SEXTA-FEIRA, 24-02-2017, ANO 18, N.º 6236
Snapchat alia-se ao futebol
Tecnologia A aplicação do Snapchat passará a ter 13 filtros relacionados com clubes europeus e permitirá a fãs `pintar´ a cara com as cores do seu clube. Para já, apenas Chelsea, Barcelona, Liverpool, Everton, Arsenal, Manchester City e Borussia Dortmund estão disponíveis, desconhecendo-se se as equipas portuguesas estarão incluídas. Estes filtros só estarão disponíveis nos países dos clubes com direito a filtro, nomeadamente o Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha.
Yahoo alerta utilizadores sobre «potencial pirataria» nas suas contas entre 2015 e 2016
Tecnologia A Yahoo está a avisar os utilizadores sobre «uma potencial atividade de pirataria informática nas suas contas, entre 2015 e 2016», depois de uma longa investigação desencadeada pela empresa norte-americana. A investigação surgiu há vários anos depois de ter sido detetada «uma mega-falha» que expôs as contas de 1000 milhões de utilizadores. A Yahoo confirmou, esta quarta-feira, que está a notificar os utilizadores de que as suas contas estarão potencialmente comprometidas, mas declinou referir quantas pessoas foram atingidas. Numa breve declaração, a Yahoo denunciou «uma falha nos serviços através de um ato de pirataria informática, que foi responsável pelo desvio de informações privadas de mais de 1000 milhões de utilizadores da plataforma entre 2013 e 2014. As informações roubadas incluíam endereços de email, datas de nascimento e respostas a questões de segurança. Em outubro de 2015, a Yahoo anunciou a intenção de fazer atualizações ao seu serviço gratuito de correio eletrónico, incluído acabar com a necessidade de senhas em dispositivos móveis.
Samsung diz que defeitos nas baterias provocaram incêndios do Galaxy Note 7
Tecnologia A Samsung revelou esta segunda-feira que foram defeitos nas baterias que provocaram os perigosos incêndios no seu modelo de telemóvel Galaxy Note 7, que teve de deixar de fabricar. Investigações «concluíram que as baterias foram a causa dos incidentes com o Note 7», disse a empresa sul-coreana em comunicado. O responsável da divisão de telemóveis, Koh Dong-jin explicou que a publicação do relatório foi motivada pela necessidade de a empresa «recuperar a confiança» dos consumidores depois da perda de cerca de 6,1 biliões de won (cerca de 4.863 milhões de euros).
(Foto: Samsung)
23-01-2017 - 09:28
Já arrancou em Las Vegas a 50.ª edição da CES (fotos)
Tecnologia O Consumer Eletronics Show (CES) deste ano, que celebra a sua 50.ª edição, começou na passada quinta-feira em Las Vegas e conta já com dezenas de novidades no mundo ca tecnologia. Robôs, wearables, carros autónomos ou gadgets foram apenas alguns dos aparelhos que têm estado em destaque. Ao todo, são cerca de 3800 os expositores na feira de tecnologia. O CES vai decorrer até domingo.
A evolução do novo campus da Apple no último semestre (vídeo)
Tecnologia Os trabalhos de construção do Campus 2 da Apple prosseguem a um ritmo estonteante. Prova disso é o vídeo publicado esta semana na Internet, que compra a evolução do campus nos últimos seis meses. No vídeo é possível ver-se várias áreas, como o edifício principal, o centro de desenvolvimento, o auditório e o monte de terra. «Estou na construção há três décadas e sigo projetos em todo o mundo. Assombroso como os trabalhos estão a ser completados», disse um construtor, em declarações ao 9to5mac. Prevê-se que o campus esteve construído no próximo ano.
Falsa notícia ativa sistema de «segurança» do Facebook
Tecnologia Várias falsas notícias sobre alegadas explosões em Banguecoque, na Tailândia, ativaram a funcionalidade `Safety Check´ do Facebook. Os utilizadores da região receberam um aviso para se marcarem «em segurança» cerca das 21h00 locais, mas sem detalhes sobre a alegada explosão. O alerta foi desativado uma hora depois, mas mais tarde percebeu-se que a falsa explosão estava relacionada com uma notícia publicada em 2015 no Bangkok Informer. Desde novembro que a funcionalidade de `Safety Check´ do Facebook é ativada por um algoritmo que tem por base notícias e publicações populares numa determinada área.
Apple aposta no mercado automóvel
Tecnologia A multinacional Apple revelou estar interessada no mercado automóvel e disse que irá apostar num carro autónomo. «A companhia está a investir imenso no estudo de aprendizagem automática e automação e está entusiasmada com o potencial dos sistemas automatizados em várias áreas, incluindo os transportes», afirmou Steve Kenner, director de integridade dos produtos da Apple, citado pelo jornal The Guardian. No entanto, segundo o Wall Street Journal, a Apple poderá vir só a desenvolver o software capaz de controlar os veículos autónomos e não construir o veículo na sua totalidade. Kenner, na carta enviada ao diretor da Administração Nacional de Segurança Rodoviária, afirmou ainda que está disposta a colaborar com a Autoridade Nacional e outras partes interessadas.
Google Maps mostrará locais com acesso a cadeiras de rodas
Tecnologia Ao utilizarem o Google Maps, as pessoas gostam de saber o maior número de detalhes possível sobre determinado local. Foi com essa linha de pensamento que uma equipa da Google, liderada por Rio Akasaka (Google Drive), decidiu colocar a informação se determinado local tem os devidos acessos para pessoas com cadeiras de rodas, que será compilada a partir da área Local Guides. A informação passará a estar apresentada em conjunto com dados sobre as horas de maior afluência em determinados locais assim como o estado do trânsito nas imediações.
«Euro 2016» e «Pokémon Go» foram os temas mais procurados na Internet em 2016
Tecnologia Os temas mais procurados pelos portugueses na Internet este ano foram o «Euro 2016», em que a Seleção Nacional se sagrou campeã da Europa, e «Pokémon Go», o famoso jogo de telemóvel que conquistou milhões de pessoas em todo o mundo. A lista de palavras mais procuradas no Google ao longe dos 12 meses de 2016 foi divulgada esta sexta-feira e revela ainda que em Portugal as buscas ‘rainhas’ foram sobre desporto, tecnologia, entretenimento, lazer e política. No top-10 dos temas mais procurados estão também o «Brexit», «Love On Top», «Jogos Olímpicos», «iPhone 7», «Rock in Rio», «Secret Story», «Web Summit» e «Agario». Contudo, a nível mundial, foi o «Pokémon Go» o grande rei das pesquisas no Google este ano, seguindo-se «iPhone 7» e depois «Donald Trump». Em 4.º lugar aparece o cantor «Prince», em 5.º «Powerball», uma página de lotaria, em 6.º o músico «David Bowie», em 7.º o filme «Deadpool», em 8.º «olympics», visto que 2016 foi ano de Jogos Olímpicos, em 9.º o jogo «slitherio.io» e, em 10.º, o filme «Suicide Squad».

destaques