Comité Olímpico de Moçambique conta ter 10 atletas em Tóquio

MOÇAMBIQUE 21-05-20 1:22
Por Álvaro da Costa, Maputo

Até ao momento, Moçambique já conta com cinco atletas qualificados para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2021, mas é desejo do Comité Olímpico nacional (COM) ver o país representado com 10 atletas.

Para tal, o COM vai apostar tudo na preparação dos atletas das modalidades de vólei de praia, atletismo, natação, boxe, taekwondo e karaté, modalidades que ainda estão na rota do apuramento para o megaevento desportivo.

«Esperamos qualificar para os Jogos Olímpicos mais cinco atletas, para termos um total de 10 na competição. Para tal vamos criar condições para que essas modalidades possam participar nos torneios pré-olímpicos e garantir a qualificação» disse o presidente do COM, Aníbal Manave.

De salientar que na passada sexta-feira, o presidente da República, Filipe Nyusi, autorizou o regresso dos atletas ‘olímpicos’ aos treinos, mas sob medidas de prevenção, que compreendem, entre outras restrições, treinos individuais.

Moçambique conta só com atletas do sexo feminino apurados, a saber: Deisy Nhaquile, Maria Machava e Denise Parruque na vela e Rady Gramane e Alcinda Panguane no boxe.