QUINTA-FEIRA, 28-05-2015, ANO 16, N.º 5598

notícias

legenda
Madeira, SAD contrata guarda-redes internacional cubano e pivot ex-Benfica
O guarda-redes cubano Yusnier Giron e o pivot David Pinto são os primeiros reforços do Madeira, SAD para a nova temporada. Giron representou o ISMAI no último ano e antes disso até tinha tido uma experiência como treinador no projeto Resende. Aos 31 anos e com 1,98 metros regressou às balizas e deu nas vistas, tirando proveito da experiência como internacional cubano quando representou o seu país no Mundial de 2009, além das quatro presenças nos Jogos Pan Americanos. De Lisboa chegou David Pinto. O pivot representou o Passos Manuel nas duas últimas temporadas, desde que o clube da capital regressou à 1.ª divisão, depois de ter passado por todos os escalões de formação do Benfica e, aos 24 anos, está pronto para se afirmar na equipa orientada por Paulo Fidalgo. Mas nem só de caras novas vive o grupo dos insulares. O central Nuno Silva renovou por mais dois anos a sua ligação ao Madeira, SAD, tal como o lateral-direito Daniel Silva, que continuará a jogar na ilha por mais uma temporada. Estas renovações pretendem marcar o início de uma nova era no único clube madeirense na 1.ª divisão Nacional e o primeiro a dar a cara pelo projeto é o novo presidente do emblema, Carlos Pereira, que preside também ao Marítimo. A primeira coisa que Carlos Pereira fez quando chegou ao clube foi saldar dividas e rematar pontas soltas ao longo de anos e, com as contas em dia com antigos jogadores e fornecedores, os insulares preparam agora de forma otimista a nova época.
Andebol
16:47 - 28-05-2015
legenda
Marco Silva e Sérgio Conceição lançam final (vídeo)
Os treinadores de Sporting e SC Braga fizeram o lançamento da final da Taça de Portugal, marcada para domingo, no Estádio Nacional. Num vídeo divulgado pela Federação Portuguesa de Futebol, Marco Silva e Sérgio Conceição lembram o percurso das duas equipas e falam do objetivo de levantar o troféu no Jamor.
Taça de Portugal
16:45 - 28-05-2015
legenda
Ibrahimovic trocou o futebol pela terra batida de Roland Garros
O sueco Zlatan Ibrahimovic trocou o tapete verde do estádio do Parque dos Príncipes, em Paris, pela terra batida em Roland Garros. O avançado foi visto com a mulher Helena Seger, de 44 anos, durante o jogo de hoje entre Novak Djokovic e Gilles Muller, para a 2.ª ronda, no Court Suzanne Lenglen.
Paris Saint-Germain
16:22 - 28-05-2015
legenda
Pepe elogia Benítez
Sem querer alongar-se sobre a possível chegada de Rafael Benítez ao Santiago Bernabéu, Pepe não deixou de elogiar aquele que se perfila como o sucessor de Carlo Ancelotti no comando técnico do Real Madrid. «Penso que é um bom treinador. Fez um bom trabalho, principalmente no Liverpool», realçou o internacional português, em declarações ao Jugones. Pepe deixou ainda uma palavra de reconhecimento a Carlo Ancelotti, treinador italiano que conduziu os merengues à conquista da ambicionada 10.ª Liga dos Campeões da história do clube. «Fico triste mas temos de seguir em frente. Foi bom trabalhar com ele, uniu o madridismo. Desejo-lhe o melhor. Disse-nos que ia descansar e que gostou de trabalhar connosco», contou.
Real Madrid
16:21 - 28-05-2015
legenda
PSG disposto a pagar cláusula de Diego Lopez
Diego Lopes, guarda-redes que chegou o verão passado ao Milan proveniente do Real Madrid, pode estar a caminho de Paris. Segundo a rádio espanhola Cadena Cope o PSG está disposto a bater a cláusula de rescisão do espanhol de modo a assegurar a sua contratação. A cláusula de rescisão de Diego Lopez está fixada em 6 milhões de euros, um valor acessível para um clube com o poderio financeiro dos franceses. Contudo o presidente do Milan, Adriano Galliani, não está disposto a deixar sair o guarda-redes e tem-se reunido com o agente do jogador de modo a tentar convencê-lo a recusar um eventual contrato proposto pelo PSG.
AC Milan
16:16 - 28-05-2015
legenda
«Domingos Pereira foi meu segundo pai» - Madjer
Rabat Madjer reagiu com enorme tristeza ao falecimento de Domingos Pereira, antigo colaborador do FC Porto, que esteve ao serviço do clube durante mais de três décadas. Muito próximo dos jogadores, a quem sempre dedicou o seu tempo para os ajudar em qualquer tarefa burocrática, Domingos Pereira faleceu quinta-feira, aos 75 anos. «Fiquei em choque e muito emocionado, porque o Domingos Pereira foi como um pai quando cheguei ao FC Porto. Nos primeiros tempos ajudou-me imenso e foi sempre um amigo presente nas alegrias e tristezas. Quero enviar as mais sentidas condolências à família, pedir que sejam fortes neste momento muito triste», declarou Madjer, a A BOLA. O argelino deixou por fim uma mensagem a exaltar a dedicação do antigo colaborador dos dragões: «Presto a minha homenagem a esse grande homem, por tudo o que fez pelo FC Porto, por mim e por todos os jogadores que no meu tempo tinham nele um apoio fundamental e um ombro amigo.» O funeral de Domingos Pereira realiza-se sexta-feira, às 15h00, na Igreja de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia. À família e ao FC Porto A BOLA endereça condolências.
FC Porto
16:13 - 28-05-2015
legenda
Philippe Gilbert volta a triunfar no Giro
O belga Philippe Gilbert ganhou a 18ª etapa do Giro, esta quinta-feira, em Verbania. Esta é a segunda vitória do ciclista da BMC nesta edição da Volta a Itália. O espanhol Alberto Contador (Tinkoff) permanece de camisola rosa, a três dias do fim da prova.
Ciclismo
16:08 - 28-05-2015
legenda
Mais três futebolistas emprestados
O Boavista continua a preparação da próxima temporada. Na última reunião entre o Conselho de Administração da SAD e a equipa técnica liderada por Petit, foi decidido que os futebolistas Ancelmo (defesa-central), Lucas Rocha (defesa-central) e Julian Montenegro (extremo) serão emprestados ou cedidos para a época 2015/2016.
Boavista
16:02 - 28-05-2015
legenda
Morreu Domingos Pereira
Domingos Pereira, antigo colaborador do departamento de futebol do FC Porto, faleceu esta quinta-feira, aos 75 anos. O funeral realiza-se esta sexta-feira, às 15 horas, na Igreja de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto
16:01 - 28-05-2015
legenda
Abel Xavier sai do comando técnico do clube
Abel Xavier anunciou hoje que não vai continuar no comando técnico do Farense, 11º classificado na última temporada. O treinador chegou a Faro em dezembro de 2014, somando 11 vitórias, oito empates e dez derrotas em 29 jogos. O Farense terminou a segunda época consecutiva no 11.º lugar, com 62 pontos.
Farense
15:54 - 28-05-2015
legenda
Danny, sem acordo para renovar, anuncia saída
Danny anunciou esta quinta-feira, em conferência de Imprensa, que vai abandonar o Zenit no final da época, depois de não ter chegado a acordo para a renovação de contrato com o clube de São Petersburgo. «Como é sabido, o meu contrato termina no final do mês. Tivemos três ou quatro reuniões mas não chegámos a um acordo. Por isso, no sábado disputarei o meu último jogo pelo Zenit. Quero agradecer ao clube e aos meus companheiros por estes sete anos. E, claro, aos adeptos por tudo o que vivi neste grande clube e nesta grande cidade. Saio de cabeça erguida», afirmou o internacional português, de 31 anos, citado pelo site do clube russo. Questionado sobre o futuro, Danny adiantou ter em mãos várias propostas para dar continuidade à carreira. «Não sei ainda. Há cinco ou seis opções, estou a analisar com a minha família», referiu. Ao serviço do Zenit, Danny conquistou três ligas russas, uma taça e uma supertaça da Rússia e uma supertaça europeia.
Zenit
15:48 - 28-05-2015
legenda
«Não pedi a Figo que retirasse a candidatura» - Platini
O presidente da UEFA revelou que nunca solicitou ao holandês Michael van Praag nem ao português Luís Figo que abandonassem a corrida pela presidência da FIFA. «Nunca pedi ao senhor Van Praag nem ao Luís que retirassem a candidatura. Eles fizeram o que acharam melhor, foram livres para decidir. Eles queriam apenas um candidato porque tinham a certeza de que o príncipe Ali (bin Hussein) conseguiria mais votos de outras confederações», explicou Michel Platini. Aos olhos de Platini, Blatter ficará, caso seja reeleito, mais isolado na presidência da FIFA na sequência do escândalo de corrupção que está a abalar o futebol mundial: «Se Blatter decidir continuar, ele sabe que é forte e que terá algumas pessoas ao lado dele. Mas notei que, por exemplo, a Confederação Africana de Futebol diz apoiar Blatter mas que as outras associações devem votar livremente, quando no passado diziam apoiamos Blatter.»
UEFA
15:37 - 28-05-2015
legenda
«Temos tudo o que é necessário para vencer» - LeBron James
LeBron James mostra-se confiante em conquistar o terceiro anel de campeão na NBA, depois de ter saído como vencedor nas finais de 2012 e 2013 ao serviço dos Miami Heat. O jogador dos Cleveland Cavaliers acredita que a equipa tem tudo para bater os Golden State Warriors, vencedores dos playoffs da conferência Oeste e a equipa com melhor registo de toda a NBA na fase regular. O ambiente de confiança parece expandir-se pelo clube tendo o presidente dos «cavs» reagido ao apuramento para a final com uma mensagem de apoio. «Cleveland! Não nos vamos conformar com isto», disse Dan Gilbert. O primeiro jogo da final entre Cleveland e Golden State está marcado para quinta-feira, 4 de junho.
NBA
15:36 - 28-05-2015
legenda
Platini admite desassociar UEFA da FIFA se Blatter for reeleito
O presidente da UEFA reconhece a possibilidade de o organismo que tutela o futebol europeu cortar relações com a FIFA caso Jospeh Blatter seja reeleito. «Se o senhor Blatter for o presidente, a UEFA foi reunir-se em Berlim para discutir o futuro das relações com a FIFA», disse Michel Platini em conferência de Imprensa, reconhecendo que a saída da UEFA da associação para as federações do futebol mundial é uma possibilidade em cima da mesa: «Claro que sim. Vamos ter uma reunião e falar de todos os problemas e analisar propostas. Espero, sinceramente, que a UEFA não saia (da FIFA) mas vamos tomar decisões democraticamente.» Platini falou ainda da relação pessoal com Blatter, a quem aconselhou a demissão na sequência do escândalo de corrupção que rebentou na FIFA. «Sinto compaixão pelo senhor Blatter – sempre me disse que ele era como um tio para mim – e se não for eu a dizer-lhe (que se demita), ninguém mais o fará. Ele disse-me que, se fosse há alguns dias ou semanas atrás, seria possível mas que agora é tarde de mais», partilhou Platini. «Sinto que ele é um amigo com um problema e é meu dever avisá-lo. Espero que, um dia, os meus amigos me digam “Michel, chegou a altura de saíres”. E eu espero seguir a recomendação deles», completou.
UEFA
15:27 - 28-05-2015
legenda
Bayern Munique disposto a pagar 30 milhões por Verratti
O Bayern Munique está interessado em Marco Verratti para reforçar o meio-campo. O conjunto bávaro está disposto a pagar 30 milhões ao PSG para contratar o jogador italiano. Um dos maiores entraves para a equipa de Pep Guardiola serão as mais recentes declarações em que o médio assegurou que queria permanecer em Paris para ganhar a Liga dos Campeões pelo clube gaulês.
Paris Saint-Germain
15:24 - 28-05-2015

classificações

Liga
Liga 2
34. ª jornada
classificação
46. ª jornada
classificação
22-05
FC Porto
20:30
Penafiel
Sport TV1
23-05
Estoril
17:00
Boavista
23-05
Nacional
18:00
P. Ferreira
23-05
Arouca
18:00
Moreirense
23-05
Benfica
18:00
Marítimo
BTV1
23-05
Gil Vicente
18:00
Belenenses
23-05
Rio Ave
18:00
Sporting
Sport TV1
23-05
SC Braga
20:15
V. Setúbal
Sport TV1
23-05
Académica
20:15
V. Guimarães
Sport TV2
23-05
Beira-Mar
1 1 16:00
Académico
23-05
Portimonense
1 1 17:00
Leixões
24-05
Santa Clara
0 2 16:00
Covilhã
24-05
Marítimo B
0 0 16:00
FC Porto B
24-05
Oriental
0 3 17:00
União
24-05
Olhanense
1 1 17:00
Atlético
24-05
Aves
3 0 17:00
Trofense
24-05
Benfica B
2 1 17:00
V. Guimarães B
24-05
SC Braga B
2 3 17:00
Sporting B
24-05
Chaves
2 0 17:00
Oliveirense
24-05
Farense
4 1 17:00
Feirense
24-05
Freamunde
1 1 17:00
Tondela
J
V
E
D
G
P
1
Benfica
34
27
4
3
86-16
85
2
FC Porto
34
25
7
2
74-13
82
3
Sporting
34
22
10
2
67-29
76
4
SC Braga
34
17
7
10
55-28
58
5
V. Guimarães
34
15
10
9
50-35
55
6
Belenenses
34
12
12
10
34-35
48
7
Nacional
34
13
8
13
45-46
47
8
P. Ferreira
34
12
11
11
40-45
47
9
Marítimo
34
12
8
14
46-45
44
10
Rio Ave
34
10
13
11
38-42
43
11
Moreirense
34
11
10
13
33-42
43
12
Estoril
34
9
13
12
38-56
40
13
Boavista
34
9
7
18
27-50
34
14
V. Setúbal
34
7
8
19
24-56
29
15
Académica
34
4
17
13
26-46
29
16
Arouca
34
7
7
20
26-50
28
17
Gil Vicente
34
4
11
19
25-60
23
18
Penafiel
34
5
7
22
29-69
22
J
V
E
D
G
P
1
Tondela
46
21
18
7
67-51
81
2
União
46
22
14
10
69-39
80
3
Chaves
46
20
20
6
68-45
80
4
Covilhã
46
23
11
12
78-46
80
5
Sporting B
46
22
12
12
66-57
78
6
Benfica B
46
22
11
13
81-60
77
7
Feirense
46
21
12
13
61-51
75
8
Freamunde
46
18
17
11
48-32
71
9
V. Guimarães B
46
19
8
19
71-57
65
10
Beira-Mar
46
16
15
15
52-48
63
11
Farense
46
16
14
16
51-54
62
12
Académico
46
17
11
18
55-56
62
13
FC Porto B
46
17
10
19
66-64
61
14
Portimonense
46
15
15
16
56-62
60
15
Oriental
46
15
13
18
47-59
58
16
Olhanense
46
13
16
17
51-56
55
17
Oliveirense
46
14
13
19
50-67
55
18
Aves
46
12
17
17
52-58
53
19
Santa Clara
46
10
21
15
33-42
51
20
Leixões
46
13
11
22
53-67
50
21
SC Braga B
46
12
15
19
48-62
49
22
Atlético
46
11
14
21
56-70
47
23
Marítimo B
46
10
11
25
37-67
41
24
Trofense
46
9
9
28
35-81
36