Real é campeão do Mundo! (veja os oito golos)

Mundial de Clubes Real é campeão do Mundo! (veja os oito golos)

INTERNACIONAL11.02.202321:10

O campeão espanhol e europeu, Real Madrid sagrou-se na noite deste sábado campeão mundial de clubes (sucede ao Chelsea, de Inglaterra), ao vencer na final da prova da FIFA, realizada no Estádio Moulay Abdullah, em Rabat (Marrocos), e arbitrada pelo inglês Anthony Taylor, o Al Hilal, campeão da Arábia Saudita e da Ásia, por 5-3, na final da prova com mais golos nos atuais moldes, e em que três jogadores bisaram: o uruguaio Federico Valverde e o brasileiro Vinicíus Júnior, pelos ‘merengues’, e o argentino Luciano Vietto (ex-Sporting) pelos sauditas.

Uma vitória que assinala o 24.º título de Carlos Ancelotti como treinador, e o seu 37.º da carreira, se somarmos os que o italiano conquistou como jogador nos relvados, num jogo louco, sempre aberto e disputado a ritmo frenético, com vencedor indiscutível devido à permeabilidade defensiva dos asiáticos e cínica finalização dos europeus.

Vini Júnior, assistido por Valverde, fez o 1-0 aos 13’, e cinco minutos decorridos (18’) o mesmo Valverde, num pontapé de ressaca, ampliou para 2-0, antes de o maliano Moussa Marega (ex-Marítimo, V. Guimarães e FC Porto) atenuar para 2-1, aos 26’, resultado com o qual se chegou ao intervalo.

O sinal mais dos madrilenos continuou numa também louca e eletrizante segunda metade, em que Karim Benzema ampliou para 3-1 aos 54’ para o Real Madrid, servido de ‘trivela’ por Vinícius Júnior. E tudo parecia resolvido aos 58’, quando Carvajal assistiu para o ‘bis’ de Valverde (4-1).

Todavia, mais cindo minutos decorridos, e Abdulhamid a desmarcar bem Vietto na direita, para o 4-2 (63’). Um susto que, numa toada de parada e resposta, teve sequela… no 5-2 para os madrilenos, o ‘bis’, também, de Vinícius Júnior, após toque de Ceballos (69’).

As contas do jogo ficaram fechadas aos 79’, com o brasileiro Michael a servir Luciano Vietto para o ex-Sporting rodar e atirar para a rede deserta, assinando o 5-2 numa noite em que o Real Madrid teve o condão de tornar tudo fácil.

É a oitava vitória do Real Madrid na prova – somando os triunfos na antiga Taça Intercontinental, que juntava apenas os campeões de Europa e América do Sul – e a quinta nos atuais moldes de Campeonato do Mundo, sob a égide da FIFA… e não oferece discussão, como o espelham os números finais, ante um Al Hilal onde o peruano André Carrillo (ex-Sporting e ex-Benfica) também foi titular.

Veja alguns dos golos da partida nos ‘tweets’ em anexo, e recorde as incidências de um jogo louco em Rabat: