«Geny Catamo está numa das melhores escolas do mundo», Chiquinho Conde

Moçambique 17-09-2019 13:50
Por Álvaro da Costa, Maputo

O avançado dos juniores do Sporting, Geny Catamo, autor do segundo golo dos Mambas no triunfo por 2-0 sobre as Maurícias, que resultou na qualificação para a fase de grupos de qualificação para o Mundial-Qatar 2022, mereceu elogios da parte do antigo capitão da equipa moçambicana, Chiquinho Conde, que na temporada 1994-95 teve também uma passagem pelos leões.

 

Para Chiquinho Conde, a nova estrela do futebol moçambicano, está nas melhores escolas de futebol do mundo, um bom ponto de partida para este progredir na carreira.

 

«O Geny está numa das melhores escolas e pode-se considerar um jogador de sorte. Deve tirar proveito dessa oportunidade. Acredito que com o talento já demonstrado pode continuar a evoluir como jogador e atingir níveis bem mais altos», disse o antigo futebolista, agora treinador dos Sub-23 do Vitória de Setúbal, clube onde fez furor na temporada 1992-93 e 93-94 com muitos golos marcados, fazendo parelha com o nigeriano Yekini.

 

Chiquinho Conde afirma que seguiu com atenção a exibição de Geny Catamo nos Mambas diante das Maurícias e fez uma avaliação positiva. «Penso que foi melhorando de rendimento ao longo de jogo. Era o jogo de estreia, e como é natural, demorou a entrar, mas foi ganhando confiança e terminou o jogo num bom nível», comentou.

 

Chiquinho deixou ainda palavra de apreço ao selecionador português, Luís Gonçalves, pela oportunidade e coragem depositada no jovem leonino. Sublinhe-se que o Luís Gonçalves confiou em Geny Catamo para marcar o penálti aos 76 minutos, numa altura em que Moçambique ganhava, por 1-0, mas não tinha a eliminatória resolvida.

 

Geny Cipriano Catamo, de nome completo, fez 18 anos a 26 de janeiro e cumpre a primeira época de duas que tem com o Sporting, após uma passagem pelo Amora FC do Campeonato de Portugal.  

 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias