Cristiano Ronaldo, 1000 jogos - Eco triunfante do super campeão (artigo de José Neto, 97)

Espaço Universidade Cristiano Ronaldo, 1000 jogos - Eco triunfante do super campeão (artigo de José Neto, 97)

ESPAÇO UNIVERSIDADE24.02.202022:52

35 anos de idade com 18 anos a jogar ao mais alto nível; a conquista de 5 bolas de ouro; 4 botas de ouro; 3 vezes considerado o melhor do mundo; o melhor marcador de sempre na Liga dos Campeões e nas provas europeias; o melhor marcador de sempre duma seleção europeia, etc … etc …etc… isto é obra!...
 

O rendimento ótimo apresenta por vezes inconsequências, obstáculos, incertezas, conflitos que se verificam pelas diferenças participativas entre treinos e competições. Por vezes existem participações excelentes nos treinos com performances verdadeiramente chocantes nas competições realizadas. Outras vezes existem participações sofríveis, sujeitas à correção pela substituição num jogo, e no jogo seguinte se transferem num eco de absoluto aplauso, pela participação duma excelência exercida.
 

Constatou-se num determinado momento a substituição de Cristiano Ronaldo e logo o acusatório do dedo em riste pelo descrédito anunciado, por azedas provocações de quem de forma atrevida, talvez pelo desconhecimento (ou outras coisas menores), não resistiram ao espelho da sua própria ignorância, apregoando gemidos que as circunstâncias obrigavam, visando como toque a finados, o princípio da queda do jogador.
 

No entanto, muito se enganaram e na passagem do tempo, o Campeão dos Campeões voltou a cultivar o traço da sua verdadeira identidade renascendo, e pela inteligência e arte nos continuou a brindar com a exploração em raça, a fabricar os caudais para a obtenção do sucesso.
 

Todos conhecem a capacidade de empenhamento pela causa da conquista do seu estado de forma, quer no absoluto estado de dedicação e desempenho nos treinos (quantas vezes o primeiro a chegar e o último a sair) e no seu próprio habitat, onde a multiplicidade de equipamentos lhe asseguram um complemento trabalho específico “de casa”, quando para tal se torna necessário.
 

Para Cristiano Ronaldo os atalhos do facilitismo são desconhecidos, a palavra problema vê-se quase sempre omitida e surge bem enfatizado na sua “conta corrente”, o termo desafio!... Ele é capaz de transportar na alma as pegadas da experiência vivida e no rosto o certificado do verdadeiro exemplo dum ganhador!...  
 

Eu creio que para além dos processos implacáveis da gestão do tempo de treino físico atlético e funcional, eu creio, dizia, que o impacto com o núcleo familiar e o prazer, a alegria e felicidade de a viver, existe um sentimento de robusta intimidade. Porque um corpo fisicamente em forma mas descrente nos objetivos de conquista é insuficiente para se pronunciar como sucesso.
 

 E quem estiver atento à sua dinâmica interventiva, verificará que por detrás dessa consciência ancorada dum estado de felicidade, existe uma profunda energia capaz de produzir relações de elevada estabilidade emocional.
 

Creio mesmo que essa fonte inesgotável de energia envolta num estado de crença, ou força motriz de intencionalidade operante (Norman Cousins), faz aproximar o conteúdo dum profundo desejo para o arco da sua experiência pessoal, capaz de fazer emergir um sistema imunitário mais resistente e duradouro para o sucesso alcançado.
 

Da vida para o treino … do treino para o rendimento … do rendimento para o resultado … do resultado para o sucesso – um caminho de luz onde a razão se rejubila com o aplauso.
 

1000 jogos – eco triunfante do super campeão!...

BEM HAJAS CRISTIANO … PARABÉNS …CONTIGO, VIVA PORTUGAL!...

José Neto: Metodólogo de Treino Desportivo; Mestre em Psicologia Desportiva, Doutorado em Ciências do Desporto; Formador de Treinadores F.P.F./U.E.F.A.; Docente Universitário.