Telma eliminada no Grand Slam do Cazaquistão
Telma Monteiro perdeu posição após eliminação precoce (Foto: Imago)

Telma eliminada no Grand Slam do Cazaquistão

JUDO10.05.202411:16

Judoca do Benfica perdeu logo no primeiro combate na penúltima prova de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024

Penúltima prova de qualificação para os Jogos de Paris-2024, Telma Monteiro (-57 kg) foi eliminada logo no primeiro combate do Grand Slam do Cazaquistão de judo ao perder frente à judoca de Taipé Lien Chen-Ling (22.ª do ranking) com um ippon aos 47s do prolongamento.

Duas veteranas no Circuito Mundial que procuram garantir a presença no torneio olímpico na capital francesa, esta foi a primeira vez que Lien, de 36 anos, levou a melhor sobre Telma (25.ª), de 38, nas cinco ocasiões que se defrontaram desde 2018. A última havia acontecido no Grand Slam de Antalya em 2022.

Atualmente 25.ª também no ranking de qualificação olímpica, onde está virtualmente qualificada para os Jogos, que serão os sextos na carreira, através da quota continental, a judoca do Benfica tem agora o Mundial de Abu Dhabi para carimbar o visto para Paris-2024.

Quem igualmente se viu prematuramente afastado da prova em Kazan foi Rodrigo Lopes (-60 kg, 32.º), ao perder face ao cazaque Yeldos Smetov (29.º) por ippon aos 3.32m de luta e quando o português tinha dois castigos face a um do atleta da casa.

Em competição continua neste primeiro dia do Grand Slam do Cazaquistão continua Maria Siderot (-52 kg), também ela, tal como acontecia com Rodrigo, à procura de pontos que a façam entrar nos lugares de qualificação olímpica.