SEXTA-FEIRA, 26-05-2017, ANO 18, N.º 6327
Julian Assange na varanda da embaixada do Equador em Londres (AP)
Reino Unido
Assange: «A guerra está a começar agora»
19:01 - 19-05-2017
Julian Assange reagiu pessoalmente ao anúncio da procuradoria sueca de que ia abandonar o processo em que pedia a sua extradição para o país para responder a acusações de alegada violação.

O jornalista australiano de 45 anos fez uma declaração na varanda da embaixada do Equador em Londres, onde vive refugiado desde 2012 e onde deverá permanecer, pois tem também processos pendentes com a justiça do Reino Unido e teme uma possível extradição para os Estados Unidos.

Assange afirmou que a decisão da justiça sueca de abandonar o processo «é uma vitória importante» também «para o sistema dos direitos humanos da ONU», mas que «a guerra está apenas a começar». referindo-se aos problemas com o Reino Unido - tem uma presença em tribunal pendente.

«Hoje é um dia importante para mim e para o sistema de direitos humanos da ONU, mas não apaga os sete anos perdidos enquanto os meus filhos crescem lá fora. Não é algo que eu possa esquecer ou perdoar», referiu.

O Equador já pediu ao Reino Unido que lhe permita uma passagem segura para fora do país.
Redação

Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter

mais do dia

Sociedade Cristiano Ronaldo publicou, pela primeira vez, uma fotografia nas redes sociais com a sua namorada Georgina Rodriguez. Porém, logo apareceram rumores sobre uma possível gravidez. A posição das mãos do jogador sobre a barriga da modelo espanhola levou vários seguidores a levantar a questão. Georgina está grávida? Irá Cristiano Ronaldo ser pai pela segunda vez? De qualquer forma, não deixa de ter sido surpreendente a publicação de CR7, legendada com um coração.
Angola Pelo menos seis mortos é o balanço de um acidente ocorrido na sequência da queda de um contentor de mercadorias sobre uma viatura de transporte informal de passageiros, ocorrido no município de Viana, arredores de Luanda. Em declarações à Lusa, o oficial de informação do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do Comando provincial de Luanda da Polícia Nacional, Euler Matari, confirmou a morte no local do acidente, na via de acesso ao Mercado do 30, em Viana, de seis pessoas, tendo s
País A pesca de carapau com tamanho inferior ao mínimo de referência (os denominados jaquinzinhos) para os pescadores de arte-xávega foi autorizada pelo Governo, com a publicação em Diário da República de uma portaria do Ministério do Mar. O executivo de António Costa reconhece «o valor cultural e a considerável importância» para os pescadores da costa ocidental portuguesa e cria também uma comissão de acompanhamento e o controlo científico da espécie, que está «em bom estado». «É a primeira

destaques