Sérgio Conceição ataca o recorde de John Mortimore no Benfica

FC Porto 30-03-2022 09:31
Por Paulo Pinto

Com o objetivo declarado de recuperar o título nacional, o FC Porto de Sérgio Conceição tem habituado os adeptos a pulverizar recordes nacionais e internacionais num reinado que dura há cinco temporadas. E à vista está uma marca importante na história dos campeonatos, pois caso os dragões vençam ou empatem frente ao Santa Clara, na próxima segunda-feira à noite, no Estádio do Dragão, igualam o melhor registo de uma equipa portuguesa em jogos consecutivos sem perder na prova principal do calendário português.


O feito ainda pertence ao Benfica de John Mortimore, que na década de 70 esteve nada mais nada menos do que 56 (!) partidas seguidas sem perder no campeonato, fasquia que está agora a apenas um jogo de distância dos azuis e brancos, que podem fazer história na próxima jornada da Liga.


A última derrota da equipa orientada por Sérgio Conceição ocorreu na sexta jornada da época passada, em Paços de Ferreira. O jogo, que o treinador considerou ter sido o pior da sua carreira, pendeu para o lado dos castores, que bateram o favorito FC Porto por 3-2, curiosamente com dois golos dos agora portistas Bruno Costa, alcançado de penálti, e de Eustaquio.


O Benfica, recordista dos anos 70, no qual pontificavam nomes como Bento, Toni, Humberto Coelho, Bastos Lopes, Pietra, Chalana e Vítor Batista, entre outros, esteve uma maratona de dias - mais precisamente 673 (do dia 24 de outubro de 1976 a 28 de agosto de 1978 - sem conhecer o sabor amargo da derrota no principal escalão do calendário luso e quem terminou com a longa invencibilidade dos homens da Luz foi precisamente o FC Porto, na segunda jornada da época 1978/1979.

 

Neste trajeto impressionante levado a cabo pela formação de Sérgio Conceição há a registar um desempenho meritório de 44 vitórias e onze empates - sete referentes à época passada e quatro na atual, com Sporting (duas vezes), Marítimo e Gil Vicente.

 

Leia mais na edição impressa ou na edição digital de A BOLA

Ler Mais
Comentários (14)

Últimas Notícias