A BOLA é uma publicação periódica, informativa e especializada em desporto e tem como orientação fundamental a de dar ao desporto uma dimensão estimulante e fecunda.

A BOLA não se limita a ter do desporto uma visão meramente competitiva e económica, considerando, também, a sua função libertadora do homem em si mesmo e na comunidade a que pertence.

Os objectivos de A BOLA são, pois, os de, formando e informando, dar ao público, com toda a independência e isenção, a voz de uma consciência nova que reflicta a democratização do desporto, a sua acessibilidade a todos, o seu ordenamento para o todo social e que faça o espectáculo salutar da sua prática e não a prática duvidosa do seu espectáculo.

Cingindo-nos, pois, à tarefa que decorre desta orientação e destes propósitos, e sem perder de vista a especificidade predominantemente desportiva, tomamos o compromisso de, à margem de fins exclusivamente comerciais, respeitar os princípios deontológicos da imprensa e a ética profissional, prezar a boa fé dos leitores com a autenticidade e a verdade da nossa informação.