SEXTA-FEIRA, 22-05-2015, ANO 16, N.º 5592
Rafael Amorin, Minhoca e Marco regressam
Para a partida frente ao Nacional, o técnico pacense Paulo Fonseca irá contar com Rafael Amorim, Minhoca e Marco.
Paços de Ferreira
legenda
22-05-2015 - 11:50
«Marco Matias pode decidir um jogo a qualquer momento» – Paulo Fonseca
Paços de Ferreira O treinador do Paços de Ferreira, Paulo Fonseca, espera um jogo difícil frente ao Nacional e alerta para os desequilíbrios que Marco Matias pode provocar. «Vamos ter um jogo extremamente difícil, frente a uma equipa recheada de bons jogadores e com vários atletas num excelente momento de forma como é o caso de Marco Matias, que pode decidir um jogo a qualquer momento», afirmou Paulo Fonseca, em conferência de Imprensa. O treinador pacense também abordou o árbitro escolhido para o jogo.
legenda
22-05-2015 - 11:43
Besiktas pensa em Jorge Jesus
Benfica O clube turco procura um substituto para o técnico croata Slaven Bilic e o nome de Jorge Jesus (Benfica) será uma das hipóteses, segundo revela a Imprensa local. O treinador português Jorge Jesus, em final de contrato com o Benfica, tem vindo a ser seguido por diversos clubes turcos, visto que o Fenerbahce também estará interessado no seu concurso.
Jackson Martínez despede-se frente ao Penafiel
FC Porto O goleador colombiano Jackson Martínez, que está perto de ser o melhor marcador da Liga portuguesa pela terceira vez consecutiva, deverá, esta sexta-feira, frente ao Penafiel realizar o último jogo pelo FC Porto, segundo refere A BOLA. Jackson está a um golo de atingir os 200 como jogador profissional e o número 50 no Estádio do Dragão.
Prossegue a contestação dos adeptos do Monterrey contra o jogo com Benfica
Benfica Os adeptos do Monterrey sentem-se profundamente enganados pela direção do clube por ter escolhido o Benfica para a inauguração do novo estádio, após as promessas que seria um clube da dimensão do Real Madrid ou Barcelona. Essa situação tem feito as capas dos jornais locais, que revelam que 95 por cento dos adeptos do Monterrey não querem que o jogo, marcado para dois de agosto, seja frente ao Benfica.
«Os meus métodos chocaram algumas pessoas» – Luís Boa Morte
Sporting O treinador Luís Boa Morte, que foi contratado para a equipa B e assumiu os juniores do Sporting em Outubro, reconheceu que ficou algo surpreendido com o que encontrou a nível da falta de atitude e empenho, algo que não existia quando era jogador. «Nunca foi assim. Por isso os meus métodos chocaram algumas pessoas. Estamos todos no mesmo barco. Quando o Sporting perde, seja primeira equipa, B ou formação, temos de tomar as dores uns dos outros. E quando o Sporting ganhar, a alegria é de todos
legenda
22-05-2015 - 10:28
Rafa na lista de reforços
Académica Rafael Sousa, centro campista de 26 anos, recebeu uma proposta para assinar pela Académica, avança hoje o jornal A BOLA. O médio fez toda a formação no Penafiel, mas a estreia na Liga registou-se ao serviço do Nacional há duas épocas. Nesta temporada, ao serviço dos durienses, fez 22 jogos nesta edição do campeonato.
«No Jamor vamos mostrar do que massa somos feitos» – Montero
Sporting O avançado colombiano Fredy Montero está consciente que o SC Braga irá jogar de forma diferente no Jamor do que fez em Alvalade, pelo que os jogadores leoninos têm de estar preparados os obstáculos que vão encontrar. «O SC Braga não vai cometer os mesmos erros que cometeu em Alvalade. Mas sabemos que, se jogarmos da mesma forma e formos contundentes ofensivamente, temos muito mais hipóteses de ganhar o jogo. Estamos preparados, sabemos que não vai ser fácil, mas, no Jamor, vamos mostrar do qu
Chaparro assina por dois anos
Estoril O médio ofensivo Leandro Chaparro assinou contrato por dois anos com o Estoril, avança hoje o jornal A BOLA. O jogador argentino, de 24 anos, que tem na velocidade e em lances de bolas paradas os seus pontos fortes, cessou a ligação à brasileira Traffic, através da qual foi colocado esta época no Beira-Mar. Pelos aveirenses disputou 29 jogos nas competições oficiais e seis golos.
Lucas João e Marco Matias alvos do dragão
Nacional O avançado Lucas João e o extremo Marco Matias (ambos do Nacional) estão entre as prioridades do FC Porto para reforçar o plantel para a próxima época, segundo apurou A BOLA. Lucas João, de 21 anos, tem estado em destaque ao serviço da equipa insular e até foi chamado pelo selecionador Fernando Santos para o particular frente a Cabo Verde. Marco Matias, de 26 anos, está a realizar uma temporada sensacional e contabiliza 16 golos.
André Fontes é um dos alvos
Arouca André Fontes, médio de 29 anos, termina contrato com o Penafiel no final do próximo mês. O jogador, utilizado pelos penafidelenses em 31 jogos da presente temporada, está na mira do Arouca, como avança hoje o jornal A BOLA. Antes dos durienses, o atleta representou Naval, Feirense e Académica, entre outros.
O que Portugal do Hélio tem a ver com as habilidades do Harry (e o truque para quase ganhar a Usain Bolt...)
Estilos e Espantos Tinha 13 anos quando perdeu a mãe num trágico acidente de viação. Valeu-lhe o apoio do irmão, o outro príncipe de Inglaterra já casado e com dois filhos. Quanto a ele, é aos 30 anos o solteiro mais cobiçado de todos os tempos, mas quem o conhece diz que nunca chegará ao trono. Apaixonado por desporto não há nada que o pequeno príncipe não saiba fazer – futebol, atletismo, basquetebol, râguebi. Mas o seu ponto fraco são as mulheres. Levou uma ex-modelo para a prisão, envolveu-se com uma prima e terá tido um caso amoroso com uma empregada de bar, uma cópia da bela Kate Middleton. Conheça o outro lado do Bad Boy, o quinto na linha de sucessão ao trono que foi acusado de insultos racistas e foi visto com um uniforme nazi... Se há alguém na corte capaz de desafiar as leis impostas pela monarquia, é ele: Henry Charles Albert David. Para alguns só Harry é o suficiente, embora Bad Boy também lhe sirva na perfeição. As circunstâncias teriam que ser extremamente incomuns para que se tornasse rei, o que lhe dá uma liberdade que o irmão nunca teve. E nessa liberdade de vida há, além de polémicas, desporto - e no desporto o mostrar das suas últimas habilidades foi na promoção do Mundial Sub 20 da Nova Zelândia - o Mundial onde a seleção de Hélio Sousa vai estar a sonhar, a sonhar com o pédio por que já passaram outras, as seleções de Carlos Queirós e a seleção de Ilídio Vale - que já o disse acredita, acredita que Portugal possa sair de lá com o tricampeonato do mundo até... ...
A correr no Tempo Foi há 130 anos, a 17 de maio de 1885, a primeira competição de ciclismo em Portugal. Disputou-se no Hipódromo de Belém, o hipódromo que Eça de Queirós haveria de levar a Os Maias, Os Maias que por essa altura ainda só lhe estavam a borbulhar nas ideias. O hipódromo fora inaugurado, 500 metros a poente do Mosteiro dos Jerónimos em 1874 – e a última vez que lá se fizeram corridas de cavalo fora em 1883. Por essa altura, Artur Seabra fizeram um estranho «byciclo» com canos de espingardas – e por Lisboa confundiam-no como um louco de Rilhafoles. Não tardou, foi de bicicleta que Portugal teve o seu primeiro campeão do mundo, o seu primeiro recordista do Mundo, o José Bento Pessoa... A Revolução Francesa terminara havia dois anos e em 1790, Mousieur de Sivrac apresentou num festival de Longenhap a sua «moderna invenção». Chamou-lhe celerífero – por baixo de uma trave de madeira tinha duas rodas de 65 centímetros de diâmetro. À frente, como se fosse o guiador – peça a simular a cabeça de um leão, que também poderia ser de cavalo, onde as mãos se apoiavam. Sobre o selim se escarranchava o «condutor da máquina» - que se movia quando ele batia com os pés no chão. No que deu o rapaz cansar-se de arrastar os pés... 23 anos se andou assim. Até que em Karlsruhe, na Alemanha, o Barão Charles de Crois Dsaubon adaptou ao celerífero de Sivrac um eixo de direcção. Ficou com o nome de draisiana. Continuava a ser de madeira – e foi a mãe da bicicleta. Ernesto, o filho de 15 anos de Mousieur Michoux, cansado de arrastar os pés para mover a draisienne atirou o futuro ao ar: - Se puséssemos aqui manivela como a que temos na amoladora, isto andaria mais depressa, seria mais prático e assim, a uma oficina de Paris, chegou o tempo dos pedais e dos crenques. E em 1865 o das correntes. E em 1868 o das jantes com borrachas maciças, dos raios de ferro em vez dos raios de madeira e das chumaceiras com esferas. E em 1869 o da primeira corrida, organizada pelo Velocípede Illustré: 123 quilómetros, vitória de J. More em 10 horas. 1200 quilómetros em 71 horas, mas, para outros, foram... 240 horas A tecnologia continuou a avançar – e em 1876 o inglês Dodds estabeleceu o primeiro recorde da hora: 25,896 quilómetros. E o francês Charles Terront colocou o dos 100 quilómetros em 3.28 horas. E foi ele que partiu favorito para a prova lançada pelo Petir Journal que cronistas consideraram «espantosa e incrível»: Paris-Brest, 1200 quilómetros. Venceu-a. Em 71 horas e 21 minutos, à média de 16,727 km/h. Ao cabo de 10 dias – isso mesmo 240 horas, o tempo máximo de qualificação! – chegou o 100º classificado e ainda havia vários outros na estrada, foram eliminados... ...

destaques

classificações

Liga
Liga 2
33. ª jornada
34. ª jornada
classificação
45. ª jornada
46. ª jornada
classificação
22-05
FC Porto
20:30
Penafiel
Sport TV1
23-05
Estoril
17:00
Boavista
23-05
Nacional
18:00
P. Ferreira
23-05
Arouca
18:00
Moreirense
23-05
Benfica
18:00
Marítimo
BTV1
23-05
Gil Vicente
18:00
Belenenses
23-05
Rio Ave
18:00
Sporting
Sport TV1
23-05
SC Braga
20:15
V. Setúbal
Sport TV1
23-05
Académica
20:15
V. Guimarães
Sport TV2
23-05
Beira-Mar
16:00
Académico
23-05
Portimonense
17:00
Leixões
24-05
Santa Clara
16:00
Covilhã
24-05
Marítimo B
16:00
FC Porto B
24-05
Oriental
17:00
União
24-05
Olhanense
17:00
Atlético
24-05
Aves
17:00
Trofense
24-05
Benfica B
17:00
V. Guimarães B
BTV1
24-05
SC Braga B
17:00
Sporting B
24-05
Chaves
17:00
Oliveirense
24-05
Farense
17:00
Feirense
24-05
Freamunde
17:00
Tondela
J
V
E
D
G
P
1
Benfica
33
26
4
3
82-15
82
2
FC Porto
33
24
7
2
72-13
79
3
Sporting
33
21
10
2
66-29
73
4
SC Braga
33
16
7
10
50-28
55
5
V. Guimarães
33
14
10
9
46-33
52
6
P. Ferreira
33
12
11
10
40-42
47
7
Belenenses
33
11
12
10
32-35
45
8
Marítimo
33
12
8
13
45-41
44
9
Nacional
33
12
8
13
42-46
44
10
Rio Ave
33
10
13
10
38-41
43
11
Moreirense
33
10
10
13
31-41
40
12
Estoril
33
8
13
12
36-56
37
13
Boavista
33
9
7
17
27-48
34
14
Académica
33
4
17
12
24-42
29
15
V. Setúbal
33
7
8
18
24-51
29
16
Arouca
33
7
7
19
25-48
28
17
Gil Vicente
33
4
11
18
25-58
23
18
Penafiel
33
5
7
21
29-67
22
J
V
E
D
G
P
1
Tondela
45
21
17
7
66-50
80
2
Covilhã
45
22
11
12
76-46
77
3
União
45
21
14
10
66-39
77
4
Chaves
45
19
20
6
66-45
77
5
Feirense
45
21
12
12
60-47
75
6
Sporting B
45
21
12
12
63-55
75
7
Benfica B
45
21
11
13
79-59
74
8
Freamunde
45
18
16
11
47-31
70
9
V. Guimarães B
45
19
8
18
70-55
65
10
Beira-Mar
45
16
14
15
51-47
62
11
Académico
45
17
10
18
54-55
61
12
FC Porto B
45
17
9
19
66-64
60
13
Portimonense
45
15
14
16
55-61
59
14
Farense
45
15
14
16
47-53
59
15
Oriental
45
15
13
17
47-56
58
16
Oliveirense
45
14
13
18
50-65
55
17
Olhanense
45
13
15
17
50-55
54
18
Santa Clara
45
10
21
14
33-40
51
19
Aves
45
11
17
17
49-58
50
20
SC Braga B
45
12
15
18
46-59
49
21
Leixões
45
13
10
22
52-66
49
22
Atlético
45
11
13
21
55-69
46
23
Marítimo B
45
10
10
25
37-67
40
24
Trofense
45
9
9
27
35-78
36