Dakar 2024: 12 curiosidades sobre a história dos portugueses no rali
O melhor resultado de um português nos automóveis é de Paulo Fiúza

Dakar 2024: 12 curiosidades sobre a história dos portugueses no rali

MOTORES04.01.202423:15

Desde 1979, pilotos de todo o planeta lançam-se no desafio de tentar chegar à meta desta exigente maratona, até hoje apenas 27 portugueses conseguiram acabar o Dakar. Sabe quem foi o primeiro?

1. Apesar de não ter chegado à meta, o nome de António Lopes é incontornável. Em 1991, aos comandos de uma Honda Africa Twin, foi o primeiro português a participar no Dakar de moto. Infelizmente, não conseguiu concluir a prova devido a problemas mecânicos quando ocupava a 20ª posição da classificação geral e liderava a classe Maratona.

2. O piloto de Vila Nova de Famalicão Paulo Marques foi o primeiro português a vencer uma etapa, ao triunfar no penúltimo dia da edição de 1997.  

3. A primeira vitória portuguesa surgiu à 19.ª do Dakar. No dia 14 de janeiro de 1997, Duarte Guedes foi o mais rápido a cumprir os 537 quilómetros da tirada que ligou Oclan, no Níger, a Kidal, no Mali, tornando-se no primeiro português a subir ao lugar mais alto do pódio. Na geral, Guedes conduziu o Nissan Patrol ao sexto posto. Nessa mesma edição, Carlos Sousa venceu a categoria T1, destinada a carros de série, e nas motos Paulo Marques venceu a 14.ª etapa, ajudando Portugal a alcançar uma das melhores prestações de sempre na prova. Com a sua KTM 660 Rally, o piloto de Famalicão venceu a Classe Maratona e terminou a geral em oitavo. 

4. O último ano do século passado trouxe um feito inédito para o automobilismo português: Carlos Sousa e o co-piloto João Luz venceram duas etapas na mesma edição da prova. Aos comandos de um Mitsubishi Strakar, a dupla portuguesa triunfou na 1.ª e 6.ª etapas do Paris–Dakar–Cairo. Todavia, a 13.ª etapa foi de infortúnio para Sousa, já que foi obrigado a desistir após despenhar-se de uma duna com 15 metros de altura. 

5. Neste ano, Ricardo Leal dos Santos tornou-se no primeiro português a participar nos quads. 

6. Em 2003, aconteceu a melhor prestação de sempre de um português na geral dos carros com Sousa a terminar na quarta posição, a pouco mais de 11 minutos do pódio. 

7. Hélder Rodrigues terminou 11 vezes a prova (um record nacional), 7 das quais dentro do Top 5. O piloto de Sintra é o português com mais vitórias em etapas deste mítico Rally e o único a ter terminado mais do que uma vez no pódio.

8. Paulo Gonçalves foi o único piloto “da frente” a ter participado, em moto, nos três capítulos do Dakar: em África (2006 e 2007), na América do Sul (2009 a 2019) e na Arábia Saudita (2020). Foi durante vários anos o principal piloto da Honda HRC e o seu melhor resultado foi o 2.º lugar conquistado em 2015 – igualando o feito de Rúben Faria dois anos antes. Speedy morreu a 12 de Janeiro de 2020 quando disputava a 7.ª etapa do Dakar na Arábia Saudita. 

9. Como muitos outros portugueses, Rúben Faria estreou-se no Dakar no ano em que a prova arrancou de Lisboa e o algarvio deu nas vistas em 2006 e 2007 ao vencer uma das etapas realizadas em Portugal, em cada uma das edições. Paulatinamente, Faria foi evoluindo nos e, em 2013, tornou-se no primeiro piloto português a subir ao degrau intermédio (2.º) do pódio. Rúben Faria chegou a Santiago do Chile na terceira posição e a lutar pela vitória final. A vitória voltou a sorrir ao português na derradeira tirada, com Hélder Rodrigues a ficar em terceiro, e permitiu a Faria subir ao segundo lugar da geral e alcançar a melhor prestação portuguesa de sempre na prova. No Dakar-2012 seis portugueses terminaram nos 10 melhores: Faria, Rodrigues e Paulo Gonçalves nas motos, Paulo Fiúza e a dupla Carlos Sousa/Miguel Ramalho nos carros.

10. O Chile, em 2015, trouxe tripla vitória. Com início e fim na Argentina, o Dakar-2015 sorriu aos portugueses na passagem pelo deserto chileno. Em Iquique Hélder Rodrigues conquistou a sexta etapa, no dia seguinte foi a vez de Paulo Gonçalves, no mítico Atacama, e dois dias depois voltou a brilhar Rodrigues em Calama. No final da prova, o Speedy voltou a fazer história, terminou em segundo lugar e igualou a melhor prestação portuguesa de sempre.

11. Pedro Bianchi Prata é o segundo português que mais vezes terminou o Dakar. O experiente piloto chegou ao fim do mítico a Rally Raid em 9 ocasiões, 4 das quais dentro do lote dos 30 primeiros. 

12. O melhor lugar de Portugal nos autos foi o de Paulo Fiúza (3.º), ao lado de Stéphane Peterhansel (Mini Buggy) no Dakar 2020.