Sporting em renovação

Sporting em renovação

BASQUETEBOL17.05.202408:35

Apenas Diogo Ventura e André Cruz têm continuidade garantida. Marcus LoVett teve processo disciplinar. Oliveirense e Póvoa decidem os quartos de final no Jogo 3

Oliveirense e CD Póvoa a decidirem, esta noite (21h), num derradeiro Jogo 3, quem passa às meias-finais da Liga Betclic e terá como adversário o bicampeão Benfica, o Sporting, que no início da época era apontado como um dos três principais candidatos ao título assim como a todos os troféus nacionais, mas acabou por se ver afastado do play-off logo nos quartos de final ao perder os dois embates frente à Ovarense (81-87, 93-91), já realizou o tradicional jantar de despedida de fim de temporada.

Se para alguns terá sido um até breve, para a maioria foi um até sempre. Isto porque o plantel dos leões deverá sofrer uma revolução depois de uma época em que nada ganhou e as lesões — Marcus Lovett, Eddie Ekiyor, Ron Curry e Arnette Hallmand — não só marcaram a parte final do campeonato como a Final 6 da Taça Hugo dos Santos.

Da atual formação liderada por Pedro Nuno Monteiro, que terá vínculo por mais duas épocas, apenas os bases internacionais Diogo Ventura (29 anos) e André Cruz (22) têm a continuidade assegurada depois de terem renovado durante o campeonato.

Nuno Baião deixa o Sporting

18 maio 2024, 09:57

Nuno Baião deixa o Sporting

Para além de uma reetruturação total do plantel, leões também irão contar com novo coordenador

Além destes, o poste nigeriano Temidayo Yussuf (27), que na segunda metade da época se foi revelando como um elemento preponderante, faz parte daqueles cuja continuidade é hipótese, desde que se enquadre no orçamento da equipa.

Para o resto, salvo os que são oriundos dos escalões de formação, não existe interesse na renovação.

E um há de quem os dirigentes leoninos nem querem ouvir falar: Marcus LoVett. Elemento importante na estratégia do conjunto de Alvalade, que em 2022/23 conquistou a Supertaça e a Taça Hugo dos Santos e foi finalista vencido na Liga, o base americano, de 28 anos, foi utilizado pela última vez a 6 de abril, contra o Benfica, em partida da 19.ª jornada do campeonato, mas depois disso ficou sempre de fora, quer nas últimas ronda e play-off da Liga, como na meia-final da Taça Hugo dos Santos.

Katarzyna Plewczynska/Imago

A notícia é que estaria lesionado, mas A BOLA soube que a razão do afastamento se deveu à instauração de um processo disciplinar imposto pelos leões que terá terminado há alguns dias.

O Sporting não terá gostado que o base, com médias de 16,2 pontos, 2,8 ressaltos e 4,6 assistências em 16 jogos, e decisivo em muitos jogos, tenha, alegadamente, simulado uma lesão para não jogar durante um período de tempo, mas que sucessivas ecografias, assim como outros exames e testes realizados pelo departamento médico do clube, foram contrariando as queixas.

Situação que vem em sentido contrário aos vários rumores que correm que a razão do afastamento de Marcus LoVett se deveu a ter tido um conflito, que até teria atingido o confronto físico, com o treinador, mas que fontes próximas do clube negaram.

Póvoa quer fazer mais história

Entretanto, a expectativa é grande para o Jogo 3 dos quartos de final entre a Oliveirense e o CD Póvoa marcado para o Pavilhão Dr. Salvador Machado depois dos homens orientados por José Ricardo, com destaque para Clyde Trapp (34 pts, 9 res, 3 ass) e Onno Steger (19), terem registado a primeira vitória no play-off da história do clube que integrou a Liga em 2020/21 e desde a primeira época tem conseguido sempre chegar ao play-off. Só faltava ganhar uma partida na 2.ª fase e essa já está.

Agora, será que esta noite vão mais longe e espantam o basquetebol nacional e atingem as semifinais do campeonato? Apoio não deve faltar já que foram organizados autocarros para levar adeptos até Oliveira de Azeméis para tentar contrabalançar o apoio que o conjunto de João Figueiredo tem sempre em casa, um dos mais fortes da Liga.

Será a sexta vez que as duas equipas se encontram esta época, uma delas foi na Taça Hugo dos Santos, com a Oliveirense a deter a vantagem de 3 v-2 d.