Cooperação portuguesa reforçada através de visita de governante ao país

Cabo Verde 12-01-2019 14:29
Por Lusa

A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal inicia segunda-feira uma visita a três ilhas de Cabo Verde, durante a qual vai reforçar a cooperação em áreas como a saúde, educação, cultura e comunicação social.

 

De acordo com o programa da visita de Teresa Ribeiro, um encontro na segunda-feira com o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, na cidade da Praia, marcará o arranque dos trabalhos.

 

No mesmo dia e ainda na ilha de Santiago, a secretária de Estado vai encontrar-se com o ministro da Saúde, com quem irá homologar o protocolo tripartido de cooperação para a “Execução do Centro de Hemodiálise no Hospital Dr. Baptista de Sousa em São Vicente”.

 

Este novo centro, a construir no Hospital Dr. Batista de Sousa, no Mindelo, visa responder às necessidades da prestação deste tipo de tratamento aos doentes oriundos das ilhas do barlavento, que atualmente constituem cerca de 40% da totalidade dos doentes em tratamento no centro na cidade da Praia, ilha de Santiago.

 

Para esta construção, a cooperação portuguesa disponibiliza um montante de 480 mil euros.

Teresa Ribeiro visita depois o centro de hemodiálise no Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia, o qual é cofinanciado pela cooperação portuguesa.

 

Este centro começou a funcionar plenamente em 2014 e quatro anos depois atingiu o ponto de rutura no acolhimento de doentes, tratando atualmente 140.

Ler Mais

Últimas Notícias

Mundos