FC Porto: um jogo sem contas que pode (afinal) originar... muitas contas
Derrota com o Estoril impediu dragões de seguirem em frente na Taça da Liga e jogo com o Leixões deve ter várias mudanças. (Foto: ESTELA SILVA/LUSA)

FC Porto: um jogo sem contas que pode (afinal) originar... muitas contas

NACIONAL21.12.202323:40

Taça da Liga já está fora da equação; oportunidade para jovens e graúdos mostrarem serviço frente ao Leixões; gestão de Sérgio Conceição já a olhar para o duelo diante do Chaves

Um jogo sem contas a fazer pode, afinal, dar aso a muitas contas. Já sem qualquer hipótese de apuramento para a ‘final four’ da Taça da Liga, o FC Porto recebe, este sábado, o Leixões (20.30 horas), numa partida que pode permitir a Sérgio Conceição equacionar vários cenários.

Desde logo, e o mais importante, o de dar descanso à elite portista. É de todo provável que nomes como os de Diogo Costa, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Pepê, Galeno, Taremi e Evanilson fiquem de fora as escolhas iniciais do técnico, isto porque, não esqueçamos, de hoje a uma semana o FC Porto volta à ação e com um jogo… a valer: receção ao Chaves, para a 15.ª jornada da Liga.

Neste quadro hipotético, há vários nomes que acalentam legítimas aspirações de poderem ser chamados ao onze por Conceição. Uns por uma razão… outros por outra(s).

Começando, claro está, pela baliza. Cláudio Ramos, que é o chamado ‘guarda-redes das Taças’, deverá ser o eleito para estar entre os postes. O número 14 foi titular diante do Estoril (1-3), duelo que ditou o afastamento dos dragões desta Taça da Liga, bem como frente a Montalegre (4-0) e Vilar de Perdizes (2-0), ambos para a Taça de Portugal. Este sábado deverá voltar ao onze.

No lado direito da defesa, Jorge Sánchez e Martim Fernandes lutam por uma vaga, ao passo que João Mendes parece ter via aberta à esquerda. Ao centro, Fábio Cardoso poderá fazer dupla com Zé Pedro.

No miolo, Grujic e Nico González espreitam a dupla da intermediária, mas Romário Baró pode entrar neste duelo. Olhando para as alas, do trio composto por Francisco Conceição, Gonçalo Borges e André Franco, dois poderão ser os escolhidos para carrilar jogo pelos flancos.

Já na frente de ataque surgem outros três nomes para dois lugares: Toni Martínez, Fran Navarro e Danny Namaso

Contas feitas, podemos estar na presença de um jogo que potencie ainda mais o crescimento de nomes com os de Martim Fernandes ou de João Mendes, mas que também pode ser decisivo para o futuro no Dragão de elementos como Nico González, Romário Baró, Toni Martínez ou Fran Navarro. É que a reabertura do mercado de transferências é já ali…