Sporting: Eduardo Quaresma assina até 2029
Eduardo Quaresma, defesa-central de 22 anos. SPORTING CP

Sporting: Eduardo Quaresma assina até 2029

NACIONAL10.05.202406:30

Leões e central fecham novo contrato com aumento de temporadas, salário e de cláusula de rescisão; a primeira de uma nova vaga de renovações

Renovação fechada: Eduardo Quaresma assina novo contrato com o Sporting até 2029 e vai ser aposta forte de Rúben Amorim. Tal como A BOLA adiantara, o acordo para o prolongamento do central de 22 anos estava alinhavado e é agora assinado e, pelos dados recolhidos, até 2029 e não apenas até 2028 como foi falado. Prémio para um defesa que se afirmou numa época em que chegou a ser ponderado novo empréstimo, o que, no mínimo, adiaria a renovação do vinculo, cuja validade era até 2025.

Quaresma foi um dos jovens que Rúben Amorim promoveu em 2020, quando chegou a Alvalade e lançou as bases do leão que seria campeão nacional. Nesse ano de título, o jovem defesa contribuiu penas em dois jogos, mais um na Taça da Liga, e acabou por ser emprestado a Tondela e Hoffenheim nas duas épocas seguintes.

No início de 2023/2024 foi escolhido para ficar no plantem mas foi apenas a partir de meados de dezembro, depois de surpreendentemente ter sido titular no clássico com o FC Porto (2-0), que se afirmou, evitou novo empréstimo e à falta de três jogos para o final da época regista já 29 participações e um golo marcado. O prolongamento do vínculo é prémio em temporada de afirmação.

Os senhores que se seguem

A renovação de Eduardo Quaresma vai ser oficialmente anunciada nos próximos dias e inaugura uma vaga de novos contratos que vão ganhar forma durante o defeso/pré-época. Na defesa, Sebastián Coates fica mais um ano em Alvalade - o central uruguaio terminava o vínculo no final da época mas tem lugar garantido na nova temporada, anúncio que deve ganhar forma antes do defesa partir de férias, depois da final da Taça de Portugal.

Ainda no setor mais recuado, Ousmane Diomande, um dos leões mais cobiçados no mercado, também tem a renovação em perspetiva, a não ser que saia antes. Tem cláusula de 80 milhões de euros, mas proposta de 50/60 milhões abrem-lhe as portas de saída de Alvalade. O Newcastle é um dos mais fortes pretendentes.

No meio-campo a renovação está reservada para Hidemasa Morita. O japonês termina contrato em 2026 e apesar de o processo estar num impasse, deve ganhar forma depois das férias. O salário que recebe está no patamar intermédio do que se pratica em Alvalade, na ordens dos 500 mil euros limpos por temporada, e vai ser aumentado para patamar mais próximo dos 800 mil euros. A cláusula de rescisão, essa, passará dos 45 para os 60 milhões.

Na frente, depois de Geny Catamo ter renovado em dezembro, segue-se Edwards. Mas também o inglês condicionado ao mercado, mediante alguma proposta que surja antes.

Recorde-se que a anterior vaga de renovações teve no clube de Alvalade lugar no passado verão, com Luís Neto e Daniel Bragança primeiro. E com Pedro Gonçalves, Nuno Santos e Gonçalo Inácio depois, já em agosto, a prolongarem os vínculos com os verdes e brancos numa altura em que o campeonato que já valeu novo título nacional estava nas primeiras jornadas.

Debast a chegar... St. Juste na mira do PSV

A renovação de Eduardo Quaresma coincide com a contratação de Zeno Debast, central de 20 anos que os leões garantiram já para a próxima temporada – o Sporting aproximou-se das condições exigidas pelo Anderlecht, numa operação financeira que custará aos cofres dos leões um valor que andará entre os 16 e os 18 milhões de euros, o defesa assinará por cinco épocas, ou seja, até 2029, e fica com cláusula de 80 milhões de euros.

O belga, apesar de poder ocupar qualquer posição no trio defensivo e até no meio-campo mais recuado, joga preferencialmente pela direita, onde também atua Quaresma.

Também aí alinha St. Juste, neerlandês que, no entanto, pode rumar a outra paragens, uma vez que o PSV Heindhoven continua a seguir de perto do central que em 2022 chegou do Mainz a troco de 10 milhões de euros.