SEXTA-FEIRA, 09-12-2016, ANO 17, N.º 6159

notícias

Vertonghen
Vertonghen desvaloriza polémica com Mourinho
O defesa belga Jan Vertonghen encara com naturalidade o reencontro com José Mourinho, mesmo tendo em conta que o treinador português o acusou de «enganador» quando orientava o Chelsea. O reencontro está marcado para domingo, em Old Trafford, com o Manchester United a receber o Tottenham, em partida da 15.ª jornada da Premier League. Vertonghen garante estar focado apenas no seu trabalho, desvalorizando quaisquer comentários por parte do treinador português: «Ele [Mourinho] tem sempre algo a dizer, é bom treinador e fala sempre à Imprensa. É parte do seu trabalho e faz o que quer. Já mostrou que é muito bom e uma grande personagem, mas o futebol também precisa disso.»
Tottenham
23:54 - 08-12-2016
Foto EPA
Adeptos do Atlético Nacional enchem ruas de Medellín para apoiar a equipa (vídeo)
Os adeptos do Atlético Nacional voltaram a demonstrar apoio fervoroso ao clube. Desta vez, antes da partida dos colombianos para o Japão, onde irão disputar o Mundial de clubes, encheram por completo as ruas de Medellín até ao aeroporto no incentivo à equipa.
Colômbia
23:40 - 08-12-2016
Jantar de gala assinalou 106.º aniversário
O Nacional encerrou as comemorações do 106.º aniversário com um jantar de gala, no Pestana Casino Park Hotel, onde marcaram presença mais de quatro centenas de pessoas. No evento foram realizadas várias homenagens e entregues os emblemas de prata aos associados com 25 anos de filiação. O momento mais alto da noite aconteceu após o jantar, com a entrega do Condor de Prata a Vicente Franco e José Canha.
Nacional
23:40 - 08-12-2016
Gala dos Conquistadores fechou celebrações do aniversário (fotos)
A família vimaranense reuniu-se, esta quinta-feira, no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, para encerrar as celebrações do 94.º aniversário do clube. Além do plantel profissional de futebol marcaram presença muitas caras conhecidas, desde Hermínio Loureiro, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, José Mendes, Secretário de Estado Adjunto do Ambiente, o Bispo de Braga, D. Jorge Ortiga, e o principal acionista da SAD, Mário Ferreira. O presidente Júlio Mendes destacou o crescimento do clube nos últimos cinco anos, deixando a convicção: «Queremos um Vitória que se afirme, e que tenha um lugar de destaque pelo trabalho que faz e pelo mérito que tiver.» De referir que Cafú, entretanto transferido para o Lorient (França), foi galardoado com o prémio atleta do ano e o guarda-redes Miguel Silva recebeu o prémio revelação. Fotos Helena Valente/ASF
Vitória de Guimarães
23:17 - 08-12-2016
Liga Europa sem clubes portugueses nos 16 avos de final não acontecia desde 2005
A derrota do SC Braga frente ao Shakhtar Donetsk, por 2-4, e a eliminação de ontem do Sporting frente ao Legia Varsóvia, por 0-1, deixaram a Liga Europa sem clubes portugueses na fase a eliminar. Para encontrarmos a última temporada em que tal situação aconteceu, é preciso recuar até à época de 2005/06. Na altura, o Vitória de Guimarães era a única equipa portuguesa na prova (ainda Taça UEFA)e ficou em último lugar no grupo com Besiktas, Bolton, Sevilha e Zenit. Na Liga dos Campeões dessa temporada, o FC Porto ficou em último lugar no grupo e o Benfica chegou aos quartos de final da prova, onde foi eliminado pelo Barcelona.
Futebol
23:05 - 08-12-2016
Mourinho elogia adaptação de Mkhitaryan
José Mourinho teceu hoje rasgados elogios a Henrik Mkhitaryan, depois de o arménio ter aberto caminho à vitória do Manchester United sobre o Zorya, por 2-0, que valeu o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa. «Tem uma mentalidade muito forte. Foi muito determinado em lutar contra a difícil adaptação e está a fazê-lo de uma maneira excelente. Este é o talento que nós conhecemos e que comprámos. Lutou para ser melhor a nível tático, físico e psicológico e agora está a jogar bem nas várias competições. Estou muito agradado», disse o treinador português após o jogo na Ucrânia.
Manchester United
22:59 - 08-12-2016
Comitiva nos Jogos da Zona V apenas com modalidades individuais
Moçambique participa a partir desta sexta-feira nos Jogos da Zona V (ex-Jogos da Zona VI) do Conselho Supremo dos Desportos de África, a decorrerem até ao dia 19 deste mês em Luanda, capital de Angola. Para além dos dois países lusófonos, tomam parte no evento outros oito da região austral do continente, designadamente África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Namíbia, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe. Apesar de se tratar de Jogos que envolvem várias modalidades, Moçambique, com limites orçamentais devido à crise financeira por que passa, optou por se fazer representar somente em modalidades individuais, casos do atletismo (convencional e adaptado), boxe, judo, ginástica e natação, numa delegação composta por 75 elementos, dos quais 36 atletas. Depois do quarto lugar na classificação geral conseguido na edição passada, realizada em 2014, na cidade zimbabweana de Bulawayo, os moçambicanos estarão em Luanda com o objectivo de melhorar esta posição, muito embora reconheçam que a não inclusão do basquetebol, nomeadamente o feminino, retirará algumas chances para se alcançar esse desiderato. Mesmo assim, o chefe da missão, Arsénio Sarmento, diz que os atletas farão de tudo para Moçambique alcançar os lugares do pódio, tendo a sua preparação sido projectada para esse fim. A delegação moçambicana é liderada pelo Ministro da Juventude e Desporto, Alberto Nkutumula, que na capital angolana irá também tomar parte na reunião dos ministros do sector ao nível da África Austral.
Moçambique
22:40 - 08-12-2016
Tévez admite jogar na China ou até encerrar já a carreira
Carlos Tévez admitiu, esta quinta-feira, que coloca a possibilidade de deixar o Boca Juniors e aceitar o contrato milionário que lhe oferecem os chineses do Shanghai Shenhua: cerca de 40 milhões de euros por temporada. Tévez, que tem 32 anos, também não descarta a hipótese de colocar um ponto final na carreira. «Pode ser que vá para a China ou que pare de jogar, não sei. Sei da oferta da China e conheço os valores. Preciso de paz para decidir. Chego a este final de ano com a cabeça a mil e acho que preciso dar um tempo para ver o que é melhor para mim, minha família e o clube», disse o avançado argentino.
Argentina
22:30 - 08-12-2016
Orlando Sá
Orlando Sá titular no empate do St. Liège diante do Ajax (1-1)
O avançado português Orlando Sá cumpriu os 90 minutos pelo Standard Liège, que esta noite se despediu da Liga Europa com empate a uma bola na receção ao Ajax. A formação belga estava obrigada a vencer para manter vivas as esperanças de apuramento, mas o Ajax, já apurado, abriu o marcador aos 27 minutos, por El-Ghazi. O Standard viria a empatar aos 85 minutos, por Raman, mas já não evitou o afastamento da competição, até porque no outro jogo do grupo o Celta de Vigo venceu na Grécia o Panathinaikos (Zeca também foi titular) por 2-0.
Liga Europa
22:12 - 08-12-2016
Grupo K: Hapoel Beer Sheva, de Miguel Vítor, apurado
O defesa central português Miguel Vitor foi hoje titular no empate (1-1) do Hapoel Beer Sheva em casa do Southampton, que valeu à equipa israelita o apouramento para os 16 avos de final da competição. Maor Buzaglo fez o 1-0 para os visitantes ao minuto 78 e o Southampton ainda logrou chegar ao empate, por Van Dijk, ao 91.º minuto. Ambas as equipas terminaram com 8 pontos mas é o Hapoel quem segue para a fase seguinte, já que tem vantagem no confronto direto pelo empate a zero no duelo da primeira volta. Em Milão, o Inter venceu o Sparta de Praga, vencedor do grupo, por 2-1. Eder bisou para o conjunto italiano (23 e 90 minutos), com Marecek a fazer o tento dos checos.
Liga Europa
22:09 - 08-12-2016
Os 32 apurados para os 16 avos de final
Sem representantes portugueses, visto que o SC Braga falhou o apuramento, estão definidos as 32 equipas que vão estar nos 16 avos de final da Liga Europa, cujo sorteio está agendado para a próxima segunda-feira. Fenerbahce, Manchester United, APOEL, Olympiakos, St. Etienne, Anderlecht, Zenit, AZ Alkmaar, Roma, Astra, Ath. Bilbao, Genk, Ajax, Celta Vigo, Shakhtar, Gent, Schalke, Krasnodar, Fiorentina, PAOK, Sparta Praga, Hapoel Beer Sheva, Osmanlispor e Villarreal são os clubes que seguem em frente na competição. Juntam-se-lhes Ludogorets, Besiktas, Monchengladbach, Rostov, Tottenham, Legia, Copenhaga e Lyon, que transitam da Liga dos Campeões.
Liga Europa
22:07 - 08-12-2016
Resultados da 6.ª e última jornada
Resultados das partidas realizadas esta quinta-feira da 6.ª e última jornada da fase de grupos da Liga Europa. Grupo A Feyenoord-Fenerbahçe, 0-1 Zorya-Manchester United, 0-2 Grupo B Young Boys-Astana, 3-0 APOEL-Olympiakos, 2-0 Grupo C Mainz-Qabala, 2-0 Anderlecht-St. Étienne, 2-3 Grupo D AZ Alkmaar-Zenit, 3-2 M. Telavive-Dundalk, 2-1 Grupo E Viktoria Plzen-Áustria Viena, 3-2 Astra-Roma, 0-0 Grupo F Rapid-Ath. Bilbao, 1-1 Sassuolo-Genk, adiado Grupo G St. Liège-Ajax , 1-1 Panathinaikos-Celta, 0-2 Grupo H Konyaspor-Gent, 0-1 SC BRAGA-Shakhtar, 4-2 Grupo I Salzburgo-Schalke, 2-0 Nice-Krasnodar, 2-1 Grupo J Qarabag-Fiorentina, 1-2 PAOK-Slovan Liberec, 2-0 Grupo K Inter Milão-Sparta Parta, 2-1 Southampton-Hapoel Beer Sheva, 1-1 Grupo L Osmanlispor-Zurique, 2-0 Villarreal-Steaua, 2-1
Liga Europa
22:01 - 08-12-2016
Grupo I: Com Balotelli de regresso, Nice vence Krasnodar (2-1)
Com o italiano Mario Balotelli de regresso (foi substituído ao intervalo) ao onze após lesão, o líder do campeonato francês recebeu e bateu os russos do Krasnodar por 2-1. Fedor Smolov colocou a equipa russa em vantagem aos 52 minutos, tendo Bosetti reposto a igualdade aos 62, de grane penalidade. Le Marchand carimbou a segunda vitória no grupo do Nice ao minuto 77. Num grupo que já tinha as contas do apuramento resolvidas, o Salzburgo recebeu o Schalke e venceu por duas bolas a zero. Schlager (22) e Radosevic (94) marcaram os golos dos austríacos. O Schalke segue para os 16 avos de final no primeiro lugar, com 15 pontos, tendo a companhia do Krasnodar, que fez 7.
Liga Europa
22:00 - 08-12-2016
Cristiano Ronaldo
Gestifute mostra declaração de património de Cristiano Ronaldo
A Gestifute, empresa liderada por Jorge Mendes, que gere a carreira de José Mourinho, veio novamente a público para garantir total transparência e tranquilidade por parte de Cristiano Ronaldo em torno das notícias sobre alegada fuga aos impostos em Espanha. Para o efeito, a empresa publicou um comunicado no seu site, acompanhado pela declaração de património apresentada por CR7 à Agência Tributária espanhola no passado dia 30 de março. Na mesma, o internacional português declara ter património de 203 milhões de euros. «Este documento confirma que as Finanças têm conhecimento de todos os bens e receitas de Cristiano Ronaldo», pode ler-se no comunicado, que termina: «Esta comunicação, que não era obrigatória segundo a lei, constitui prova irrefutável de que Cristiano Ronaldo e os seus representantes estão de boa-fé e colaboram com as autoridades num espírito de transparência e de cumprimento da legalidade.» Veja a declaração de património de Ronaldo em http://gestifute.com/declaracao-patrimonio-cristiano-ronaldo/.
Real Madrid
21:27 - 08-12-2016
Camal Badrú candidata-se à Federação de Atletismo
Aproximam-se as eleições na Federação Moçambicana de Atletismo. O acto está previsto para o dia 17 de Dezembro, na cidade de Nampula e, na corrida à sucessão de Shafee Sidat na presidência da FMA, surgiu agora um novo nome: Camal Badrú, que esta quinta-feira, em Maputo, lançou publicamente a sua candidatura. Já era previsível a entrada de Camal Badrú na corrida, visto como candidato da continuidade, uma vez que, no elenco ora em fim de mandato, ele exerce o cargo de secretário-geral. No acto da apresentação da candidatura, Badrú revelou que entra na disputa como resposta à vontade manifestada por algumas Associações Provinciais, que, segundo disse, pretendem ver continuado o trabalho que vem sendo levado a cabo pela actual Direcção da Federação, encabeçada por Shafee Sidat. Badrú referiu que a sua maior aposta residirá na formação, como forma de fazer com que Moçambique explore o talento natural e a predilecção pela modalidade por parte das crianças para produzir campeões nas competições internacionais. «A única medalha olímpica que Moçambique conquistou na sua história pertence ao atletismo. Este facto, por si só, deve servir de chamariz para que empresas e instituições possam apostar na modalidade, apoiando-a e patrocinando os seus eventos. Portanto, a par da comparticipação do Governo, iremos trabalhar com os patrocinadores para alavancar o atletismo», disse o candidato. Camal Badrú, sem referências antes conhecidas na modalidade, é a terceira figura a anunciar publicamente a sua candidatura a presidente da Federação Moçambicana de Atletismo, depois de Francisco Manhenche e de Sérgio Ribeiro.
Moçambique
21:21 - 08-12-2016

classificações

Liga
Liga 2
12. ª jornada
13. ª jornada
classificação
17. ª jornada
18. ª jornada
classificação
09-12
V. Setúbal
20:30
Estoril
Sport TV
10-12
Belenenses
11:45
Marítimo
Sport TV
10-12
Chaves
18:15
Moreirense
Sport TV
10-12
Boavista
20:30
V. Guimarães
Sport TV
11-12
Nacional
16:00
Tondela
Sport TV
11-12
Feirense
16:00
FC Porto
Sport TV
11-12
Benfica
18:00
Sporting
BTV1
11-12
SC Braga
20:15
P. Ferreira
Sport TV
12-12
Arouca
20:00
Rio Ave
Sport TV
10-12
Académica
11:15
Benfica B
Sport TV1
10-12
Gil Vicente
15:00
Covilhã
10-12
Aves
15:00
União
10-12
Sporting B
15:00
Porto B
Sporting TV
10-12
Académico
15:00
AD Fafe
10-12
Freamunde
15:00
Olhanense
10-12
Vizela
15:00
Famalicão
10-12
Braga B
15:00
V. Guimarães B
10-12
Varzim
16:00
Cova Piedade
10-12
Santa Clara
18:00
Penafiel
11-12
Leixões
11:15
Portimonense
Sport TV1
J
V
E
D
G
P
1
Benfica
12
9
2
1
27-7
29
2
Sporting
12
8
3
1
23-10
27
3
FC Porto
12
7
4
1
20-5
25
4
SC Braga
12
7
2
3
21-12
23
5
V. Guimarães
12
6
3
3
21-15
21
6
Rio Ave
12
5
2
5
15-16
17
7
Marítimo
12
5
2
5
8-10
17
8
Chaves
12
3
7
2
11-10
16
9
Estoril
12
4
3
5
11-14
15
10
Belenenses
12
3
5
4
9-13
14
11
Arouca
12
4
2
6
9-15
14
12
P. Ferreira
12
3
4
5
15-18
13
13
Boavista
12
3
4
5
12-15
13
14
V. Setúbal
12
3
4
5
10-13
13
15
Moreirense
12
3
2
7
11-18
11
16
Feirense
12
3
2
7
10-24
11
17
Tondela
12
2
3
7
9-18
9
18
Nacional
12
2
2
8
10-19
8

Ver classificação detalhada
J
V
E
D
G
P
1
Portimonense
17
13
3
1
35-12
42
2
Aves
17
10
6
1
27-13
36
3
Cova Piedade
17
9
4
4
21-17
31
4
Santa Clara
17
8
4
5
19-17
28
5
Penafiel
17
8
4
5
18-17
28
6
Académica
17
7
6
4
14-10
27
7
Benfica B
17
7
6
4
19-17
27
8
Sporting B
17
7
3
7
27-28
24
9
Vizela
17
4
10
3
16-15
22
10
União
18
5
7
6
14-16
22
11
Famalicão
17
5
6
6
20-22
21
12
Porto B
17
5
6
6
18-20
21
13
Covilhã
17
5
6
6
16-18
21
14
V. Guimarães B
17
6
3
8
19-23
21
15
Gil Vicente
17
4
8
5
11-13
20
16
AD Fafe
17
4
7
6
20-27
19
17
Braga B
17
3
9
5
20-19
18
18
Varzim
17
4
6
7
19-23
18
19
Académico
18
3
6
9
15-23
15
20
Freamunde
17
2
8
7
13-16
14
21
Leixões
17
2
7
8
12-17
13
22
Olhanense
17
3
3
11
22-32
12

Ver classificação detalhada