TERÇA-FEIRA, 24-01-2017, ANO 17, N.º 6205

notícias

«Não acredito que alguém atinja o recorde de Rooney» - Alex Ferguson
O antigo treinador do Manchester United, Alex Ferguson, acredita que ninguém irá conseguir bater o recorde de Wayne Rooney, que recentemente se tornou o melhor marcador da história do clube, com 250 golos. «O recorde de Bobby Charlton durou 44 anos e, quando Rooney chegou ao clube, ninguém imaginava que alguém o pudesse destronar. Ele fê-lo e com 200 jogos a menos, o que torna o feito ainda mais incrível. Não acredito que alguém consiga fazer melhor. Bom, nunca se deve dizer nunca, mas, se olharmos para o futebol moderno, o Manchester United é um dos poucos clubes que consegue manter um jogador durante 10 anos», disse o antigo treinador escocês em declarações ao canal do clube.
Manchester United
19:11 - 24-01-2017
Águias de luto por Porfírio Pereira
O Benfica comunicou esta terça-feira, no site do clube, o falecimento de Porfírio Manuel Santos Pereira. O velório do antigo guarda-redes decorre na Igreja do Seixal, seguindo amanhã, a partir das 14.30 horas, para o Cemitério do Seixal.
Benfica
18:57 - 24-01-2017
Fernando Oliveira
Vitória de Setúbal não abre mão de André Geraldes e Ryan Gauld
O presidente do Vitória de Setúbal não abre mão de Ryan Gauld nem de André Geraldes, jogadores que começaram a época no Bonfim cedidos pelo Sporting mas que foram chamados pelos leões após o polémico jogo entre os dois clubes para a Taça da Liga, que acabou com a eliminação do emblema de Alvalade. «Os jogadores são nossos durante esta época. Tiraram-nos daqui porque o árbitro marcou um penalty que não devia. Na minha ótica foi penalty. Se fosse para regressarem ao Sporting, nem retorquíamos – fazíamos o que aconteceu com Rúben Semedo, a quem fizeram um ultimato e no dia a seguir estava em Alvalade. Mas tudo bem, foi para jogar em Alvalade. Estes não – tiraram-nos daqui para serem colocados no Chaves e achamos que foi uma ofensa. Quem não sente não é filho de boa gente», disse à Antena 1 Fernando Oliveira, que não entende os argumentos apresentados pelos responsáveis do Sporting para levar os jogadores. - Dizem que ficou um mal-estar por afirmações de pessoas do Vitória, não concordo com esses argumentos. Chegaram a dizer que o nosso fisioterapeuta agrediu o médico do Sporting, que passou pelo nosso clube e tem a melhor relação com o nosso fisioterapeuta. Cumprimentaram-se no fim do jogo, são amigos e trabalharam juntos… são coisas inexplicáveis. Nem sei como se argumentam coisas tão difíceis de engolir. É o futebol que temos, são as pessoas que temos.
Sporting
18:52 - 24-01-2017
Bruno: de guarda-redes e ídolo do Flamengo à vida na prisão
Bruno Fernandes, antigo guarda-redes do Flamengo, preso desde 2010 e condenado em 2013, a 22 anos e 3 meses de prisão pelo assassinato e ocultação de cadáver da ex-namorada, e também por sequestro e cárcere privado do filho, relatou a vida que leva na prisão. Numa entrevista à revista brasileira Veja, Bruno conta o que sofreu nos últimos anos em prisões de alta segurança e como voltou a «sonhar» com uma vida normal desde que está numa prisão diferente, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Agora, conta, trabalha, estuda - diz que já tirou seis cursos - e carrega as chaves da própria cela, num regime presional alternativo. «Devolveram-me a dignidade, o direito de voltar a sonhar, recomeçar a minha vida», diz Bruno, que acusa o sistema convencional de ser «bruto» e «não recuperar ninguém». Bruno, recorde-se, casou, já na prisão. «Eu não era bandido, o bandido vive do crime. Eu me tornei criminoso a partir do momento em que cometi um crime. Quando fui para o sistema convencional, sendo um criminoso por ter cometido um crime, mas não vivendo do crime, estava apenas na faculdade para me tornar bandido». Na mesma entrevista, entre várias outras histórias, o ex-craque brasileiro conta que continua jogar futebol, mas já não aceita ir à baliza... «Sempre tive facilidade de jogar na linha, desde a época no Flamengo. Iniciei a minha carreira como atacante. Aqui não me arrisco à baliza porque já servi de escada por muita gente. Mesmo sendo na brincadeira, não quero dar brecha para ninguém, prefiro jogar na linha e manter a forma física.» E conta que a fama não lhe foi favorável: «Se eu tomo um golo desses meninos eles vão tirar a maior onda. Teve um dia que fiquei à baliza e não defendi nenhum penalty. E eu tinha fama de defender bem os penalties. Não vou mais à baliza, agora quero é fazer golo.»
Brasil
18:50 - 24-01-2017
Harry Kane (Foto AP)
«Seria uma estupidez sair agora» - Kane
Entusiasmado com a evolução do Tottenham nos últimos anos, Harry Kane diz que seria «uma estupidez» rumar a outras paragens num momento de afirmação do clube de White Hart Lane no futebol inglês. «Ficaria surpreendido se algum dos meus companheiros de equipa quisesse sair agora. Algo está a acontecer, falta-nos dar o último passo: conquistar troféus», salientou o avançado, em declarações ao diário italiano Gazzetta dello Sport. «Seria uma estupidez sair agora. Temos um dos melhores treinadores do mundo [Maurício Pochettino], talvez mesmo o melhor, e em breve teremos um novo estádio… O futuro é promissor», vaticinou o internacional inglês de 23 anos. Ao cabo de 22 jornadas, o Tottenham ocupa o terceiro lugar da Premier League, com 46 pontos, atrás de Arsenal (47) e Chelsea (55).
Tottenham
18:47 - 24-01-2017
Foto EPA
Pochettino quer Ranocchia para colmatar lesão de Vertonghen
Com Vertonghen fora da competição por dois meses, o treinador do Tottenham, Mauricio Pochettino, deseja contratar Ranocchia para colmatar a ausência do belga. Segundo o The Sun, o agente do jogador já viajou para Londres e o Inter de Milão está disposto a abrir mão do italiano por 7 milhões de euros, valor baixo que é do agrado dos spurs.
Tottenham
18:44 - 24-01-2017
«Pinto da Costa é o melhor presidente do mundo» - Benny McCarthy
Numa entrevista concedida à TSF, Benny McCarthy, antigo avançado dos portistas, analisou a época do FC Porto e o trabalho de Nuno Espírito Santo, com quem partilhou o balneário como jogadores. «O Nuno era um dos jogadores mais importantes do clube. Lembro-me bem, às vezes não nos sentíamos bem, estávamos nervoso para algum jogo, parecia que ia ser um dia horrível e o Nuno estava sempre ali para ajudar a superar esta sensação. Fiquei muito contente quando foi chamado para ser treinador do FC Porto. No campeonato qualquer coisa pode acontecer, o Benfica pode perder pontos e o FC Porto tem lutar ate ao final», disse o sul-africano, que teceu ainda elogios a Pinto da Costa. «O melhor presidente do mundo, é uma excelente pessoa. Nunca vi um presidente que adorava tanto o clube. O sangue de Pinto da Costa é azul e branco, é um homem de muito respeito.»
FC Porto
18:39 - 24-01-2017
Lukas Podolski (Imagem Twitter Galatasaray SK)
Podolski marca cinco golos e iguala feito de Mário Jardel
Lukas Podolski marcou esta terça-feira cinco golos na vitória (6-2) do Galatasaray sobre o Erzincanspor, em jogo da Taça da Turquia, e igualou o feito de Mário Jardel ao serviço da equipa de Istambul. O ponta de lança brasileiro, antigo jogador de FC Porto e Sporting, tinha marcado cinco golos a 19 de agosto de 2000. Josué e Bruma foram titulares na goleada do Galatasaray.
Galatasaray
18:30 - 24-01-2017
Brahimi
«Temos de assumir os nossos erros» - Brahimi
Yacine Brahimi não esconde a desilusão pelo fracasso da Argélia no Campeonato Africano das Nações (CAN), onde falhou e não conseguiu passar a fase de grupos do torneio que decorre no Gabão. «Estamos muito dececionados por não termos passado a primeira fase. Queríamos, pelo menos, ter vencido um jogo nesta competição mas, infelizmente, não conseguimos», disse à imprensa argelina, descartando cenário de «ruptura» apesar da demissão do selecionador Georges Leekens. «Ruptura? Não. Somos homens e temos de assumir os nossos erros. Não devemos procurar desculpas. O factos são estes: fomos eliminados e, agora, temos de seguir em frente. Não vamos baixar os braços», vincou o avançado do FC Porto, acrescentando que vai «continuar a trabalhar para ajudar a seleção».
Argélia
18:24 - 24-01-2017
Ewerton
Ewerton bisa na derrota frente ao Guangzhou
Tendo em vista a deslocação ao terreno do União, o Portimonense realizou esta terça-feira um jogo de preparação com o Guangzhou Evergrande, na Cidade do Futebol, saindo derrotado por 3-4 do encontro com a equipa de Luiz Felipe Scolari. Os campeões chineses marcaram por Ricardo Goulart, Alan Carvalho (2) e Zhang Wenzhao. Ewerton bisou pelos alvinegros e Fabrício fechou o marcador.
Portimonense
18:22 - 24-01-2017
«Para quê ter um Óscar quando se pode ter um título?»
«Para quê ter um Óscar quando se pode ter um título?», foi a pergunta que o Benfica deixou na rede social Twitter, no dia em que foram conhecidos os nomeados para os Óscares. A acompanhar a pergunta está uma fotografia do capitão dos encarnados, Luisão, a segurar o troféu do 35.º campeonato.
Benfica
18:16 - 24-01-2017
Babanco (Foto cdfeirense.pt)
Babanco assina por época e meia
O Feirense anunciou esta terça-feira a contratação do médio cabo-verdiano Babanco. O jogador, de 31 anos, assinou um contrato válido por época e meia com o clube de Santa Maria da Feira. «Estou feliz por este regresso a Portugal e por vestir as cores do Feirense», afirmou Babanco, em declarações ao site do Feirense. O médio, que em Portugal representou Arouca, Olhanense e Estoril, estava ao serviço do AEL Limassol, de Chipre. O primeiro reforço de inverno para Nuno Manta descreve-se como um jogador «humilde, tecnicamente evoluído e agressivo nas disputas de bola». «Vou a cada lance para ganhar, nunca quero perder nenhum», frisou. Babanco integra a preparação da equipa no treino de quarta-feira.
Feirense
18:06 - 24-01-2017
Foto de arquivo
Portugal confirma apuramento para o Europeu
A Seleção Nacional de ténis de mesa confirmou esta terça-feira a qualificação para o Europeu ao conquistar nova vitória sobre a Ucrânia, no Grupo F. Depois do triunfo arrancado a ferros (3-2) na segunda-feira, Portugal venceu com maior tranquilidade, batendo a congénere ucraniana por 3-0 para garantir o apuramento direto para o Europeu que vai decorrer em setembro, no Luxemburgo.
Ténis de mesa
17:56 - 24-01-2017
Cristiano Ronaldo defrontou Málaga com a mão ligada (Foto AP)
Cristiano Ronaldo apanha susto ao volante de Lamborghini
Uma dor na mão direita terá forçado Cristiano Ronaldo a chamar as autoridades quando circulava ao volante do seu Lamborghini no passado domingo. Segundo o portal espanhol Informalia, o internacional português, que viajava na companhia da namorada, sentiu que não estava em condições de prosseguir a viagem, razão pela qual solicitou o auxílio da Guardia Civil. Escreve a mesma fonte que o jogador e a companheira abandonaram o local de ambulância, enquanto a viatura foi retirada por um reboque. No dia anterior, Cristiano Ronaldo surgiu no jogo com o Málaga, no Santiago Bernabéu, com a mão direita ligada.
Real Madrid
17:52 - 24-01-2017
Ibrahimovic pede respeito por Rooney (Foto AP)
«Digam-me um avançado melhor que Rooney» - Ibrahimovic
Zlatan Ibrahimovic insurgiu-se contra o que considera ser a gritante falta de respeito por parte da crítica em Inglaterra para com Wayne Rooney, recém-sagrado melhor marcador da história do Manchester United com 250 golos. «É um jogador completo em campo e um líder fora dele. Ajuda os companheiros e tem essa grande qualidade de saber fazer golos e assistências. Trabalha no duro e tem uma boa atitude. Toda a gente sabe quem Rooney é, mas este país tem de saber apreciá-lo», argumentou o sueco. «Não vejo outro avançado como ele, dêem-me alguns nomes», desafiou Ibrahimovic, prosseguindo, em tom enérgico: «E mesmo assim não estão satisfeitos com ele? É o melhor goleador da história deste clube, por aqui passaram grandes jogadores mas é ele quem está no topo.»
Manchester United
17:35 - 24-01-2017

classificações

Liga
Liga 2
18. ª jornada
19. ª jornada
classificação
23. ª jornada
24. ª jornada
classificação
28-01
Gil Vicente
11:15
Benfica B
Sport TV
28-01
Cova Piedade
15:00
Braga B
28-01
V. Guimarães B
15:00
Freamunde
28-01
Porto B
15:00
Leixões
PortoCanal
28-01
União
15:00
Portimonense
28-01
Académica
15:00
Penafiel
28-01
Covilhã
15:00
Olhanense
28-01
AD Fafe
15:00
Sporting B
28-01
Famalicão
15:00
Santa Clara
28-01
Vizela
15:00
Aves
28-01
Varzim
16:00
Académico
J
V
E
D
G
P
1
Benfica
18
14
3
1
41-11
45
2
FC Porto
18
12
5
1
35-9
41
3
SC Braga
18
11
3
4
30-15
36
4
Sporting
18
10
5
3
31-18
35
5
V. Guimarães
18
10
4
4
29-20
34
6
Chaves
18
6
9
3
21-17
27
7
Marítimo
18
8
3
7
17-16
27
8
V. Setúbal
18
7
4
7
19-18
25
9
Boavista
18
6
6
6
22-22
24
10
Rio Ave
18
7
3
8
23-26
24
11
Arouca
18
7
2
9
18-23
23
12
Belenenses
18
5
5
8
12-18
20
13
Feirense
18
5
3
10
14-32
18
14
P. Ferreira
18
4
5
9
17-28
17
15
Moreirense
18
5
2
11
17-29
17
16
Estoril
18
4
3
11
12-22
15
17
Nacional
18
3
3
12
14-28
12
18
Tondela
18
2
4
12
13-33
10

Ver classificação detalhada
J
V
E
D
G
P
1
Portimonense
23
17
5
1
46-14
56
2
Aves
23
15
7
1
37-16
52
3
Académica
23
10
7
6
22-16
37
4
Santa Clara
23
10
6
7
25-27
36
5
Penafiel
23
10
5
8
30-28
35
6
Varzim
23
9
7
7
30-28
34
7
Benfica B
23
9
7
7
27-26
34
8
Braga B
23
8
9
6
33-27
33
9
Cova Piedade
23
9
5
9
24-28
32
10
V. Guimarães B
23
9
3
11
31-30
30
11
Covilhã
23
6
10
7
22-24
28
12
Gil Vicente
23
6
10
7
16-18
28
13
União
23
7
7
9
21-25
28
14
Famalicão
23
7
7
9
25-30
28
15
Porto B
23
7
7
9
24-30
28
16
Vizela
23
5
12
6
21-22
27
17
Académico
23
6
8
9
22-27
26
18
Sporting B
23
7
5
11
30-38
26
19
AD Fafe
23
6
7
10
28-35
25
20
Leixões
23
5
8
10
20-21
23
21
Freamunde
23
4
10
9
18-23
22
22
Olhanense
23
3
4
16
24-43
13

Ver classificação detalhada