QUARTA-FEIRA, 24-05-2017, ANO 18, N.º 6325
Festas da cidade orçadas em 1,3 milhões de euros
Lisboa As Festas de Lisboa voltam a ser asseguradas totalmente com recurso a patrocínios, num orçamento total de 1.354.350 euros, anunciou a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), responsável pela organização. De acordo com a presidente da EGEAC, Joana Gomes Cardoso, o orçamento deste ano das Festas de Lisboa está «em linha com os outros anos». O programa deste ano foi apresentado hoje no cineteatro Capitólio, na capital, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medida, que afirmou que as Festas representam «a maior expressão do carácter popular e bairrista da cidade». Para o autarca, as Festas de Lisboa são também «uma grande montra do que é a cidade: aberta, cosmopolita e tolerante».
Dois agentes da PSP envolvidos em despiste
Beja Dois agentes da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Beja sofreram um acidente de automóvel esta terça-feira, por volta das 15.00 horas, na estrada nacional 121, a cerca de um quilómetro da localidade de Beringel, em Beja. Os dois agentes, um de 41 anos e outro de 55 anos, seguiam num veículo descaracterizado, quando se despistaram devido à quebra do braço direito da viatura onde seguiam. A viatura percorreu cerca de 100 metros até ficar imobilizada no sentido contrário àquele em que seguiam.
Conheça a chave do Euromilhões desta terça-feira
Euromilhões O sorteio desta terça-feira do Euromilhões tem como chave os números 8, 15, 25, 27 e 42. As estrelas 1 e 4 completam a combinação vencedora.
23-05-2017 - 20:58
Câmara Municipal exige mais ligações fluviais com Lisboa
Seixal A Câmara Municipal do Seixal exigiu, esta terça-feira, mais ligações fluviais da Transtejo entre o concelho e Lisboa, referindo que a redução de carreiras tem originado uma perda de passageiros. «Em causa está a redução permanente das ligações fluviais, que têm vindo a acontecer drasticamente nos últimos anos, prejudicando os munícipes que utilizam diariamente este meio de transporte nas suas deslocações», refere a autarquia, em comunicado. A autarquia liderada por Joaquim Santos, salienta que a «redução de disponibilização de carreiras» tem vindo a fazer com que o número de utilizadores «reduza substancialmente de ano para ano, procurando outras alternativas para se deslocarem, entre as quais o transporte próprio e o comboio».
Telefonista público gastou 450 mil euros em chamadas pessoais
25 de Abril O Ministério Público (MP) acusou um telefonista de um departamento do Instituto de Segurança Social de ter realizado milhares de chamadas em seu benefício pessoal, causando um prejuízo superior a 450 mil euros ao serviço. A Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa (PGDL) adianta que está em causa o crime de peculato. Segundo a acusação, está indiciado que o arguido, telefonista no Núcleo de Arquivo do Departamento de Administração do Património e Obras do Instituto de Segurança Social, em Lisboa, entre 10 de dezembro de 2012 e 12 novembro de 2013, usou o equipamento telefónico que lhe fora atribuído para o exercício das suas funções e realizou milhares de chamadas em seu benefício pessoal, causando um prejuízo de 453.579,94 euros ao serviço.
PSP detém dez pessoas em operação de combate à criminalidade
Porto A Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto deteve dez pessoas, na segunda-feira, no âmbito de uma operação de combate à criminalidade. A autoridade deteve um homem por tráfico de estupefacientes e outro homem por furto no interior de uma viatura.
Obras no miradouro São Pedro de Alcântara vão custar 5,5 milhões de euros
Lisboa A Câmara Municipal de Lisboa quer contratar uma empreitada de 5,5 milhões de euros para estabilizar as plataformas do miradouro de São Pedro de Alcântara, onde surgiram fissuras, visando garantir a segurança de pessoas e bens. A intervenção visa a execução de trabalhos de engenharia geotécnica de caráter definitivo, de forma a sanar a situação de instabilidade atualmente verificada e corrigir os danos já identificados nas estruturas existentes.
Jerónimo de Sousa aconselha «cautela» a António Costa
Política O secretário-geral do PCP aconselhou esta terça-feira cuidado, «cautela e caldos de galinha» ao primeiro-ministro, face aos dados económicos positivos e às recomendações de Bruxelas, enquanto António Costa prometeu ir «lutando» para mudar a Europa. «Aquelas recomendações públicas, cuidado... há razões de fundo para nos preocuparmos, independentemente de terem aligeirado o tom. A serem concretizadas, na prática, transformam-se em ameaças particularmente para os direitos dos trabalhadores», alertou o líder comunista.
António Costa anuncia reforço de mais de 3 mil profissionais em 2017
Saúde O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta terça-feira estar previsto o reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com mais de 3 mil profissionais ainda este ano, depois de em 2016 terem sido incorporados mais de quatro mil. «Acompanhamos a necessidade de reforçar os serviços públicos, em particular o SNS, que foi muito depauperado ao longo dos últimos quatro anos. No ano passado, foi feito já um esforço muito importante de recursos humanos: mais de 4.000 pessoas, entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de diagnóstico», afirmou António Costa, no debate quinzenal no parlamento. Segundo o chefe do executivo socialista, «já está previsto para este ano um aumento de 3.408 profissionais: 1.036 médicos, 1.644 enfermeiros e 788 outros profissionais».
Mais de 80 operacionais combatem incêndio
Aveiro Mais de 80 operacionais combatem um incêndio na localidade de Eixo, concelho de Aveiro, que deflagrou por volta das 15.00 horas desta terça-feira, não havendo povoações em perigo. De acordo com o `site´ da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o incêndio em mato e eucaliptal, que às 17.30 horas estava ainda por dominar, está a ser combatido por 86 operacionais, com o auxílio de 24 veículos e um helicóptero Kamov.
Altice garante que não há despedimento coletivo na PT
País A Altice garantiu, esta terça-feira, que não está previsto nenhum plano de despedimento coletivo na PT Portugal e que existem muitos rumores sobre a empresa. O presidente executivo, Michel Combes, que está em Nova Iorque para anunciar a adoção da marca global única Altice, admitiu que foram feitos ajustes em todas as operações, até porque a empresa quer maior eficiência, mas excluiu a possibilidade de despedimento.

destaques