Sensacional golo à... Quaresma dá saborosa vitória do Maxaquene

Moçambola 18-05-2019 18:47
Por Alexandre Zandamela, Maputo

Os nostálgicos imediatamente rotularam o sensacional tento de Jorge de golo à... Quaresma. Na verdade, a célebre trivela do internacional português interpretou-se a papel químico na saborosa vitória do Maxaquene sobre o Clube do Chibuto por 1-0, em desafio realizado este sábado, no campo da Afrin, para a quinta jornada do Campeonato Moçambicano de Futebol 1ª Divisão.

 

Vinha sendo um jogo repartido, bastante corrido e com oportunidades de golo para ambos os contendores, até que, aos 72 minutos, o jovem da equipa júnior tricolor decidiu brindar o público com um golo espectacular. Um remate indefensável, de fora da área, com o esférico a embater primeiro na base superior da barra transversal e depois se anichar no fundo das malhas.

 

Foi uma grande festa os adeptos do Maxaquene, que, no entanto, na etapa final do desafio não conseguiam esconder a sua incerteza quanto ao desfecho do jogo, pois o Chibuto mudou de uma postura defensiva para uma figura iminentemente atacante, só que a ineficácia dos seus avançados acabou por deitar tudo abaixo.

 

A quinta jornada do Moçambola teve início na noite de sexta-feira, no Estádio Nacional do Zimpeto. O Ferroviário de Maputo voltou a espantar o espectro de crise, ao derrotar o ora promovido Desportivo de Maputo por uma bola sem resposta, com o tento solitário da partida a pertencer ao camaronês Uche.

 

Entretanto, este domingo, pode ser de um verdadeiro dilema para a Liga Desportiva de Maputo, na sua recepção à União Desportiva do Songo.

 

A formação treinada pelo português Nilton Terroso, na 11ª posição da tabela classificativa com apenas cinco pontos – está a cinco do Costa do Sol, do também lusitano Horácio Gonçalves e a quatro do campeão Songo – em caso de derrota, cai impiedosamente para a zona da despromoção, daí a imperiosidade de triunfo ante o visitante da província de Tete.

 

Ainda no domingo, destaque também para o “derby” de Nacala, entre Ferroviário e Desportivo, que, curiosamente, em vez de se realizar na Bela Vista, na cidade de ambos os conjuntos, terá lugar no Estádio 25 de Junho, em Nampula, portanto, a cerca de 200 quilómetros do calor que teriam dos seus adeptos.

 

O líder Costa do Sol tem uma deslocação difícil ao canavial de Xinavane. Pela frente terá o Incomáti, que nesta fase inicial do Moçambola está a surpreender tudo e todos. Os açucareiros seguem na terceira posição e, no seu campo, já lograram derrotar os candidatos Ferroviário da Beira e Ferroviário de Maputo.

 

Resultados da 5ª jornada:

 

SEXTA-FEIRA

Desportivo de Maputo-Ferroviário de Maputo                     0-1

 

SÁBADO

Maxaquene-Clube do Chibuto                                              1-0

 

DOMINGO

Liga Desportiva do Maputo-UD Songo

Incomáti de Xinavane-Costa do Sol

Ferroviário de Nacala-Desportivo de Nacala

Baía de Pemba-Têxtil do Púnguè

Textáfrica do Chimoio-Ferroviário de Nampula

 

 

O FUTURO COM O NOSSO PASSADO


Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo de qualidade que se faz da grande história, da investigação e da grande reportagem – nós temos esse jornalismo (o jornalismo que fez com que se falasse de A BOLA como a Bíblia) para lhe continuar a dar.

Porque A BOLA não quer que o jornalismo deixe de ser o jornalismo do texto criativo e sedutor e da opinião acutilante que não se faz de cócoras ou de mão estendida – nós temos esse jornalismo para lhe continuar a dar…

… e para nos ajudar a manter e a melhorar esse jornalismo sério e independente com o timbre de A BOLA,

Junte-se a nós nesse novo desafio ao futuro, tornando-se nosso assinante.

ASSINE AQUI

A Edição Digital de A Bola

Ler Mais

Últimas Notícias