FC Porto: Quinteto de luxo a 'pedir' descanso no jogo da Taça
Diogo Costa deve ser um dos jogadores poupados diante do Montalegre, no jogo de sexta-feira. (Foto: IMAGO)

FC Porto: Quinteto de luxo a 'pedir' descanso no jogo da Taça

NACIONAL20.11.202308:00

Diogo Costa, João Mário, Stephen Eustáquio, Pepê e Taremi só falharam um jogo esta época; podem ser geridos com o Montalegre a pensar no… Barcelona; várias soluções em carteira para Sérgio Conceição

Praticamente sem parar. Assim têm estado Diogo Costa, João Mário, Stephen Eustáquio, Pepê e Taremi, que formam um autêntico quinteto de luxo. Todos eles participaram em 16 dos 17 jogos oficiais já realizados pelo FC Porto na presente temporada, sendo que, por essa razão, é muito possível que Sérgio Conceição lhes dê descanso no encontro de sexta-feira, diante do Montalegre, a contar para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.

Deste lote, sublinhe-se, Diogo Costa aparece com um ligeiro destaque, uma vez que é o que contabiliza mais minutos: 1440. Foi titular em todas as partidas, à exceção do duelo com o Vilar de Perdizes, da ronda anterior da prova rainha – Cláudio Ramos foi o titular, situação que deverá repetir-se na receção aos (também) transmontanos.

Os restantes quatro, todos jogadores de campo, seguem logo atrás do número 99. Pepê (1276 minutos), Stephen Eustáquio (1247), Mehdi Taremi (1246) e João Mário (1227) têm formado o núcleo-duro dos eleitos de Sérgio Conceição, a importância de todos eles é indiscutível, mas a verdade é que no calendário do FC Porto segue, depois do jogo com o Montalegre, a deslocação a Barcelona, para a Liga dos Campeões. Já na próxima terça-feira, dia 28. E este dado pode deixar antever que o técnico portista – apesar de não ser muito adepto da chamada gestão de plantel – pode vir a dar algum descanso a este quinteto.

Além de Cláudio Ramos, também nomes como os de Jorge Sánchez, Marko Grujic, Nico González, André Franco, Romário Baró, Danny Namaso, Toni Martínez ou Fran Navarro terão legítimas aspirações de fazer parte do onze inicial diante do Montalegre.

De volta ao Olival após três dias de folga

Sérgio Conceição decidiu dar o fim de semana de folga ao plantel e, como tal, o grupo de trabalho portista regressa esta manhã ao Olival para continuar a preparar o jogo da Taça de Portugal, frente ao atual 3.º classificado da Série A do Campeonato de Portugal.

Na ocasião, o técnico portista vai intensificar as dinâmicas que pretende ver implementadas no encontro de sexta-feira (20.45 horas), mas também será importante perceber-se o estado clínico dos jogadores que nas últimas semanas têm estado entregues ao departamento médico dos azuis e brancos.

Do último boletim clínico divulgado pelo FC Porto, após o treino da passada sexta-feira, constavam os nomes de Samuel Portugal, Pepe, Marcano, Wendell, Zaidu, Iván Jaime e Gabriel Veron. Deste leque, Pepe, Wendell e Zaidu deverão ser aqueles que receberão alta médica de forma mais célere, mas permanece a dúvida sobre as suas possíveis utilizações no jogo com o Montalegre. Algo que, durante a semana, ficará esclarecido.