Grande lição de 'fair play'

Futsal 10-04-2019 17:40
Por Orlando Vieira

Um exemplo de desportivismo pouco habitual e que tocou bem fundo em todos os que estão a participar no Torneio Interassociações de futsal sub-15 masculino, competição que está a decorrer em São João da Madeira - começou anteontem e termina amanhã.


Tudo aconteceu na jornada inaugural entre a Madeira e o Algarve. Decorriam os primeiros minutos do encontro, estava ainda 0-0, quando um jogador algarvio derrubou um adversário madeirense que seguia isolado para a baliza. Falta que mereceu a expulsão. Além do cartão vermelho a quem fez a falta, o Algarve ficou a jogar com menos um elemento durante dois minutos, situação que só se alterava caso durante esse período a Madeira marcasse um golo, o que não veio a acontecer.


Ora, perante a inferioridade numérica do adversário, o que fez o treinador da Madeira, Bruno Salgado? Retirou um jogador da sua equipa para que ambos os conjuntos atuassem em igualdade de circunstâncias enquanto durasse a punição. Um gesto de puro desportivismo que explicou a A BOLA.


«Entendi na altura que não fazia sentido nestas idades uma equipa, neste caso era a Madeira, retirar benefícios pelo facto do adversário ficar sem um jogador devido a uma jogada que acontece. Se fosse por agressão ou outra atitude menos própria não faria isto, mas como foi em circunstâncias normais, entendi que era o melhor pois nestas idades o importante é competir e desfrutar da competição.»


O atitude do técnico da equipa madeirense não passou despercebida, embora Bruno Salgado confesse que ficou surpreendido com o mediatismo. «Tendo em conta as muitas mensagens que já recebi, bem como telefonemas, fiquei com uma pequena noção da repercussão que isso teve. Se fosse hoje, voltava a fazer o mesmo. Nestas idades é fundamental incutir valores de desportivismo aos atletas. É sempre bom vencer, mas as vitórias não são o mais importante nesta fase de formação dos atletas. Outros valores se levantam», vincou.


Como curiosidade, refira-se que no final a Madeira perdeu, 1-4, frente ao Algarve. Bruno Salgado, no jantar oficial do torneio, foi ontem agraciado pela AF Aveiro com um cartão branco, que premeia o desportivismo.
 

Ler Mais
Comentários (3)

Últimas Notícias