Thierry Neuville é o primeiro líder após superespecial
Fotografia Hyunday

Thierry Neuville é o primeiro líder após superespecial

AUTOMOBILISMO09.05.202422:00

Belga foi o mais rápido na Figueira da Foz num primeiro dia marcado por muitas critícas dos pilotos do Mundial pelo desgaste provocado nos pneus utilizados no asfalto e que amanhã terão de ser usados numa etapa em terra.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) é o primeiro líder da 57.ª edição do Rali de Portugal, quinta ronda do Mundial (WRC), que arrancou esta quinta-feira com a superespecial da Figueira da Foz.

Neuville concluiu os 2,94 km cronometrados naquela cidade costeira com o tempo de 2.24,2m, batendo o francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) por 0,6s, com o estónio Ott Tänak (Hyundai i20) na terceira posição, a 2s do companheiro de equipa.

O piso em asfalto num rali de terra mereceu críticas de alguns pilotos, nomeadamente do vencedor da superespecial, descontente com o facto de ter de usar estes mesmos pneus na longa etapa de sexta-feira, em que a preservação das borrachas poderá fazer a diferença para conseguir um bom resultado.

«Não quero estragar a atmosfera, mas fazer esta etapa com os mesmos pneus que temos de fazer amanhã é um disparate. Já o dissemos várias vezes, mas parece que ninguém nos quer ouvir. Espero que o público tenha gostado, mas podíamos ter feito muito melhor», frisou o belga, vencedor da prova em 2018.

Vodafone Rally de Portugal – Classificação após SS1

1.º, Thierry Neuville (Bel)/Martijn Wydaeghe (Bel) Hyundai i20 N Rally1 2m24,2s
2.º, Sebastien Ogier (Fra)/Vincent Landais (Fra) Toyota GR Yaris Rally1 a 0,6s
3.º, Ott Tänak (Est)/Martin Järveoja (Est) Hyundai i20 N Rally1 a 2,0s
4.º, Takamoto Katsuta (Jpn)/Aaron Johnston (Irl) Toyota GR Yaris Rally1 a 2,0s
5.º, Kalle Rovanperä (Fin)/Jonne Halttunen (Fin) Toyota GR Yaris Rally1 a 2,4s
6.º, Adrien Fourmaux (Fra)/Alexandre Coria (Fra) Ford Puma Rally1 a 3,1s
7.º, Dani Sordo (Esp)/Candido Carrera (Esp) Hyundai i20 N Rally1 a 4,1s
8.º, Elfyn Evans (Gbr)/Scott Martin (Gbr) Toyota GR Yaris Rally1 a 4,3s
9.º, Yohan Rossel (Fra)/Arnaud Dunand (Fra) Citroën C3 (WRC2) a 4,7s
10.ºm Pierre-Louis Loubet (Fra)/Loris Pascaud (Fra) Skoda Fabia RS (WRC2) a 5,2s

13. Armindo Araújo (Por)/Luís Ramalho (Por), Skoda Fabia RS), a 6,5s

Também Sébastien Ogier se mostrou agastado com a opção da organização, a cargo do Automóvel Club de Portugal (ACP), de incluir uma especial de asfalto antes das oito especiais de terra previstas para sexta-feira.

«Não é inteligente pedirem-nos para fazer uma especial de asfalto em que temos de ir com cautela sem dar espetáculo. Este tipo de especiais tem de ser no final de uma secção. Tentei ser cuidadoso com os pneus. Tentámos o nosso melhor com o que temos», disse Ogier, que tenta a sexta vitória no Rali de Portugal.

O campeão mundial em título, o finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), terminou na 5.ª posição, a 2,4s de Ogier e a 0,4 do japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris), 4.º mais rápido.

Thierry Neuville venceu o 27.º troço da temporada e sexta-feira será o primeiro a partir, cabendo-lhe limpar a pista para os adversários.

Sexta-feira, 10 de maio de 2024

06.45h - Partida Figueira da Foz
08.05h - SS2 Mortágua 1 (18,15 km)
09.35h - SS3 Lousã 1 (12,28 km)
10.35h - SS4 Góis 1 (14,30 km)
11.35h - SS5 Arganil 1 (18,72 km)
12.15h - Reagrupamento em Arganil
12.45h - Saída do reagrupamento
14.05h - SS6 Lousã 2 (12,28 km)
15.05h - SS7 Góis 2 (14,30 km)
16.05h - SS8 Arganil 2 (18,72 km)
17.35h - SS9 Mortágua 2 (18,15 km)
20.05h - Flexi Service em Matosinhos (Exponor)

O norte-irlandês Kris Meeke (Hyundai i20) foi o melhor piloto dos que disputam o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), registando o 10.º melhor tempo provisório.

Meeke bateu Armindo Araújo (Skoda Fábia) por 0,7s, com o piloto de Santo Tirso a cotar-se como o melhor português, provisoriamente no 12.º lugar da geral.

Na sexta-feira disputa-se o primeiro dia completo da prova portuguesa, com oito troços e 126,9 km cronometrados, de um total de 529,83.

Thierry Neuville chega ao Rali de Portugal como líder do Mundial, com 86 pontos, mais 6 do que o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que hoje foi apenas 8.º, a 4,3s de Neuville.