DOMINGO, 26-03-2017, ANO 18, N.º 6266
Angola
UNITA pede ponderação na preparação da visita de António Costa a Angola
15:18 - 17-02-2017
A UNITA pediu hoje ponderação na preparação da visita do primeiro-ministro português a Angola, recordando que o país já está em pré-campanha para as eleições gerais de agosto e receando a conotação com um apoio ao partido no poder.

A posição foi transmitida hoje à Lusa pelo porta-voz da União Nacional para Independência Total de Angola (UNITA), Alcides Sakala, depois de o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, ter admitido, em Luanda, que a visita de António Costa ao país poderá ocorrer ainda nesta primavera.

«Nós entendemos que é preciso muita, muita ponderação, porque se de um lado a cooperação entre Estados é necessária, por outro lado Angola está a viver um período de pré-campanha», disse Sakala.

A UNITA pretende desde já salvaguardar que as visitas - além do primeiro-ministro, também se prevê a posterior deslocação oficial do Presidente da República - «não configurem um apoio político ao partido no poder», num momento que é, defendeu, de «uma espécie de Governo de gestão» em Angola.

«É preciso muita ponderação relativamente a esses programas que eventualmente se venham a preparar, de visita ao nosso país. Angola está numa fase de transição e vivemos já um período muito intenso de pré-campanha», advertiu o porta-voz da UNITA.

«Queremos evitar o que aconteceu com o doutor Cavaco Silva em 1991, que, enquanto primeiro-ministro [português], foi utilizado pelo MPLA, apresentando-o num comício, no Moxico [província angolana]», recordou Sakala.

Lusa

Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter

mais do dia

Madeira A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar a morte de uma mulher, de 79 anos, que foi encontrada sem vida na zona do Arco da Calheta, na Madeira. As autoridades estão a interrogar o filho, de 45 anos, que partilhava casa com a vítima. O homem regressou há três semanas de Londres, existindo relatos de que tinham um passado conflituoso. O caso está a ser investigado como homicídio, uma vez que a vítima terá sido esfaqueada.
Cabo Verde A cidade do Mindelo, na ilha de São Vicente, acolhe nos dias 30 e 31 deste mês acolhe a terceira mesa redonda dedicada ao sector do turismo, desta feita sobre o tema `Turismo Urbano, Cultural e Náutico´. Segundo um comunicado do governo de Cabo Verde, a escolha de São Vicente tem a ver com as suas características de «ilha urbana, com um cosmopolitismo que lhe advém da sua cidade-porto com forte ligação ao mundo e à economia marítima». Esta mesa redonda visa analisar com as Câmaras Munici
Lisboa A rotura de uma conduta de água está a condicionar o trânsito em duas faixas da calçada de Carriche, em Lisboa, devido aos trabalhos de reparação. A Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) sugere aos condutores que, durante o dia de segunda-feira, optem por meios de transporte alternativos, ou vias alternativas, para o acesso a Lisboa. A rotura, no entanto, não põe em causa o abastecimento da água naquela zona da cidade

destaques