos amigos! (artigo de Manuel Sérgio, 41)
18:38
-
17-08-2014
O Deus dos filósofos e os deuses do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 40)
18:34
-
10-08-2014
O olho das rãs e o futebol (artigo de Manuel Sérgio, 39)
21:47
-
04-08-2014
“Francisco de Assis e Franscisco de Roma” - mais um livro de Leonardo Boff (artigo Manuel Sérgio, 38)
16:52
-
26-07-2014
“Preparar para Ganhar”: um livro de José Neto (artigo Manuel Sérgio, 37)
22:24
-
15-07-2014
O Futebol na Sociedade Pós-Capitalista ou a vitória da Alemanha (artigo Manuel Sérgio, 36)
00:43
-
07-07-2014
Código de Ética Desportiva (artigo Manuel Sérgio, 35)
16:35
-
02-07-2014
A Literatura e o Desporto: a propósito de Sophia (artigo Manuel Sérgio, 34)
20:53
-
27-06-2014
O Futebol e os Escritores (artigo Manuel Sérgio, 33)
22:45
-
22-06-2014
As dúvidas do Doutor Eduardo Barroso: as dele e as minhas! (artigo Manuel Sérgio, 32)
16:17
-
08-06-2014
Carta Aberta ao Ministro do Desporto do Brasil (artigo Manuel Sérgio, 31)
18:08
-
01-06-2014
Da poesia ao futebol (artigo Manuel Sérgio, 30)
18:57
-
27-05-2014
Factos e valores (artigo Manuel Sérgio, 29)
18:50
-
19-05-2014
Parabéns ao Benfica: na vitória e na derrota (artigo Manuel Sérgio, 28)
16:35
-
12-05-2014
Marco Silva: um grande treinador, com toda a certeza! (artigo Manuel Sérgio, 27)
21:07
-
01-05-2014
A grande revolução de Jesus ou o mundo que o desporto não tem (artigo Manuel Sérgio, 26)
00:52
-
24-04-2014
O 25 de Abril e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio, 25)
18:33
-
11-04-2014
Os mitos fundadores da Modernidade (artigo Manuel Sérgio 24)
23:56
-
06-04-2014
Os cem anos da FPF: em Portugal também há progresso? (artigo Manuel Sérgio 23)
20:01
-
30-03-2014
Nova Teoria do Sebastiano e o Futebol Português (artigo Manuel Sérgio 22)
23:11
-
23-03-2014
José Medeiros Ferreira: o desportisra, o político, o intelectual (artigo Manuel Sérgio 21)
17:26
-
18-03-2014
Nossos contemporâneos (artigo Manuel Sérgio 20)
21:39
-
03-03-2014
Há necessidade de uma utopia (artigo Manuel Sérgio 19)
00:49
-
22-02-2014
“Filosofia e Futebol: troca de passes” - um livro de grande atualidade ( artigo Manuel Sérgio 18)
22:28
-
16-02-2014
A Inteligência Competitiva e o Espectáculo Desportivo (artigo Manuel Sérgio 17)
18:50
-
12-02-2014
Plano Nacional de Ética no Desporto (artigo Manuel Sérgio 16)
21:08
-
02-02-2014
Porque sou belenenses... (artigo Manuel Sérgio 15)
00:04
-
28-01-2014
Aurélio Pereira ou um projeto antropológico (artigo Manuel Sérgio 14)
00:19
-
23-01-2014
O nome da rosa (artigo Manuel Sérgio 13)
00:11
-
15-01-2014
Cristiano Ronaldo: agilidade física ou intelectual? (artigo Manuel Sérgio 12)
00:38
-
13-01-2014
Eusébio tem lugar indiscutível no panteão nacional (artigo Manuel Sérgio 11)
23:59
-
03-01-2014
Ciência no Futebol e outras coisas mais... (artigo Manuel Sérgio 10)
00:04
-
30-12-2013
O Desporto nem sempre educa... (artigo de Manuel Sérgio 9)
00:37
-
23-12-2013
Carta Aberta aos jogadores do Bom Senso F.C. (artigo de Manuel Sérgio 8)
00:14
-
10-12-2013
Os golos do Ronaldo e a ética da palavra (artigo de Manuel Sérgio 7)
22:14
-
03-12-2013
Cristiano Ronaldo: - um herói da cultura! (artigo de Manuel Sérgio 6)
21:39
-
20-11-2013
Os erros dos árbitros e os erros dos outros... (artigo de Manuel Sérgio 5)
11:56
-
28-10-2013
«O Desporto (o Futebol) não é violência» (artigo de Manuel Sérgio 4)
22:58
-
18-10-2013
«O Desporto e o Desafio do Sentido» (artigo de Manuel Sérgio 3)
22:45
-
06-10-2013
«O pensamento ético contemporâneo e o Desporto» (artigo de Manuel Sérgio 2)
18:40
-
27-09-2013
«O Desporto em que eu acredito» (artigo de Manuel Sérgio 1)
Comentários (0)
Comentários
0
Login
FAÇA UM COMENTÁRIO (MÁX: 300):
Mais de
Ética no Desporto
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Ética no Desporto
21-07-2019 16:20
Não é pensando que somos (artigo de Manuel Sérgio, 301)
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Ética no Desporto
26-06-2019 19:08
Conheça os vencedores do concurso literário ‘A Ética na Vida e no Desporto’
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Ética no Desporto
22-06-2019 16:18
Para uma ética pós-moderna do futebol (artigo de Manuel Sérgio, 297)
Uma entrevista de Deco… (artigo de Manuel Sérgio, 285)
Ética no Desporto
26-03-2019 19:15
Ética no Desporto
26-03-2019 19:15
Uma entrevista de Deco… (artigo de Manuel Sérgio, 285)
Estoril destaca o sucesso na iniciativa de solidariedade para com as crianças da Guiné Bissau
Ética no Desporto
11:11
Ética no Desporto
11:11
Estoril destaca o sucesso na iniciativa de solidariedade para com as crianças da Guiné Bissau
Para o perfil de Nelson Mendes (artigo de Manuel Sérgio, 275)
Ética no Desporto
19-01-2019 18:39
Ética no Desporto
19-01-2019 18:39
Para o perfil de Nelson Mendes (artigo de Manuel Sérgio, 275)
Ver todas as notícias
Vídeos
MOURINHO FESTEJOU O GOLAÇO DE SON DE FORMA… EFUSIVA (VÍDEO)
TOTTENHAM
07-12-2019 23:30
MOURINHO FESTEJOU O GOLAÇO DE SON DE FORMA… EFUSIVA (VÍDEO)
TOTTENHAM
07-12-2019 23:30
TOTTENHAM
07-12-2019 23:30
MOURINHO FESTEJOU O GOLAÇO DE SON DE FORMA… EFUSIVA (VÍDEO)
A FORMA ESPETACULAR COMO SZCZESNY AGARROU A JUVENTUS AO JOGO (VÍDEO)
JUVENTUS
07-12-2019 21:40
A FORMA ESPETACULAR COMO SZCZESNY AGARROU A JUVENTUS AO JOGO (VÍDEO)
JUVENTUS
07-12-2019 21:40
JUVENTUS
07-12-2019 21:40
A FORMA ESPETACULAR COMO SZCZESNY AGARROU A JUVENTUS AO JOGO (VÍDEO)
AFELLAY REGRESSA AOS RELVADOS DOIS ANOS DEPOIS (VÍDEO)
HOLANDA
07-12-2019 21:35
AFELLAY REGRESSA AOS RELVADOS DOIS ANOS DEPOIS (VÍDEO)
HOLANDA
07-12-2019 21:35
HOLANDA
07-12-2019 21:35
AFELLAY REGRESSA AOS RELVADOS DOIS ANOS DEPOIS (VÍDEO)
SUÁREZ PICA POR CIMA DO GUARDA-REDES... DE CALCANHAR (VÍDEO)
BARCELONA
07-12-2019 21:19
SUÁREZ PICA POR CIMA DO GUARDA-REDES... DE CALCANHAR (VÍDEO)
BARCELONA
07-12-2019 21:19
BARCELONA
07-12-2019 21:19
SUÁREZ PICA POR CIMA DO GUARDA-REDES... DE CALCANHAR (VÍDEO)
Últimas Notícias
FUTEBOL
07-12-2019 23:49
FUTEBOL FALADO NO SEIXAL
AVES
07-12-2019 22:45
«É UM PRÉMIO PELO QUE A EQUIPA TEM PASSADO»
SOUTHAMPTON
00:10
AC MILAN DE OLHO EM CÉDRIC
ÁUSTRIA
00:05
SALZBURGO ADMITE INTERESSE, MAS FRISA QUE «NÃO HÁ NENHUMA OFERTA PELO HAALAND»
VOLEIBOL
07-12-2019 23:45
BENFICA GANHA E MANTÉM INVENCIBILIDADE
NBA
07-12-2019 22:40
DONCIC IGUALA FEITO MICHAEL JORDAN
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
06-12-2019 21:42
ASSINADO ACORDO COM UE PARA COMBATER VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
REVISTA DE IMPRENSA
07-12-2019 09:24
«ESTADO EMPRESTOU DOIS MILHÕES À CRUZ VERMELHA PARA SALÁRIOS» - PÚBLICO
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
ATLÉTICO MADRID
06-12-2019 23:40
IMPRENSA ESPANHOLA RENDIDA A JOÃO FÉLIX (VÍDEO)
ITÁLIA
07-12-2019 20:16
RONALDO COMEÇA E ACABA JOGADA DO GOLO DA JUVENTUS (VÍDEO)
TOTTENHAM
07-12-2019 15:59
JOGADA FANTÁSTICA DE SON TERMINA EM GOLO (VÍDEO)
MUNDIAL DE CLUBES
07-12-2019 16:50
PALCO DA FINAL ALTERADO À ÚLTIMA HORA
FC PORTO
07-12-2019 09:30
DRAGÕES SOBRE O SEGUNDO GOLO DO BENFICA NO BESSA: «SERÁ SÓ ANEDÓTICO?»
Nas últimas 24 horas
Desporto
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Recentes
Mais Vistas
Mais Comentadas
Mais Vistas
ATLÉTICO MADRID
06-12-2019 23:40
IMPRENSA ESPANHOLA RENDIDA A JOÃO FÉLIX (VÍDEO)
ITÁLIA
07-12-2019 20:16
RONALDO COMEÇA E ACABA JOGADA DO GOLO DA JUVENTUS (VÍDEO)
TOTTENHAM
07-12-2019 15:59
JOGADA FANTÁSTICA DE SON TERMINA EM GOLO (VÍDEO)
MUNDIAL DE CLUBES
07-12-2019 16:50
PALCO DA FINAL ALTERADO À ÚLTIMA HORA
FC PORTO
07-12-2019 09:30
DRAGÕES SOBRE O SEGUNDO GOLO DO BENFICA NO BESSA: «SERÁ SÓ ANEDÓTICO?»
Mundos
REVISTA DE IMPRENSA
07-12-2019 09:07
«CUIDADOS CONTINUADOS EM RISCO POR FALTA DE DINHEIRO» - JN
África
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
06-12-2019 21:42
ASSINADO ACORDO COM UE PARA COMBATER VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Brasil
FLAMENGO
07-12-2019 15:43
GABIGOL PODE VIR A PARTILHAR BALNEÁRIO COM JOÃO FÉLIX
FLAMENGO
07-12-2019 11:35
«É INEVITÁVEL QUE BRUNO HENRIQUE DESPERTE INTERESSE»
Envie-nos as suas perguntas sobre os temas da semana
Qualificação para o Euro2020: exibição da Seleção Nacional
Jorge Jesus e o sucesso no Flamengo
Taça de Portugal está aí à porta