Conselho Europeu aprova sexto pacote de sanções

Internacional Conselho Europeu aprova sexto pacote de sanções

INTERNACIONAL31.05.202216:28

Após reunião extraordinária do Conselho Europeu, em Bruxelas, foi aprovado o sexto pacote de sanções a aplicar à Rússia, na sequência da invasão à Ucrânia.
 

De destacar que serão reduzidas 90% das importações de petróleo russo por via marítima até ao final do ano.  No imediato, este embargo parcial abarcará 75 por cento das importações.

De salientar que a Rússia fornece, atualmente, 27% do petróleo importado da UE e 40% do seu gás. Em troca, a UE paga à Rússia cerca de 400 mil milhões de euros por ano.

«Restam dez ou onze por cento que estão abrangidos pelo oleoduto Druzhba do sul», explicou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, referindo-se à região abrangida pela Hungria, Eslováquia e República Checa.

Além do embargo ao petróleo russo, o sexto pacote de sanções inclui a suspensão do acesso ao maior banco russo, o Sberbank, ao sistema de pagamentos Swift, a proibição de seguros e resseguros para navios russos por parte de empresas da União Europeia e a proibição de prestação de serviços empresariais e empresas russas.