«Vamos à Europa», garante treinador do Sporting

BASQUETEBOL 03-06-20 10:16
Por Miguel Candeias

Após, nos últimos anos, Benfica e FC Porto terem sido os representantes do basquetebol português nas competições europeias, primeiro na EuroChallenge e depois na FIBA Europe Cup, na próxima temporada é o Sporting que tem intenção de apostar nas provas além-fronteiras. «Neste momento, do que tenho conhecimento, é que essa situação está prevista. Representarmos Portugal e o Sporting nas competições europeias. O orçamento foi planeado a contar com isso», avançou o treinador Luís Magalhães a A BOLA, ao ser questionado sobre a hipótese do regresso dos leões ao basquetebol europeu depois de, após ausência de 24 anos, em 2019/20 terem voltado ao escalão máximo masculino da modalidade e liderarem a Liga Placard (21 v-1 d) quando foi interrompida a 11 de março, antes da 23.ª jornada, devido à pandemia do Covid-19.

E isso obrigará a ter uma equipa melhor do que aquela com que contava esta temporada ou pelo menos procurará manter o nível do plantel? «Se conseguirmos manter o mesmo nível já será bom», responde, para de imediato completar: «Mas se melhorarmos numa ou outra posição será ainda melhor. No entanto, penso que será possível elevar a qualidade, pois jogámos praticamente toda a época com menos um americano. Espero que agora não haja nenhum azar e consigamos ter a equipa completa a representar o Sporting o melhor que pode e sabe.»

E o que é que as competições europeias podem trazer ao grupo para o clube querer apostar nelas? «Vai ser mais um desafio e motivação extras. E os jogadores vão poder disputar mais encontros, o que, certamente, dará maior rodagem. Mas com certeza que não iremos entrar apenas para jogar, mas também para tentar vencer jogos e procurar passar uma ou outra fase. O objetivo será ir o mais longe possível», responde o técnico.É um pouco o que referiu ao longo desta temporada, que se treinava muito durante a semana para se jogar apenas uma vez? «Exatamente! É para se jogar sempre mais e mais», concluiu Magalhães.

Note-se que as inscrições para as competições europeias da FIBA encerram já sexta-feira sendo que, neste momento, ainda não há qualquer equipa portuguesa inscrita. A avançarem, os leões deverão disputar a pré-eliminatória da Basket Champions League.

Com a presença nacional na Europa, na última década, marcada por interregnos, o Benfica é o clube que há mais anos, seis consecutivos, faz tal aposta. Primeiro na EuroChallenge (2014/15) e desde então na Europe Cup. Na presente temporada, depois de ter disputado a pré-eliminatória da Champions Legue, onde foi eliminado, na segunda ronda, pelos montenegrinos do Mornar Bar, os encarnados viriam a realizar uma boa prestação na Europe Cup. Apesar de terem ficado privados de vários elementos fulcrais devido a lesões, só ficaram de fora do play-off na derradeira partida da fase de grupos, ao perderem na Dinamarca ante o Bakken Bears.

O FC Porto competiu na Europa entre 2015/16 e 2018/19, mas esta temporada já ficara cingido às competições nacionais.