SEGUNDA-FEIRA, 24-04-2017, ANO 18, N.º 6295
Governo e Sindicatos discutem hoje regularização de precários
País Carolina Ferra, secretária de Estado da Administração e do Emprego Público, reúne-se esta segunda-feira com os sindicatos da Função Pública para discutir o processo de regularização de precários no Estado. A primeira estrutura a ser ouvida será a Federação de Sindicatos de Administração Pública (Fesap) seguida do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e da Frente Comum. Este encontro acontece duas semanas depois de o Governo ter enviado um projeto de portaria aos sindicatos no qual esclarece que o programa de regularização de precários será alargado a toda as carreiras da Função Pública, mesmo as que têm regras próprias excetuando os professores.
Incêndio destrói cobertura de edifício na Buraca
Amadora Um incêndio destruiu, este domingo, a cobertura de um edifício residencial de três andares na Buraca, concelho da Amadora, sem provocar feridos. O alerta foi dado às 20.43 horas e o fogo ficou dominado por volta das 21.00 horas. Ao local deslocaram-se 24 bombeiros e sete veículos de combate a incêndios das corporações da Amadora e de Queluz.
Incêndio que deflagrou em Folhadela está extinto
Vila Real O incêndio rural que deflagrou este domingo na freguesia de Folhadela, no concelho de Vila Real, foi declarado extinto. O alerta foi dado por volta das 12.00 horas e foram mobilizados 74 operacionais das forças de segurança e socorro, 19 viaturas e um meio aéreo. As chamas lavraram numa zona de povoamento florestal.
23-04-2017 - 21:59
Irmã da adolescente que morreu com sarampo está internada
Saúde A irmã da jovem que morreu com sarampo esta quarta-feira foi internada no Hospital Dona Estefânia com sintomas da doença. À semelhança da irmã, a menina de 12 anos não estará vacinada. Após vários dias internada, adolescente que morreu sofreu uma pneumonia bilateral, complicação respiratória do sarampo. Desde janeiro deste ano, foram notificados 21 casos de sarampo em Portugal, número que ultrapassa os da última década, segundo dados de vários relatórios da Direção-Geral da Saúde.
Fardo de droga com 35 quilos dá à costa
Faro Um fardo de droga (haxixe) com 35 quilos deu à costa da ilha da Culatra, no Algarve, no sábado. Foi detetado pela empresa municipal de limpezas de Faro (Fagar) e recolhido pela Polícia Marítima. O alerta do achado foi dado à Polícia Marítima do comando local de Olhão por volta das 9.45 horas, que se deslocou de imediato ao local e recolheu o fardo, entregando-o de seguida à Polícia Judiciária, que vai conduzir a investigação.
Corpo de mulher encontrado num poço
Nelas O corpo de uma mulher, de 61 anos, foi encontrado dentro de um poço na localidade de Vilar Seco, em Nelas, Viseu. O aleta foi dado por volta das 16.30 horas, sendo que a vítima já foi retirada sem vida do poço. Este encontrava-se no quintal, próximo da sua casa. Ao local deslocaram-se os Bombeiros de Nelas, seis veículos da GNR e uma viatura da VMER de Viseu.
PCP acusa PS de ter sido «mais papista do que o papa»
Política O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou este domingo o PS de ter sido «mais papista que o papa» em relação aos conteúdos do Programa de Estabilidade e do Plano Nacional de Reformas (PNR). «E esta acusação fazemos ao PS, porque não tinha que ser mais `papista que o papa´. Nós precisamos de verba, de dinheiro para responder aos problemas económicos e sociais que hoje temos no país, com estes instrumentos (Programa de Estabilidade e Plano de Reformas) que agora foram aprovados não iremos longe», disse Jerónimo de Sousa. O líder comunista falava no decorrer de um almoço convívio com militantes e simpatizantes do PCP, em Monforte, no distrito de Portalegre
Mais de 70 operacionais combatem incêndio
Vila Real Um incêndio que deflagrou este domingo, em Vila Real, está a ser combatido por 74 operacionais apoiados por 19 viaturas e um meio aéreo. O alerta da ocorrência em povoamento florestal foi dado por volta das 12.00 horas.
Promover a leitura é forma de defender a liberdade - António Costa
Cultura O primeiro-ministro, António Costa, afirmou este domingo no Porto, que promover a leitura é a forma de promover a liberdade, considerando que a leitura. «Acredito mesmo que se há forma de defender a liberdade é mesmo promover a leitura, porque a leitura liberta e permite-nos exprimir livremente aquilo que cada um escreve, qualquer que seja a língua em que escreve», disse António Costa, no Porto, no âmbito da apresentação do Plano Nacional de Leitura (PNL) 2027. O primeiro-ministro recordou que viveu na infância uma experiência familiar que lhe fez perceber que «ler é mesmo sinónimo de liberdade», ao ver a sua mãe, jornalista, a ter que reescrever os seus textos censurados pela ditadura.
Eleitores esperam uma hora para votar na Embaixada de França em Lisboa
Lisboa Várias centenas de pessoas fazem fila para votar na embaixada francesa, em Lisboa, na primeira volta das eleições para a presidência de França. Os eleitores, que vêm de várias zonas do país, têm esperado em média, uma hora para votarem, formando uma fila de cerca de 300 metros. Se nenhum dos 11 candidatos conseguir maioria absoluta, o que de acordo com as sondagens não irá acontecer, realiza-se a segunda volta das eleições presidenciais no dia 7 de maio.
Banco BPI pagou prémios aos trabalhadores este mês
País O Banco BPI pagou este mês prémios aos trabalhadores, como tem sido prática nos últimos anos, segundo revelaram funcionários da instituição financeira ainda liderada por Fernando Ulrich. A remuneração variável tem um valor mínimo superior a 300 euros e foi paga a 12 de abril. A decisão de pagar esta prestação extraordinária foi tomada pela comissão executiva do banco, liderada por Fernando Ulrich, que cessa as funções de presidente executivo, esta semana, na sequência da tomada de controlo do BPI pelo grupo espanhol Caixabank.

destaques