SEXTA-FEIRA, 23-06-2017, ANO 18, N.º 6355
The Gift fecham cartaz do Super Bock Super Rock
Música Os portugueses The Gift são a última confirmação para o cartaz do Super Bock Super Rock, que se realiza de 13 a 15 de julho. A banda da Alcobaça irá atuar no dia 14, no Palco Super Bock, juntando-se, assim, a Future e London Grammar, e vão apresentar o novo álbum ‘Altar’, produzido por Brian Eno. O festival realiza-se no Parque das Nações, em Lisboa, estando os bilhetes à venda nos locais habituais a preços que vão dos 55 (diário) aos 109 euros (passe geral). Já não há ingressos para o primeiro dia.
Carrie Fisher, a Princesa Leia da Guerra das Estrelas, tinha vestígios de cocaína, heroína e ecstasy
Cinema A atriz norte-americana Carrie Fisher (a Princesa Leia, da saga Guerra das Estrelas) tinha vestígios de cocaína, heroína e ecstasy no organismo quando morreu, subitamente, em dezembro de 2016, segundo o relatório da autópsia divulgado esta segunda-feira. O documento produzido pelos médicos legistas não conseguiu aferir o efeito que o ‘cocktail’ de drogas teve no organismo de Carrie Fisher. O Instituto de Medicina de Los Angeles anunciou, na sexta-feira, que Carrie Fisher tinha morrido de «apneia do sono e de outras causas». A atriz, de 60 anos, morreu a 27 de dezembro de 2016, quatro dias depois de ter sofrido uma paragem cardíaca durante um voo entre Londres e Los Angeles. O relatório da autópsia revelado esta segunda-feira revela que a atriz terá consumido cocaína 72 horas antes da referida paragem cardíaca. Carrie Fisher sofria de distúrbio bipolar.
Já nasceram os gémeos de Beyoncé
Música A revista People avança que os bebés de Beyoncé e de Jay-Z já nasceram. «Bey e Jay estão felicíssimo e já começaram a partilhar a notícia com a família e os amigos mais próximos», revelou uma fonte à revista americana. O US Weekly avança que os gémeos terão nascido no início da semana. Os bebés vão juntar-se à filha mais velha do casal, Blue Ivy, de 5 anos.
Beyoncé (D.R.)
18-06-2017 - 12:29
Katy Perry é a primeira pessoa a atingir 100 mil seguidores no Twitter
Sociedade A cantora Katy Perry bateu sexta-feira um recorde no Twitter, ao tornar-se na primeira pessoa a passar dos 100 mil seguidores, feito que foi assinalado pela própria rede social. «Hoje testemunhamos um momento histórico, parabéns Katy Perry», refere o Twitter, fazendo um trocadilho com o mais recente álbum da cantora, «Witness» («testemunha» em inglês). Já em 2014 tinha sido a primeira a primeira personalidade a superar os 50 milhões. Atrás de si estão Justin Bieber (97 milhões) e Barack Obama(91 milhões).
Morreu o jornalista Joaquim Vieira
Óbito O jornalista Joaquim Vieira morreu na madrugada deste sábado, vítima de doença prolongada, no Hospital de Santo António, no Porto. Tinha 65 anos. Joaquim Vieira trabalhou mais de 25 anos na Rádio Renascença depois de ter passado pela TSF e por rádios locais do Porto. Voz reconhecida da rádio, o jornalista destacou-se não apenas na área do futebol, mas também pela forma como contava aos ouvintes as histórias da Volta a Portugal em Bicicleta, que acompanhou em mais de 20 edições. A Federação Portuguesa de Futebol, em nota assinada pelo seu presidente, Fernando Gomes, expressou o seu pesar. «Jornalista bem conhecido no meio desportivo, granjeava simpatia e respeito de dirigentes, treinadores, jogadores e dos colegas de profissão. Adorava futebol e adorava ciclismo, tendo somado, para a Renascença, inúmeras reportagens na Volta a Portugal em bicicleta e em centenas de jogos de futebol pelos estádios de todo o país, quase sempre como repórter de pista, com o colete a exibir o símbolo da sua RR, rádio onde passou grande parte da sua carreira, depois de passagens pela TSF e por emissoras regionais. Além de repórter de rádio, Joaquim Vieira foi também futebolista, tendo atuado nas camadas jovens do FC Porto ao lado de nomes como António Oliveira. A morte levou-o cedo, aos 65 anos. Aos familiares, amigos e, em especial, aos colegas que diariamente com ele privavam na Rádio Renascença, a Federação Portuguesa de Futebol endereça sentidas condolências», lê-se. Também a Liga Portuguesa de Futebol Profissional expressou a profunda tristeza com que a notícia foi recebida. «A Liga Portugal recebeu com profunda tristeza e pesar a notícia do falecimento de Joaquim Vieira, jornalista da Rádio Renascença. Joaquim Vieira era um dos jornalistas que nos honrava com a sua presença na cobertura dos eventos da Liga Portugal. A notícia do seu falecimento deixa-nos a todos mais pobres e saudosos. É com profundo pesar que a Liga Portugal endereça as mais sentidas condolências à família, amigos e àqueles com quem Joaquim Vieira privava», diz a nota publicada no site do organismo. O funeral de Joaquim Vieira realiza-se esta domingo às 11 horas, na Igreja Matriz de Gondomar, onde o corpo já está em câmara ardente. À família enlutada e à Rádio Renascença endereça A BOLA sentidas condolências.
Carrie Fisher morreu de apneia do sono agravada por doença cardíaca e uso de drogas
Cinema Carrie Fisher, atriz que ficou famosa pela interpretação da Princesa Leia na saga Star Wars, morreu de apneia do sono agravada por outros fatores, nomeadamente doença cardíaca e uso de drogas, informou o instituto de medicina legal de Los Angeles. Fisher morreu a 27 de dezembro de 2016. O seu certificado de óbito indicava como causa de morte uma paragem cardíaca, mas então, aquele instituto, numa declaração oficial, ressalvava que a causa exata era indeterminada. Billie Lourd, a filha de Carrie Fisher, citada pela revista People, pronunciou-se sobre a informação agora conhecida. «A minha mãe lutou contra a adição de drogas e contra doença mental toda a sua vida. Ela, enfim, morreu disso», declarou.
Autógrafo de Chris Cornell à venda por cerca de 10 milhões de dólares
Música Um fã de Chris Cornell colocou à venda um autógrafo no eBay por quase 10 milhões de dólares, garantindo que foi obtido logo após o concerto no hotel onde o músico viria a falecer. «Este bilhete foi autografado no hotel, logo a seguir ao concerto, e isto aconteceu cerca de uma hora antes de ele falecer. [O Chris Cornell] assinou-me uns discos de vinil e umas capas de CD e o meu bilhete do concerto», escreve o vendedor, explicando que não tem uma foto do momento, para comprovar a autenticidade do autógrafo, devido à presença de seguranças privados que acompanhavam o cantor e de seguranças à porta do hotel. O preço de licitação do bilhete autografado é de 9,999,999 dólares (quase 9 milhões de euros).
Escritor israelita David Grossman vence o Man Booker International Prize
Livros O escritor israelita David Grossman venceu o Man Booker International Prize, pelo seu último romance, «A horse walks into a bar», traduzido para inglês por Jessica Cohen. O prémio é atribuído a um livro traduzido para inglês e publicado no Reino Unido. O vencedor recebe um prémio de 50 mil libras (cerca de 57 mil euros), a ser dividido entre autor e tradutor.
Bob Dylan acusado de plagiar citações para o discurso do Prémio Nobel
Música O cantor Bob Dylan, que venceu o Prémio Nobel da Literatura no ano passado, está a ser acusado de plagiar citações que foram utilizadas no seu discurso de agradecimento. Em causa estão alegadas citações sobre o livro de Herman Helville, «Moby Dick», e que terão sido retiradas de um `site´ de apoio a estudantes, o SparkNotes, e que despertaram a atenção do escritor Ben Greenman. O caso foi revelado por Andrea Pitzer, jornalista do Slate, que escreveu um artigo onde compara o discurso de Dylan e as citações presentes na plataforma. Nem Bob Dylan, nem a sua editora, comentaram até ao momento as acusações.
Nouvelle Vague dão três concertos em Portugal em outubro
Música Os franceses Nouvelle Vague regressam a Portugal em outubro, para três concertos. A banda virá apresentar o mais recente álbum (‘I Could Be Happy)’, bem como outras das suas famosas releituras, a 26 de outubro na Aula Magna, em Lisboa, dia 27 no Convento de São Francisco, em Coimbra, e a 29 na Casa da Música, no Porto. Em Lisboa, os bilhetes custam entre 25 e 35 euros, no Porto têm o preço único de 30 euros e em Coimbra variam entre 23 e 35 euros. No ‘I Could Be Happy’, há versões de temas dos The Cure, Brian Eno, Ramones e Cocteau Twins, bem como originais da banda.
Nove distritos sob aviso amarelo
Meteorologia São nove os distritos de Portugal continental que estão, esta segunda-feira. Sob aviso amarelo, devido à previsão de temperaturas com valores bastante elevados, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Os distritos de Braga, Vila rela, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal estão sob aviso amarelo desde o passado domingo até a próxima terça-feira. Durante a tarde está previsto um aumento da nebulosidade em algumas regiões do interior Norte e Centro e no Alto Alentejo, onde há também a possibilidade de ocorrência de trovoadas e aguaceiros.

destaques