Ana Peleteiro: «O público foi vergonhoso, muito triste»

Atletismo 08-10-2019 23:31
Por Redação

Em entrevista ao jornal Marca, Ana Peleteiro, atleta do triplo salto espanhola, falou sobre o machismo de que foi alvo e como o público não a agradou.

 

«O público tem sido vergonhoso, muito triste. Sinto muito, mas é um campeonato que foi decidido com o presidente anterior. Além disso, eles não percebiam nada de atletismo. Nós pedíamos palmas e eles não sabiam o que fazer.»

 

Além do público, as críticas estenderam-se à organização e à influência que a cultura teve e continua a ter no mundo desportivo: «É contraditório que no desporto as mulheres sejam tão defendidas e, de seguida, organizem uma competição num país como o Qatar. Eu não estava à vontade. Não é uma experiência a repetir. Um dia esqueci-me da minha credencial e só consegui entrar no estádio acompanhada por um polícia, além de ter ficado quase uma hora até me deixarem ir. Aconteceu o mesmo a um rapaz e tudo se resolveu mais facilmente, procuraram o nome dele na base de dados e deixaram-no entrar sem problemas. Naquele país não posso inspirar ninguém porque as mulheres que me veem não têm a possibilidade, por razões culturais, de fazer o que eu faço.»

 

Segundo conta o El confidencial, o caso de Peleteiro, não é o único. Uma outra atleta espanhola, Marta Pérez, queixou-se dos mesmos problemas que a compatriota.

Ler Mais
Comentários (5)

Últimas Notícias