DOMINGO, 26-03-2017, ANO 18, N.º 6266
Estados Unidos
Memorando de Trump propôs 100 mil oficiais da Guarda Nacional à caça de imigrantes
17:22 - 17-02-2017
Um memorando da administração de Donald Trump, citado pela agência Associated Press, sugere adotar um plano para destacar cerca de 100 mil oficiais da Guarda Nacional (GN) para deterem imigrantes indocumentados, incluindo milhões que vivem perto da fronteira com o México.

Mas, logo a seguir, um porta-voz da Casa Branca desmentiu a notícia, dizendo que «não era necessário destacar a Guarda Nacional».

«Isso é 100% mentira», afirmou Sean Spicer, acrescentando que não se trata «de um documento da Casa Branca».

Todavia, a agência AP diz que este documento, datado de 25 de janeiro, está assinado pelo Secretário de Segurança Interna, John Kelly, antigo oficial da marinha.

«O memorando de 11 páginas apela a uma militarização sem precedentes das detenções de imigrantes, acrescenta a agência».

Estão incluídos os quatro estados que fazem fronteira com o México: Califórnia, Arizona, Novo México e Texas) mas também os estados contíguos de Oregon, Nevada, Utah, Colorado, Oklahoma, Arkansas e Louisiana.

Segundo a proposta que consta do memorando citado pela AP, os governadores dos respetivos estados podem optar por destacarem o seu próprio policiamento.

A agência lembra que o corpo da Guarda Nacional já foi usado para policiar a fronteira entre México e EUA.

Esta nova polémica chega numa altura em que as medidas de Trump anti-imigração estão a ser questionadas.

Esta quinta-feira, foi organizado um protesto em todo o país sob o tema de ‘Um Dia Sem Imigrantes’, em que milhares faltaram aos empregos.
Redação

Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter

mais do dia

Madeira A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a morte de uma mulher, de 79 anos, que foi encontrada sem vida na zona do Arco da Calheta, na Madeira. As autoridades estão a interrogar o filho, de 45 anos, que partilhava casa com a vítima. O homem regressou há três semanas de Londres, existindo relatos de que tinham um passado conflituoso. O caso está a ser investigado como homicídio, uma vez que a vítima terá sido esfaqueada.
Cabo Verde A cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, acolhe nos dias 30 e 31 deste mês acolhe a terceira mesa redonda dedicada ao sector do turismo, desta feita sobre o tema `Turismo Urbano, Cultural e Náutico´. Segundo um comunicado do governo de Cabo Verde, a escolha de São Vicente tem a ver com as suas características de «ilha urbana, com um cosmopolitismo que lhe advém da sua cidade-porto com forte ligação ao mundo e à economia marítima». Esta mesa redonda visa analisar com as Câmaras Munici
Lisboa A rotura de uma conduta de água está a condicionar o trânsito em duas faixas da calçada de Carriche, em Lisboa, devido aos trabalhos de reparação. A Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) sugere aos condutores que, durante o dia de segunda-feira, optem por meios de transporte alternativos, ou vias alternativas, para o acesso a Lisboa. A rotura, no entanto, não põe em causa o abastecimento da água naquela zona da cidade

destaques