SEXTA-FEIRA, 24-02-2017, ANO 18, N.º 6236
Feira do Livro de Lisboa entre 1 e 18 de junho
Livros A 87.ª Feira do Livro de Lisboa decorre este ano entre os dias 1 e 18 de junho, revelou a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros. As inscrições para os participantes já terminaramm mas os equipamentos de restauração têm até esta sexta-feira. No ano passado, a Feira do Livro de Lisboa teve 10 novos participantes, entre os 123 inscritos com um número recorde de 277 pavilhões.
David Bowie distinguido como Melhor Artista do Ano nos Brit Awards
Música O músico britânico David Bowie foi distinguido como Melhor Artista masculino do ano, na cerimónia de entrega dos Brit Awards no Reino Unido. Esta é a terceira vez que o músico recebe este prémio, depois de ter recebido nos anos de 1984 e 2014. David Bowie está ainda nomeado para Melhor Álbum, por `Blackstar´, editado a 8 de janeiro de 2016, quando completou 69 anos, dois dias antes da morte.
Foxygen confirmados no Paredes de Coura
Música A dupla norte-americana Foxygen foram confirmados, esta segunda-feira, no festival Vodafone Paredes de Coura. A banda de Sam France e Jonathan Rado vem apresentar o álbum mais recente, `Hang´, o terceiro na carreira e o primeiro editado «a sério» em estúdio. Os Foxygen juntam-se aos já confirmados Nick Murphy (Chet Faker), Foals, At the Drive-In, Beach House, Future Islands, Ty Segall, Benjamin Clementine, BadBadNotGood, , !!! (Chk Chk Chk), Car Seat Headrest, Beak>, Ho99o9, Moon Duo, Sunflower Bean e Manel Cruz. O Vodafone Paredes de Coura decorre de 16 a 19 de agosto na Praia Fluvial do Taboão, em Paredes de Coura.
Foxygen (Foto: Facebook)
20-02-2017 - 20:38
Kurt Cobain faria 50 anos
Música O vocalista dos Nirvana, Kurt Cobain, faria esta segunda-feira 50 anos, caso não se tivesse suicidado no dia 5 de abril de 1994. Mais de 20 anos depois da morte, o legado mantém-se vivo e continua a influenciar as novas gerações. Com a morte foi o fim da banda e do movimento musical `grunge´, no entanto tal não foi suficiente para fazer com que a sua música deixasse de ser ouvida.
«Nós Matámos o Cão Tinhoso» em cena pela última vez em Xabregas
Teatro «Nós Matámos o Cão Tinhoso», no seu segundo ciclo de representação, estará este sábado em cena, pela última vez, a partir das 21.30 horas, no Teatro Ibérico, em Lisboa (Xabregas). Extraída da obra com o mesmo nome do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana (1964), discípulo do poeta José Craveirinha e que foi também secretário de Estado da Cultura de Moçambique no tempo do presidente Samora Machel, a peça, com arrebatadora interpretação dos jovens atores David Pereira Bastos e Sara Ribeiro, centra-se na história de um menino e de um cão, em que se ‘metaforiza toda a África no drama da sua colonização’. A direção e encenação é da responsabilidade de João Garcia Miguel, assistido por Rita Costa, embalados pela música de Ricardo Martins e Joana Guerra. Cá está um bom motivo para ir ao teatro na noite deste sábado.
Vocalista dos Rolling Stones comprou mansão em Hampshire – mas não se lembra
Música Mick Jagger escreveu uma (alegada) autobiografia nos anos 80, na qual o vocalista dos Rolling Stones terá dito não se lembrar de ter escrito as próprias memórias. Para além de ter comprado uma casa de campo em Hampshire (Reino Unido), sob o efeito do LSD, a obra revelaria também que Jagger participou numa corrida de cavalos que lhe provocou uma experiência de «morte». Na mansão, adquirida nos anos 70, acredita-se que lá foram gravadas algumas das canções dos Stones. Jonh Blake, responsável por desvendar a existência desta alegada autobiografia, afirma que Mick Jagger, 73 anos, «chegou a concordar com a publicação» do livro», voltando, todavia, semanas depois, afirmar que «nunca iria «escrever uma autobiografia». Um dos assessores de Mick Jagger já se pronunciou sobre o assunto e garantiu que a mítica estrela de rock nunca foi contactada.
Nickelback arrasados por Schwarzenegger nas redes sociais
Música O ator norte-americano Arnold Schwarzenegger, 69 anos, antigo governador do estado da Califórnia, escolheu as redes sociais para comparar a banda de rock canadiana Nickelback a «herpes, colonoscopias e ao trânsito». Num vídeo partilhado na página oficial do facebook da empresa de comunicação ATTN, Schwarzenegger refere-se à falta de popularidade do Congresso dos EUA e aproveitou para lançar um inesperado ataque ao quarteto liderado pelo vocalista/guitarrista Chad Kroeger. Schwarzenegger manifestou-se também noutra rede social, no caso o twitter, onde os Nickelback (autores do êxito mundial `How You Remind Me`) não hesitaram em responder e pediram para serem deixados «de fora das pérolas de sabedoria sobre o futuro» do ‘Exterminador Implacável’. «Haja respeito!», escreveram ainda.
Susan Sarandon assume bissexualidade aos 70 anos
Sociedade A atriz norte-americana Susan Sarandon assumiu a bissexualidade, estando disposta a envolver-se com homens ou mulheres, depois dos casamentos com os atores Chris Sarandon e Tim Robbins. «A minha orientação sexual está aberta. Sou uma monogâmica convicta, então nunca tive uma longa carreira de relacionamentos. Nunca estive disponível às ofertas de qualquer tipo», disse a atriz de 70 anos. Susan Saradon, que tem defendido os direitos LGBT, também revelou que já teve um caso com o ator Philip Sayer, que era gay.
D.A.M.A e Anselmo Ralph na Semana Académica de Lisboa
Música A Semana Académica de Lisboa, que este ano irá realizar-se na Doca de Pedrouços em Algés, vai contar com as atuações dos D.A.M.A, Anselmo Ralph. Também Agir e Regula já estão confirmados para a edição deste ano. Este ano, a Semana Académica de Lisboa terá lugar entre 15 e 20 de maio. Os bilhetes já estão à venda, com um custo de 24 euros.
Norte-americanos Spoon confirmados no NOS Alive
Música A edição deste ano do NOS Alive tem mais um nome confirmado o cartaz, a banda de indie rock Spoon. Originais de Austin, no Texas, o grupo sobe ao Palco Heineken no dia 8 de julho, o mesmo que Cage The Elephant. A banda liderada por Britt Daniel, deverá apresentar o próximo álbum, que será editado a 17 março, `Hot Thoughts´. Para este ano estão já confirmados, além dos Cage The Elephant, Alt-J, Blossoms, Depeche Mode, Foo Fighters, Imagine Dragons, Kodaline, Parov Stelar, Phoenix, Ryan Adams, Savages, The Kills, The Weeknd, The xx, Wild Beasts, Warpaint, Rhye e Glass Animals.
Guns N’ Roses enganaram-se no nome da cidade australiana onde atuaram
Música O concerto dos Guns N’ Roses em Melbourne, na Austrália, começou com uma gaffe que vai ficar para a história, tudo porque o apresentador enganou-se no nome… da cidade. A banda já estava atrasada e o público ansioso para ver o regresso dos norte-americanos aos palcos australianos. Mas quando o vocalista Axl Rose, o guitarrista Slash e companhia se preparavam para subir ao palco, o tradicional apresentador dos concertos do grupo, o técnico de guitarra McBob, saudou a multidão com um… ‘Hello Sydney’. A multidão respondeu com um sonoro coro de assobios, mas perdoou a falha depois do concerto dos autores de ‘Sweet Child O` Mine ‘. A rivalidade entre as cidades de Melbourne e Sydney é histórica. «Melbourne! Acidentalmente, depois de 30 anos, McBob cometeu um erro. Aceitem as nossas desculpas. Obrigado por terem estado connosco esta noite», escreveu a banda na rede social Twitter.

destaques