João Moutinho explica mudança do Sporting para os Estados Unidos

ESTADOS UNIDOS 10-06-19 11:35
Por Redação

Aos 21 anos, João Moutinho é o atual titular do lado esquerdo da defesa de Orlando City. Numa entrevista à versão norte-americana da Marca, o jovem lisboeta explicou a opção pouco ortodoxa de procurar carreira de futebolista nos Estados Unidos da América.

«Quando ainda jogava no Sporting falaram-me de uma empresa que ajudava desportistas europeus a conseguir bolsas de estudo em universidades norte-americanas. Quando percebi que o Sporting não me ia oferecer um contrato profissional, acabei por entrar em contato com eles. Tinha como objetivo conseguir formar-me enquanto jogador e pessoa, e foi isso que aconteceu. Conseguiram-me colocar em Akron, uma das melhores a nível de futebol, e concluiu lá a minha formação», começou por explicar.

João Moutinho assumiu mesmo que a adaptação não foi tão complicada como estava à espera.

«Não foi nada complicado adaptar-me ao ambiente universitário que se vive em Akron. E em termos de futebol era muito parecido ao que fazíamos na formação do Sporting: posse, passes curtos e muito caudal ofensivo. Por isso correu tudo bem», concluiu.

No Sporting desde os 10 anos, João Moutinho mudou-se para os Akron Zips em 2017, onde impressionou e foi a primeira seleção dos Los Angeles FC no Draft de 2018. Após 14 jogos na equipa californiana, mudou-se esta temporada para os Orlando City onde leva 12 partidas.