SÁBADO, 22-07-2017, ANO 18, N.º 6384
Nuno Miguel Santos, capitão de equipa do FC Porto, entregou a Pinto da Costa a Taça de Portugal que conquistou individualmente, em 2016, e a do título coletivo que os dragões agora defendem, em Viseu
Snooker
Campeonato Nacional começa em Viseu com FC Porto a defender o título
20:20 - 18-05-2017
O encontro entre a Academia Free Ball (Porto) e a Four Team A (Comitiva Destemida, Coimbra), relativo aos quartos de final, e que se iniciará a partir das 21 horas desta quinta-feira, no Forum Viseu, da cidade beirã, dá a tacada de saída na Fase Final do Campeonato Nacional de Snooker por Equipas da época 2016/17, prova organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar (FPB), e na qual o FC Porto defende o título.

Os restantes encontros dos quartos de final estão agendados para sexta-feira (dia 19 do corrente mês) no recinto viseense, e irão opôr a formação do K1ck CDE (Cantanhede) à Académica (10 horas), a equipa 1 da Cue Action (Benfica, Lisboa) ao Leixões (13 horas) e o campeão nacional, o FC Porto, à formação da Cue Action 2 (19 horas).

As meias-finais da prova estão também agendadas ainda para sexta-feira, com os vencedores dos dois primeiros encontros dos quartos a medirem forças a partir das 19 horas, enquanto os ganhadores dos terceiro e quarto encontros da ronda anterior se defrontam depois das 22 horas.

A grande final do Campeonato Nacional de Snooker por Equipas está agendada para as 16 horas de sábado, dia 20 do corrente mês. Todas as rondas são jogadas à melhor de cinco frames: é preciso ganhar três para vencer (de 3-0 a possíveis 3-2).

Antes de se concluir o Campeonato, terá início também a Taça de Portugal em Snooker por Equipas, conquistada pelo SC Braga em 2015/16, quando a decisão aconteceu na Figueira da Foz.

Os quartos de final da Taça de Portugal em Snooker por Equipas vão opôr, no sábado (dia 20), no Fórum Viseu, o Leixões à Academia Free Ball (10 horas), as formações 1 e 2 da Cue Action (13 horas), as equipas principal e 3 da Académica de Coimbra (19 horas) e o FC Porto ao Clube de Bilhar de Coimbra (22 horas)

No domingo, dia 21 do corrente mês de maio, os vencedores dos dois primeiros quartos medem forças nas meias-finais a partir das 10 horas, e os dos terceiro e quarto duelos da ronda anterior digladiam-se à mesa depois das 13 horas.

A final será às 16 horas, no Forum Viseu, onde a entrada é gratuita para todos os curiosos e que quiserem experimentar esta exigente variante do bilhar, com o treinador Nélson Batista a ministrar ações de promoção, divulgação e formação no local.

Títulos individuais em jogo a partir de dia 25

O Forum Viseu, por coincidência a terra natal do vice-presidente da Federação (e campeão nacional inidivudal de 2015) Pedro France – também ele jogador, da equipa do FC Porto – recebe também, a partir de dia 25 do corrente mês, as Fases Finais das provas individuais desta mediátiva e exigente variante do bilhar: o Campeonato Nacional, ganho por Diogo Badalo em 2016, e a Taça de Portugal, conquistada por Nuno Santos (FC Porto).

Os 16avos de final abrem as hostilidades no Campeonato Nacional em Viseu dia 25 do corrente mês, com os duelos entre Henrique Correia (FC Porto) e o campeão nacional, Diogo Badalo (Cue Action, Benfica/Lisboa) e entre Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva, Madeira) e Miguel Sancho (FC Porto), ambos às 21 horas.

No dia 26 terão lugar os oito encontros dos oitavos de final: Luís Alves (Free Ball, Porto) mede forças com Sérgio Almeida (Sporting) e o vencedor do duelo entre Henrique Correia e Diogo Badalo terá pela frente António Rosas (Leixões) a partir das 10 horas da manhã, nas duas mesas montadas no Forum Viseu.

Às 12.30 horas, será a vez de Pedro France (FC Porto) e Jorge Oliveira (Coimbra Run Out) batalharem à mesa, tal como Edgar Sampaio (Comitiva Destemida, Coimbra) frente a Rui Santos Kick CDS (Cantanhede).

Pelas 15 horas, ainda e sempre no dia 26 do corrente mês, Tiago Teixeira (FC Porto) e Sérgio Guiné (Comitiva Destemida, Coimbra) jogam numa mesa, com Tiago Silva (Académica de Coimbra) a defrontar, a partir da mesma hora, na mesa ao lado, o vencedor do embate entre Miguel Silva e Miguel Sancho, relativo aos 16avos de final.

Os oitavos de final do Campeonato Nacional Individual de Snooker encerram a partir das 17.30 horas de dia 25, com os duelos entre Nélio Nóbrega (Academia de Bilhar Miguel Silva, Madeira) e Rui Florindo (Cue Action) e de Guilherme Lemos (Comitiva Destemida) diante de João Grilo (Sporting).

Os quartos - vencedor do primeiro jogo joga com o do segundo, e assim sucessivamente, até ao vencedor do sétimo e oitavo encontros supracitados dos oitavos de final - iniciam-se todos ainda na noite de dia 26, sexta-feira, entre as 20 e as 22.30 horas, com as meias agendadas para sábado, dia 27, a partir das 15 horas, e a final no mesmo dia, às 17.30 horas.

Sábado e domingo, dias 27 e 28 do corrente mês, terá lugar também, sempre no Forum Viseu, a Fase Final da Taça de Portugal em Snooker (Individual).

Nos oitavos, Diogo Badalo, da Cue Action (Benfica/Lisboa) mede forças com Tiago Teixeira, do FC Porto, a partir das 10 horas de dia 27; na mesa ao lado defrontam-se, à mesma hora, Hélder Marques, do O’Sullivan Pool Club (Leiria) e Edgar Sampaio, da Comitiva Destemida (Coimbra).

Às 12.30 horas de dia 27 iniciam-se os jogos dos oitavos de final da Taça de Portugal entre Miguel Sancho (FC Porto) e Marco Teixeira (Clube de Bilhar de São João da Madeira), e entre Guilherme Lemos e o seu companheiro de equipa nos coninbricenses da Comitiva Destemida, Sérgio Guiné.

A partir das 20 horas, o detentor do troféu, Nuno Miguel Santos (FC Porto) começa a defender o seu título, diante de Simão Santos, do K1ck CDE (Cantanhede), enquanto na mesa ao lado Fernando Cardoso, da Comitiva Destemida, decidirá diante de Rui Florindo (Cue Action) quem passa aos quartos.

A fechar os oitavos de final da Taça de Portugal, ainda no sábado, dia 27, a partir das 22.30 horas, Henrique Correia (FC Porto) defronta Laurent Paiczer (Penya Barcelonista de Lisboa) e, na mesa ao lado montada no Forum Viseu, Sérgio Almeida, do Sporting irá medir forças, à mesma hora, com Luís Alves, da Academia Free Ball (Porto).

Os quartos de final da Taça de Portugal em Snooker isputam-se domingo, dia 28 do corrente , no Forum Viseu, a partir das 10 horas (dois encontros) e das 12.30 horas (os restantes dois jogos), com os vencedores dos jogos supracitados dos oitavos de final a defrontarem-se, pela ordem acima referida, nesta ronda.

As meias-finais da Taça de Portugal em Snooker estão agendadas para domingo, dia 28 do corrente mês, a partir das 15.30 horas, no Forum Viseu, com entrada livre a todos os interessados. A grande final acontece ainda domingom, às 18 horas.
António Barroso

comentários

1
Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter
Faça um comentário (máx: 300)
FranciscoModalidades
19-05-2017 13:07
Os oitavos de final do Campeonato Nacional Individual de Snooker encerram a partir das 17.30 horas de dia 26 (e não dia 25, como é mencionado). (três parágrafos antes é mencionado que no dia 26 terão lugar os oito encontros dos oitavos de final).

mais de SNOOKER

Snooker Cinco profissionais já campeões no Crucible, que acumulam entre si um total de 14 vitórias no Mundial desta variante do bilhar, abrilhantam, a partir desta quinta-feira, dia 20 do corrente mês, e até domingo (dia 23) o primeiro Masters de Snooker de
Snooker Um triunfo na negra (4-3) na final da competição, diante da seleção da Inglaterra, constituída por Judd Trump e Barry Hawkins, permitiu este domingo à formação A da China, constituída por Ding Junhui e Liang Wenbo, manter no país a Taça do Mun