Videojogos Os melhores jogos para a PS5 e para o PSVR2 – Top 10

VIDEOJOGOS10.03.202318:09

Para todos aqueles que finalmente tiveram acesso à Playstation 5, que já estão disponíveis nas lojas, e ao PSVR2 aqui ficam alguns dos melhores jogos que podem garantir:

God of War Ragnarök é um título indispensável para todos aqueles que têm uma Playstation 5. É a continuação do excelente God of War (2018), onde vamos prosseguir a vivenciar a história de Kratos e Atreus no mundo mitológico de Asgard e pelos seus nove reinos. Os jogadores vão encontrar alguns dos deuses mais temíveis e monstros de dimensões colossais em mundos de uma beleza indescritível. Todos os que conhecem esta ‘franchise’ vão encontrar a oportunidade de fazer parte de incríveis batalhas e utilizar todas as técnicas destrutivas de Kratos. Neste capítulo vamos também ficar a saber alguns segredos, que ficaram por contar.

Horizon Forbidden West é outro jogo que deve estar na lista de compras assim que garantir uma PS5. É mundo pós-apocalíptico dominado por dinossauros mecânicos, de todos os tamanhos e feitios, criados pelo estúdio Guerrilla Games. Têm uma beleza que só vendo é possível acreditar. Este é o segundo capítulo desta saga, onde vamos voltar a vestir a pele de Aloy e a sua busca por respostas. Algo está a destruir este mundo, possivelmente ligada a uma tecnologia do passado, que está a contaminar o presente e que pode colocar em risco todos.  

Gran Turismo está de volta com o sétimo capítulo e a principal novidade face ao anterior e o regresso do modo história, onde o jogador vai ter diversas missões para fazer, vai desbloqueando carros e criando a sua própria coleção de máquina do passado, presente e algumas muito futurísticas. O modo online prossegue presente e tem todo o tipo de corridas. A personalização dos veículos é ainda mais profunda, variada e acessível do que nos anteriores capítulos. Temos a possibilidade de tirar fotográficas aos nosso superdesportivos em inúmeros locais e depois partilhar. Traz centenas de escolhas, que podemos comprar no stand virtual ou mais barato em segunda mão. As possibilidades são imensas e o jogo prossegue a receber updates, com carros e pistas, gratuitos.

Em The Last of Us Parte 1 temos a possibilidade de voltar jogar um dos maiores clássicos da Sony, que saiu pela primeira vez na Playstation 3, mas agora regressa com gráficos melhorados e animações mais realistas. Este jogo também tira partido do comando dualsense da Playstation 5. Vamos ter a oportunidade de conhecer a história de Joel e Ellie num mundo devastado por uma pandemia e onde a raça humana foi levada aos limites para sobreviver. O jogador vai ter a hipótese de explorar diferentes ambientes, ver como ficou o mundo após ter sido afetado por uma pandemia, terá de lutar para conseguir seguir em frente e não será apenas contra os humanos que foram contaminados por um fungo. Para fazer frente a tudo e todos irá encontrando armas, que pode evoluir com o passar do tempo. 

Rachet & Clank: Uma Dimensão à Parte é um jogo de plataformas que na Playstation 5 parece um filme da Pixar. A qualidade gráfica, as animações, que chegam aos detalhes do pelo de Ratchet, o humor, e a história fazem com que seja mais um título indispensável para todas as idades. Aqui vamos encontrar novamente o eterno vilão Nefarius e a sua incessante luta pela conquista do universo. Surgem novas personagens como, por exemplo, Rivet, que é versão feminina de Ratchet noutra dimensão. Este jogo mostra as capacidades gráficas da PS5 ao conseguirmos saltar, num piscar de olhos, para outro mundo completamente diferente.

Astro’s PlayRoom é uma pequena pérola que vem gratuitamente com a Playstation 5. É um jogo de plataformas para os mais novos e para os mais graúdos, porque ao explorarmos o mundo vamos desbloqueando toda a história da Playstation. Desde a primeira consola até agora. Depois podemos visitar o museu com tudo aquilo que já desbloqueamos, normalmente são coisas que estão escondidas e que peça da história.

Este jogo também é perfeito para demonstrar a evolução do comando, nomeadamente o Duelsense Edge, que é uma evolução do Duelsense. Tem dois botões extra na parte inferior, um slider para mexer o mecanismo do analógico, suporte no comando para dois paddles. Este é um comando profissional, algo que a Sony nunca tinha feito. Este comando também consegue guardar até três perfis e podes escolher a sensibilidade de cada analógico. É possível também trocar várias peças, como o mecanismo do analógico. O Duelsense Edge traz também uma bolsa.

A Sony lançou em fevereiro o PSVR2, que é a segunda experiência da realidade virtual criada pelo gigante nipónico. Estamos a falar de uma enorme evolução face ao primeiro em todos os aspetos. É extremamente fácil ligar o PSVR2, os menus são intuitivos e só tem um cabo para ligar à PS5. É incrivelmente simples. Depois, tem um visor Oled, que reproduz as imagens ao mais alto nível. Traz dois comandos criados para a realidade virtual e de fácil utilização. Traz inúmeras tecnologias integradas, na forma como mapeia a tua sala para definires a área de jogo, tem renderização foveated, que aumenta a definição daquilo que estamos a olhar diretamente e diminui o que não estamos a ver, tem um botão no capacete que permite ver o que está ao teu redor sem ter de tirar o capacete.

Horizon Call of the Mountain é possivelmente uma escolha perfeita para experimentar o PSVR. Estar no mundo pós-apocalíptico e rodeado por dinossauros gigantes robóticos é absolutamente espectacular. Ver um dinossauro pescoço alto passar por cima de ti é difícil de descrever a sensação ou ver uma espécie de crocodilo vir na tua direção! Escalar montanhas, interagir com os cenários, disparar flechas. Estamos realmente na selva.

Gran Turismo 7 na versão VR é o passo obrigatório para todos aqueles que gostam de conduzir. Uma coisa é estar a olhar para a televisão e outra é estar realmente dentro do carro. É incrível e completamente diferente. O jogador estar dentro do veículo escolhido a conduzir, tal como acontece na realidade. Os interiores de cada veículo estão totalmente detalhados. A própria jogabilidade é muito diferente da outra versão, porque agora os ângulos na entrada nas curvas e na saídas, nas subidas e descidas são totalmente diferentes. É mais próximo de conduzir e depois de jogarem a versão VR é muito complicado regressar…

Jogar Resident Evil Village com PSVR2 é como deve ser jogado. É realmente muito mais assustador. O som agora tem um papel mais importante e estamos sempre em sobressalto. Aquilo que estamos a olhar é o que vemos. É outro tipo de imersão. A Capcom fez um excelente trabalho e deu uma nova vida a um título de qualidade, mas agora atingiu outro nível.

Star Wars: Tales from the Galaxy’s Edge – Enhanced Edition VR é obrigatório para todos aqueles que gostam do universo do Star Wars. Nós agora vamos ter a oportunidade de o viver. Somos transportados para uma galáxia longínqua e começamos numa velha e suja nave. Vamos encontrar os conhecidos droids e podemos andar atrás deles, porque estamos lá. Esse é o principal aspeto. Estamos no jogo e não a ver de fora. É complicado de explicar. Durante o jogo vamos ter muitas aventuras e encontrar velhos conhecidos desta saga.

Para ter acesso ao mundo online é essencial ter uma das diferentes subscrições do PS Plus:

PlayStation Plus Essential: inclui dois jogos a transferir por mês sem custos adicionais; descontos exclusivos na PlayStation Store; armazenamento na nuvem para as gravações de jogos e acesso ao modo multijogador online.

PlayStation Plus Extra: inclui as mesmas vantagens do nível PlayStation Plus Essential e ainda um catálogo até 400 dos melhores títulos para a PlayStation 4 e para a PlayStation 5, contando os grandes êxitos dos PlayStation Studios e outras grandes editoras. Neste nível, os jogos são transferíveis.

PlayStation Plus Premium: inclui as mesmas vantagens dos níveis PlayStation Plus Essential e PlayStation Plus Extra e ainda mais 340 jogos incluindo títulos PS3, disponíveis em streaming na nuvem, um catálogo de clássicos populares da PlayStation original, PS2 e PSP, disponíveis para jogar em streaming ou por transferência. A transmissão em streaming dos jogos da PlayStation original, PS2, PSP e PS4 que está incluída nos níveis PlayStation Plus Extra e PlayStation Plus Premium está disponível nos mercados em que o PlayStation Now está disponível atualmente. Os jogadores podem aceder à transmissão em streaming a partir das consolas PS4 e PS5 ou PC. Este nível inclui também acesso a jogos por tempo limitado, de forma a que os jogadores possam experimentar alguns títulos antes de comprá-los.