Presidente da República na cimeira Rússia-África

Moçambique 22-10-2019 14:10
Por Alexandre Zandamela, Maputo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, encontra-se, desde esta terça-feira, na cidade russa de Sochi, para participar no Fórum Económico Rússia-África.

 

À margem da cimeira, o Chefe do Estado moçambicano deverá reunir-se com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, no segundo encontro entre si em dois meses, depois de se terem reunido em Agosto passado, aquando da visita de Estado realizada por Nyusi a Moscovo.

 

Igualmente, espera-se que Filipe Nyusi mantenha encontros bilaterais com outros líderes africanos presentes na cimeira, mas também com homens de negócios russos, com especial interesse em Moçambique.

 

A cimeira de Sochi deverá debruçar-se sobre três temas principais, designadamente a manutenção da paz em África, a segurança e o desenvolvimento, pois a Rússia pretende ter um papel mais activo no continente.

 

A propósito desta visita, o Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto de Sousa Fernando, disse que o Governo moçambicano tem interesse em incrementar a cooperação na pesquisa e exploração do gás natural, onde a Rússia tem a sua maior empresa do sector envolvido em pesquisas na Bacia de Angoche e no Delta do Zambeze.

 

Por outro lado, Moçambique quer a experiência russa para concluir o processo de certificação Kimberley, para que se possa vender os diamantes a serem explorados no país, concretamente na Província de Gaza, no mercado internacional.

Igualmente, há empresas russas interessadas em construir três centrais termoeléctricas em Cuamba e Nacala, que vão funcionar a carvão mineral, e linhas de transporte de energia para Angoche e Salamanga.

 

Nesta deslocação, o Presidente Filipe Nyusi faz-se acompanhar pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco; Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita; Vice-Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Augusto Fernando; Embaixador de Moçambique junto à Federação Russa, Mário Ngwenya; quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.

 

Ler Mais

Últimas Notícias