Rui Machete admitiu preocupação (foto LUSA)
Governo preocupado com nova lei de imigração na Suíça
Por Redação

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, explicou esta segunda-feira que o resultado do referendo na Suíça sobre imigração é motivo de preocupação.

A nova lei determina a criação quotas de imigrantes no país e dificulta a obtenção de um visto de residência permanente. Machete revelou não saber quantos dos cerca de 250 mil portugueses que se estima estarem naquele país são afetados pela nova lei, aprovada em referendo por 50,3 por cento dos votos.

Esta legislação, cujos resultados práticos devem entrar em vigor entre dois a três anos, vai ser debatida e negociada entre a federação e a União Europeia.

«Nós, Governo português, vamos seguir atentamente essa negociação, e vamos, na medida dos instrumentos competentes, participar nessa discussão. Havemos de consultar os imigrantes portugueses na Suíça para recolhermos a sua opinião sobre a situação, mas, evidentemente, vemos a situação com preocupação», disse Machete aos jornalistas em Bruxelas, à saída de uma reunião dos chefes de diplomacia dos 28.

O governante salientou que a medida não afeta os portugueses que já estão em situação legal na Suíça: «Os portugueses que vivem na Suíça e têm a sua situação regularizada não têm que estar preocupados; agora, os portugueses que ainda não têm a sua situação estabilizada, regularizada, esses têm um motivo de preocupação, e por isso mesmo nós também estamos preocupados.»

O Governo português vai participar nas negociações, uma vez que, apesar de a Suíça não integrar a União Europeia, há acordo assinados entre os países e que esta lei pode colocar em causa: «[Esta lei] obriga a uma revisão das relações entre a UE e a Suíça, visto que este acordo faz parte de um pacote em que está regulamentada a circulação de pessoas, que agora é posta em causa, de capitais, de bens e serviços, e isso vai ter que ser objeto de uma revisão.»
20:46 - 10-02-2014


PARTILHAR
             
DESTAQUES
ÚLTIMAS
ÚLTIMAS DESPORTO
© A BOLA Sociedade Vicra Desportiva