Federação do Irão suspensa por pressionar judoca a perder

Judo 19-09-2019 18:10
Por Redação

A Federação Internacional de Judo (FIJ) decidiu suspender a federação do Irão de todas as competições depois de responsáveis daquele organismo e do próprio Governo do país terem pressionado um atleta a perder nos últimos Mundiais do Japão.

 

A denúncia foi feito pelo próprio judoca, Saeid Mollase, campeão do mundo em título em -81 kg, que assegurou ter sido pressionado a perder nas meias-finais e também no combate pelo terceiro lugar para, deste modo, evitar lutar na final ou partilhar o pódio com o israelita Sagi Muki, que acabaria por se sagrar campeão do mundo, em Tóquio.

 

«As alegadas ações são suficientemente sérias para considerar a aplicação de uma suspensão como medida de precaução. A comissão nota que ações semelhantes foram observadas no passado», refere o FIJ, vincando que existem «razões para acreditar que a federação iraniana persistirá com essas práticas».

 

Em comunicado, a federação do Irão, que poderá recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) no prazo de 21 dias, considerou a decisão «apressada e injusta».

Ler Mais
Comentários (2)

Últimas Notícias