Klopp e a ditadura das TV no calendário: «Estou à espera que a Amnistia Internacional fale com eles»
Jurgen Klopp durante o Liverpool-Crystal Palace (Imago)

Klopp e a ditadura das TV no calendário: «Estou à espera que a Amnistia Internacional fale com eles»

INTERNACIONAL03.05.202411:31

Treinador do Liverpool queixa-se do pouco tempo de recuperação para os jogadores e diz que isso se reflete nas competições europeias

Jurgen Klopp, treinador do Liverpool, voltou a dizer que o calendário em Inglaterra está muito sobrecarregado. Isso pode ajudar a explicar a quebra das equipas inglesas nas competições europeias.  

«Os rapazes tiveram esta semana dois dias de folga, o que é muito importante, e pudemos voltar a ter sessões de treino a sério, algo a que já não estamos habituados. Normalmente, andamos a tropeçar de um treino para o outro e depois voltamos a jogar. O facto de o Aston Villa ter perdido por 2-4 ontem à noite (frente ao Olympiakos, na Liga Conferência), por exemplo, significa que, se for eliminado, nenhuma equipa inglesa estará numa final europeia. Vejo muito futebol, sei que a Premier League é a melhor liga do mundo, mas os jogadores estão a trabalhar demais», disse esta sexta-feira na antevisão ao jogo com o Tottenham.

Gostaria de estar naquela reunião em que alguém diz ‘Liverpool 12.30h’ e todos começam a rir. Em todo o mundo, temos o intervalo mais rápido entre os jogos

O treinador carregou contra as TV que condicionam os horários das transmissões, sendo já reconhecida a sua aversão a jogar ao meio-dia.

«Tive uma conversa com o canal TNT – tem um programa de televisão que nunca mais vou ver! - e eles disseram que nos pagam para jogar futebol, mas eu não vejo as coisas assim, o futebol é que lhes paga. Têm de voltar a fazer parte do futebol e não ser apenas alguém nos espreme até ao tutano - é um conselho de um velho que está de saída. As pessoas conseguem sobreviver sem um jogo de vez em quando. O City, o Arsenal, nós fomos eliminados nos quartos de final, não por uma questão de qualidade, mas por não termos sido capazes de nos apresentar no melhor naquele dia. Outros países têm boas equipas, claro. É um problema geral. Eles atrevem-se a domingo, quarta-feira e sábado, às 12.30 horas. É um crime. Eu estava à espera que a Amnistia Internacional fosse falar com eles», comentou.

Vale aqui a uma explicação acerca do TNT, oferecida pela BBC: A única hora de transmissão disponível no TNT é a de sábado à hora do almoço, pelo que essa é a oportunidade de ter as maiores equipas no seu canal. Nenhuma equipa pode estar nessa faixa horária mais de seis vezes por época.

Nenhuma equipa envolvida num jogo de quinta-feira à noite pode jogar nesse espaço. Nenhuma equipa que jogue fora de casa na Liga dos Campeões, numa quarta-feira à noite, pode jogar nesse espaço. Porém, tal não é válido se houver jogo de competição interna a meio da semana.

«Gostaria de estar naquela reunião em que alguém diz ‘Liverpool 12.30h’ e todos começam a rir, gostaria muito de lá estar. Em todo o mundo, temos o intervalo mais rápido entre os jogos, mas eles continuam contentes e a recolher assinantes. Podem tirar-me dessa lista. Mas alguma vez quiserem um pundit [comentador], eu falo inglês e poderia fazê-lo...», gracejou ainda.