Carros elétricos obrigados a ter sistema de som que avise peões da sua presença

União Europeia 30-06-2019 22:32
Por Redação

A União Europeia (UE) emitiu, este domingo, uma ordem para que todos os veículos elétricos tenham forma de avisar os transeuntes da sua presença e que entra em vigor já esta segunda-feira.

 

Há algum tempo que várias associações cívicas, incluindo as que defendem os direitos dos invisuais e das pessoas com deficiências motoras, mostram alguma preocupação com o perigo «deste silêncio dos carros ao circularem».

 

Segundo uma nova regra da UE, até 2021 todos os tipos de veículos de quatro rodas são obrigados a incluir o chamado ‘Acoustic Vehicle Alert System’ (AVAS).

 

Cada marca pode escolher o som que o seu veículo vai emitir, mas não pode ser mais alto do que 56 decibéis - mais ou menos o som de um ar condicionado.

 

Os modelos antigos também estão abrangidos por esta nova regra.

 

O som vai ouvir-se sempre que um carro elétrico esteja a fazer marcha-atrás ou sempre que esteja a circular a menos de 20 km/hora, «por ser nessas alturas», consideram os especialistas da UE, que, normalmente, «se encontram mais próximos de peões».

 

O FUTURO COM O NOSSO PASSADO


Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo de qualidade que se faz da grande história, da investigação e da grande reportagem – nós temos esse jornalismo (o jornalismo que fez com que se falasse de A BOLA como a Bíblia) para lhe continuar a dar.

Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo do texto criativo e sedutor e da opinião acutilante que não se faz de cócoras ou de mão estendida – nós temos esse jornalismo para lhe continuar a dar…

… e para nos ajudar a manter e a melhorar esse jornalismo sério e independente com o timbre de A BOLA,

Junte-se a nós nesse novo desafio ao futuro, tornando-se nosso assinante.

ASSINE AQUI

A Edição Digital de A Bola

Ler Mais

Últimas Notícias