Jorge Fonseca ofereceu a medalha de campeão

Judo 17-11-2019 08:26
Por Miguel Candeias

Teresa Santos, 13 anos, ficou em lágrimas e jamais esquecerá o gesto. «É uma grande batalhadora e uma inspiração», justificou o judoca

No meio dos festejos do Sporting no pódio após a renovação do título dos Clubes Campeões Europeus, competição que ontem se disputou no Multiusos de Odivelas (ver páginas 30 e 31), Jorge Fonseca chamou uma jovem, Teresa Santos, de 13 anos, para que ficasse ao seu lado e com a equipa nas fotografias. Sem que nada o fizesse prever, o campeão do mundo em Tóquio tirou a medalha de ouro do pescoço e colocou-a no da atleta do JC Marinha Grande, a qual estivera todo o dia, com os seus colegas de clube, a apoiá-lo nas bancadas. Surpresa pelo gesto, Teresa desfez-se em lágrimas e foi acarinhada por todos os leões. Assim como pelo presidente Frederico Varandas, que viera felicitar o grupo.


«Ofereci-lhe a medalha porque ela tem uma grande história de vida e é uma inspiração para mim. É uma grande batalhadora e grande mulher. Estou muito feliz que tenha cá estado e tenha podido festejar o título comigo», começou por contar Fonseca, que conheceu Teresa - que tem superado algumas adversidades na vida - quando foi a um treino/convívio à Marinha Grande. Desde então a amizade cresceu e a atleta envia-lhe mensagens de apoio pelas redes sociais.


Para Teresa foi um momento inesquecível. Quando interrogada porque Jorge lhe havia dado a medalha, foi sincera: «Nem sei bem… Nem sei bem…» «O Jorge Fonseca é uma grande inspiração. Não só para mim, mas para todos e por isso agradeço-lhe muito», acrescentou. Mas ele diz que a Teresa é que é uma inspiração? «Ah ah, ah… Pois, já não sei… Mas penso que é capaz de ele ser mais. Vou guardar esta medalha num placard de judo em que penduro coisas e que sempre que entro e saio [do quarto] olho para aquilo. Sim, acho que hoje vou dormir com a medalha. Se há algo que nunca irei esquecer na vida é isto.»
 

Ler Mais
Comentários (5)

Últimas Notícias