Snooker Pagett bate Muir (4-2) e joga final do Europeu em Albufeira

SNOOKER19.03.202016:50

O galês Andrew Pagett, de 37 anos é finalista dos ESC Online Campeonatos Europeus de Snooker, que esta quinta-feira acabam em Albufeira, após vencer por 4-2 na tarde desta quinta-feira o escocês Ross Muir, de 24 anos, na segunda meia-final da prova a jogar-se no Salgados Palace Hotel.

O ‘feiticeiro de Gales’ (‘The Welsh Wizard’), já profissional por três vezes (2008/2009, 2010 a 2012 e de 2013 a 2015) está a uma vitória de reclamar a nomeação da European Billiards and Snooker Association (EBSA) à World Snooker para voltar a jogar o ‘main tour’ e regressar ao profissionalismo por duas épocas mais.

Na final da prova portuguesa, inicialmente marcada para as 16 horas, o galês, um dos maiores favoritos apontados inicialmente - a par dos ingleses Rory McLeod e Sanderson Lam, que cedo ficaram pelo caminho na fase a eliminar -, irá defrontar a surpresa da prova, o finlandês Heikki Niva, de 27 anos, que bateu o belga Kevin Hanssens por 4-3 na primeira meia-final, jogada nos Salgados durante a manhã.

Para Portugal, o prestígio e honra de ter o lacobrigense André Santos, de 27 anos, a dirigir o jogo mais apetecido dos 13 dias de competição em Albufeira. O algarvio será auxiliado pelo sérvio Igor Miskovic (marcador de pontos).

O duelo decisivo destes ESC Online Campeonatos Europeus de Snooker vai jogar-se ao início da noite desta quinta-feira à melhor de 9 parciais: o primeiro a vencer cinco (de 5-0 a possíveis 5-4) sucede ao polaco Kacper Filipiak, vencedor em 2019, como campeão europeu na prova organizada pela European Billiards and Snooker Association e pela Federação Portuguesa de Bilhar.

Meias-finais do Europeu, esta quinta-feira (apurados a negro)

Heikki Niva (Fin)-Kevin Hanssens (Bel), 4-3

Ross Muir (Esc)-Andrew Pagett (Gal), 2-4

Final do Europeu, esta quinta-feira:

Heikki Niva (Fin)-Andrew Pagett (Gal) 17.30 horas