SEXTA-FEIRA, 23-06-2017, ANO 18, N.º 6355
Costa anuncia fundo e diz que é «essencial apurar o que aconteceu»
Política O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, a criação de um fundo de apoio à revitalização dos concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, que vai reunir os apoios que estão a chegar à área onde faleceram 64 pessoas. O fundo vai ser gerido por um representante do Ministério do Trabalho e terá representação dos três municípios. «Para assegurar a justiça e equidade na canalização dos apoios que têm vindo a chegar», explicou, adiantando também que o levantamento das necessidades das populações afetadas vai estar concluído até ao final da próxima semana. António Costa disse também que o Governo vai apoiar a criação de qualquer comissão técnica independente para analisar os fogos - como pediu o PSD. «É essencial apurar cabalmente tudo o que aconteceu», reforçou, recordando que foram por estes dias pedidos esclarecimentos a IPMA, GNR - que já responderam - e Protecção Civil sobre os acontecimentos de sábado. «Reforma florestal não produzirá resultados num mês» O chefe de governo sublinhou que a reforma da floresta já estava em curso, com, por exemplo, maior controlo na plantação de eucaliptos, mas o contacto, por proprietários, muitas vezes donos de micro-mini fundios, é um processo demorado. «Este é o momento certo para fazermos a reforma da floresta, para um trabalho profundo de reordenamento. Não produz efeitos num mês, num ano ou em dois anos, mas é uma reforma estrutural que implica um trabalho profundo», disse, secundado pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos.
Perto de 350 médicos ficam sem acesso a especialidade médica
Saúde Perto de 350 médicos ficaram sem acesso à especialidade médica no concurso que terminou esta semana. Este número representa um aumento de 63% relativamente ao ano passado, refere a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). A estes 347 médicos, de acordo com um comunicado da ANEM, juntam-se outros 266 clínicos que desistiram do concurso e que tentarão a candidatura no próximo ano, «agravando assim o problema da insuficiência de vagas para especialidade».
Incêndio já está em fase de rescaldo
Góis O incêndio de Góis, no distrito de Coimbra, entrou oficialmente em fase de rescaldo ao final da tarde desta quinta-feira. O dispositivo operacional vai ser reduzido em 30 a 40%, revelou o comandante operacional Pedro Nunes. Em declarações aos jornalistas, Pedro Nunes disse que não existem situações de reacendimento, nem frente de fogo, o vai permitir esta desmobilização. De acordo com o responsável, no terreno ficaram 500 operacionais, 150 viaturas e duas máquinas de arrasto.
22-06-2017 - 21:48
Morreu Miguel Beleza, ex-ministro das Finanças
Óbito O ex-ministro das Finanças e economista Miguel Beleza, morreu esta quinta-feira em Lisboa aos 67 anos. De acordo com a informação avançada pela SIC, Miguel Beleza terá falecido na sequência de uma paragem cardiorrespiratória. O economista, licenciou-se pela Universidade Técnica de Lisboa, em 1972. Miguel Beleza foi ministro das Finanças entre 1990 e 1991, substituindo no cargo Miguel Cadilhe. Foi também governador do Banco de Portugal entre 1992 e 1994, tendo regressado em 2009 para integrar o Conselho Executivo.
Governo diz que Góis e Pampilhosa estão abrangidos pelos apoios do Estado
País O Governo esclareceu que os municípios de Góis e de Pampilhosa da Serra estão abrangidos por apoios do Estado à reconstrução dos territórios atingidos pelos incêndios e que o fundo aprovado esta quinta-feira é apenas um dos vários que disponíveis. Os municípios de Góis e Pampilhosa da Serra manifestaram a sua indignação pelo facto de os seus concelhos não estarem abrangidos pelo fundo de apoio à revitalização das áreas afetadas pelos fogos. Pedro Marques, o ministro do Planeamento e Infraestruturas, afirmou que estes dois municípios «obviamente estão abrangidos pelos apoios do Estado».
Proibido lançar balões de São João
Porto É proibido lançar balões de São João, no Porto, podendo levar a uma multa até aos cinco mil euros por pessoa. A PSP irá proceder à fiscalização durante os festejos. O lançamento de um balão de São João pode ser punido com uma multa que varia entre os 140 euros e os cinco mil euros, no caso de pessoas singulares, e entre os 800 euros e os 60 mil euros no caso de pessoa coletiva. O período crítico do Sistema de Defesa da Floresta contra Incêndios foi antecipado para esta quinta-feira, devido às condições meteorológicas adversas de temperatura que determinaram o aumento do nível de perigo para alerta vermelho e laranja no continente.
Deputados discutem sexta-feira solução para lesados do BES
País Os deputados vão discutir na próxima sexta-feira a legislação que permite enquadrar a solução para os lesados do papel comercial do BES, através da criação de um fundo que servirá para pagar as indeminizações. A proposta de lei foi enviada pelo Governo ao Parlamento no passado mês de abril. O diploma visa a criação de fundos de recuperação de créditos sendo justificada a sua necessidade com o facto de os mecanismos existentes serem insuficientes para assegurar a diminuição das perdas sofridas.
Dominado fogo na localidade de Figueiredo
Sertã O incêndio florestal que deflagrou esta quinta-feira em Figueiredo, no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, e que envolveu mais de 100 operacionais, foi dado como dominado ao final da tarde. O Comando Distrital de Operações de Castelo branco revelou que às 18.20 horas se mantinham nas operações de rescaldo 109 bombeiros e 28 veículos. O incêndio chegou a ter 120 bombeiros e quatro meios aéreos envolvidos no combate apesar de nunca ter colocado em perigo casas ou pessoas.
Queda de grua na Avenida António Augusto Aguiar faz um ferido ligeiro
Lisboa A queda de uma grua na Avenida António Augusto Aguiar, em Lisboa, provocou ferimentos num homem de 49 anos, disse o Instituto Nacional de Emergência Médica. A grua terá caído sobre um hotel perto do El Corte Inglés deixando ferido um homem que estava no telhado do edifício. O homem foi então transportado para o Hospital de São José apresentando apenas ferimentos ligeiros. O trânsito está cortado nos dois sentidos desde cerca das 18.00 horas.
Atividades letivas retomadas na próxima segunda-feira nas localidades afetadas pelo incêndio
País O Ministério da Educação informou, esta quinta-feira, que as atividades letivadas vão ser retomadas em Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Pampilhosa da Serra a partir da próxima segunda-feira. Castanheira de Pera e Góis também vão voltar à normalidade. Em comunicado pode ler-se: «O Ministério da Educação reitera que está assegurado que os alunos das comunidades educativas afetadas terão oportunidade de realizar os exames e provas em datas alternativas, estando acautelado que não serão prejudicados», diz. De acordo com o último balanço feito pelas autoridades, do incêndio de Pedrógão Grande resultaram 64 vítimas mortais e mais de 25º feridos.
ANA prevê demoras no controlo de segurança dos aeroportos durante o fim de semana
País A ANA – Aeroportos de Portugal, informou esta quinta-feira que os procedimentos de segurança deverão ser mais demorados durante o próximo fim de semana devido à greve das empresas de segurança além do elevado tráfego que se registou nos últimos meses. Em comunicado, a empresa recomendou que os passageiros cheguem ao aeroporto com, pelo menos, três horas de antecedência relativamente ao voo. No comunicado pode ler-se: «Sugere-se, igualmente, que os passageiros procedam ao despacho da bagagem no check-in, para reduzir o número de peças a rastrear no controlo de bagagem de mão».

destaques