«Cristiano não estava preparado para desistir da Seleção»

Seleção «Cristiano não estava preparado para desistir da Seleção»

SELEÇÃO31.05.202313:19

Roberto Martínez explicou como foi, após a nomeação para o cargo de selecionador nacional, a 9 de janeiro, o processo de decisão de manter Cristiano Ronaldo entre os elegíveis para representar Portugal, isto depois da polémica que marcou o Mundial do Catar.

«O ponto inicial era como tomar essa decisão. Nessa altura sabia que há muitos sentimentos numa seleção durante um Mundial. Eu próprio vivi isso com a Bélgica e houve muitas análises aos resultados após o torneio. Há sempre muito debate e muitas questões em torno dos momentos dos jogadores e das suas carreiras», começou por explicar em entrevista à rádio TalkSPORT, antes de explicar:

«Senti que seria impossível tomar uma decisão dessas num escritório. No futebol é importante que as decisões sejam tomadas num campo. Seis semanas depois de ter sido nomeado falei com todos os 26 jogadores que estavam na lista para o Catar. Fui às cinco principais Ligas europeias, à Arábia Saudita e estive em Portugal, e foi fascinante ver todos os jogadores e como eles desempenham diferentes papeis em balneários diferentes e em diferentes Ligas. Nessa altura tive a oportunidade de conhecer a pessoa por detrás do futebolista e, para mim, foi um momento esclarecedor.»

E prosseguiu, justificando a decisão relativa a Cristiano Ronaldo: «Conheci os todos os jogadores e percebi o que significa para eles jogar por Portugal e o ponto em que estão nas suas carreiras. Para Cristiano, ele não estava preparado para desistir da Seleção. Estava disponível e queria fazer parte do novo ciclo e foi muito fácil incluí-lo no estágio em março. Depois, tomas uma decisão relacionada com o futebol. Marcou quatro golos, foi um verdadeiro líder, um capitão, alguém que acrescenta uma experiência que mais nenhum jogador no mundo tem. É alguém que pode chegar às 200 internacionalizações e que precisa ser usado no balneário.»