Benfica derrota Maia em jornada antecipada

ANDEBOL 18-05-22 9:8
Por Miguel Candeias

Em partida antecipada da 29.ª jornada, o Benfica derrotou, com grande tranquilidade, o Maia por 37-22 (20-12 ao intervalo) e passou a liderar a classificação do Andebol1 com os mesmos pontos do que o FC Porto (79), mas mais um jogo. Tal como acontece com o Sporting (3.º, 76 pts), o que mantém no ar a expectativa para o próximo sábado, quando as águias visitarem a Dragão Arena.

Se nos primeiros minutos os nortenhos ainda equilibraram o encontro, sobretudo devido à ação do seu guarda-redes Diogo Ribeiro, seis minutos sem marcaram e um parcial de 3-0 abriram o primeiro fosso (7-3) que depois se foi mantendo até a um máximo e 9 golos (17-8), após nova sequência de 3-0 (17-8) em que os lisboetas aproveitaram sempre que podiam para finalizar em contra-ataque.

E quando assim não era, ou através dos seis pivots na zona central, Petar Djordjic (8) garantia que o placard funcionava ao registar 5 dos seus 6 tentos na 1.ª parte através na marcação de 7 metros.

No 2.º tempo e depois dos anfitriões terem ampliado a diferença até aos 10 em duas ocasiões (22-12, 26-16), o Maia, com destaque para Hugo Rosário (4), João Carvalho (3) e Tomás Barbosa, anda reduziu a diferença a 7 (27-20), mas os derradeiros 13 minutos da partida foram de total domínio do Benfica, que realizou o último jogo da época na Luz, muitas vezes em vantagem numérica devido a castigos do adversários e quase sempre em superioridade física graças à rotação do banco, mas sem que isso tenha verdadeiramente ajudado a que o nível de andebol praticado neste minutos finais tenha sido melhor.