O ciclone tropical “Eloise” poderá atingir a costa moçambicana no próximo fim-de-semana, afetando as províncias de Sofala, Inhambane e Gaza.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) indica que a tempestade tropical moderada Eloise deverá evoluir para ciclone esta quinta-feira, ao entrar no canal de Moçambique.
Esta quarta-feira o sistema atingiu a categoria de tempestade severa sobre Madagáscar. O INAM continua a monitorar o fenómeno e apela à população para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades competentes.
Por seu turno o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) nas três províncias acaba de ativar o Comité Operativo de Emergência (COE) para responder a uma eventual manifestação do ciclone Eloise.
O INAM tem estado a apresentar projeções e indicam que a tempestade poderá evoluir até atingir o estágio de ciclone tropical no canal de Moçambique, podendo o epicentro atingir as províncias meridionais as três províncias já citadas.
O COE, órgão criado para atender a eventos extremos tem estado atento apelando a população das zonas que provavelmente serão afetados a se retirarem. Os setores da saúde, educação e Polícia, já estão em prontidão.
Recorda-se que em menos de 15 dias Moçambique foi assolado por um outro ciclone denominado Chalane.