SEGUNDA-FEIRA, 24-04-2017, ANO 18, N.º 6295
José
Bilhar
José Silva vence 5.º Open de Pool Portugês em Lisboa
16:04 - 17-02-2017
Numa final entre dois jogadores do mesmo clube, Café Retiro com História (S. João da Talha, Loures), José Silva bateu João Paulo Pereira por 5-2, nas instalações da ABL Bola Branca, e venceu a 5.ª prova da 1.ª divisão da época 2016/17 de Pool Português de Lisboa, mas que envolveu um total de 482 atletas de oito diferentes distritos em si, a competirem simultaneamente em sete locais distintos do País, nas três diferentes divisões.

Já no distrito de Aveiro, cuja fase final distrital decorreu nas instalações do CCR Outeiro de Baixo, vitória nesta 5.ª prova da temporada da variante mais praticada no nosso País do bilhar, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar (FPB), para Manuel Monteiro (AB New York), após suplantar, no encontro decisivo, Ricardo Silva (Beira-Mar), por 5-2.

A PoolHouse recebeu os 32 apurados para a 5.ª prova da 1.ª divisão de Pool Português (Pool PT) dos distritos de Castelo Branco e Guarda, com Nuno Raposo (CCD Leões da Floresta) a triunfar, ao bater o jogador da casa David Daniel por idêntico resultado (5-2) no jogo decisivo.

Já em Coimbra, esta 5.ª prova da 1.ª divisão de Pool PT teve vitória do carismático anfitrião, o veterano Fernando Cardoso, alma e fundador da Comitiva Destemida, que suplantou João Moura (Monumental Academy) por 5-3 para alindar as instalações do seu clube com a taça, que ficou em casa.

Em Leiria, nas instalações do GDC Candeeiros, outros 32 jogadores tentaram a vitória nesta 5.ª prova da temporada de Pool PT organizada pela FPB, mas no final sorriu António Louro (ADR Casal do Moínho), que bateu Pedro Rodrigues (Nazerenos) na final, por 5-1.

E se nos distritos do Porto, Braga, Setúbal e viana do Castelo esta 5.ª prova não se disputou em virtude do estágio da Seleção Nacional, durante esta semana, na Bracara – em Braga, escola de Sara Rocha, medalha de bronze nos últimos Europeus, na Áustria, em 2016 – já em Santarém, nas instalações do Mammamia, a vitória neste 5.º Open de Pool PT da FPB da presente época foi para Tiago Sousa (Nazarenos), que venceu por 5-0 o jogador da casa Carlos Rodrigues.

Por último, e ainda referente a este 5.º Open de Pool PT da época 2016/17, mas no distrito de Vila Real, nas instalações do Black & White, vitória para Armando Peixoto (SC Vila Real), que bateu Rui Silva (Abambres SC) por 5-3 na final.

Quatro vencedores na 2.ª divisão

Se 204 jogadores estiveram à mesa durante a semana na 1.ª divisão, outros 119 competiram na 6.ª prova da 2.ª divisão de Pool PT da FPB em quatro distritos do País, com destaque para o distrito de Lisboa, onde Nuno Ribeiro (Casa do Benfica de Algueirão/Mem Martins) venceu na final, e na negra (5-4) Sérgio Martins (Cue Action), nas instalações da Arthemis.

No distrito do Porto, também se jogou no CB Netinhos esta 6.ª prova da temporada de Pool PT da 2.ª divisão, com a vitória ao sorrir a José Ribeiro (Boavista), que derrotou na final Orlando Conde (AD Bilharsinde), por 5-2.

Em Coimbra, as instalações da Académica receberam a 6.ª prova da 2.ª divisão do distrito, da qual saiu vencedor Ricardo Leston (Comitiva Destemida), que venceu na final Pedro Rocha (Monumental Academy) por 5-3.

Por último, ainda na 2.ª divisão, a 6.ª prova da temporada teve, para os jogadores do distrito de Leiria, o O’Sullivan Pool Clube como palco, e em Luís Costa (ACR Maceirinha) o protagonista maior, ao bater na final David Gaspar (Núcleo Sportinguista de Leiria) por claros 5-0.

César continua a imperar na 3.ª divisão

Outros 159 atletas, dos quais uma centena apenas no distrito de Lisboa, estiveram à mesa nos panos azuis a competir também na 7.ª prova da 3.ª divisão da temporada de Pool PT, organizada em três distritos pela FPB.

E em Lisboa, outro veterano, António César, mostrou que os anos e a experiência contam muito: o jogador do CCR Forte da Casa conquistou o troféu, ao vencer Miguel Pais (CRF Pernense) por 5-2 na final disputada nas instalações da Bica.

O clube Paparagui serviu de cenário para os atletas do distrito do Porto jogarem a fase decisiva desta 7.ª prova da 3.ª divisão da época de Pool PT da FPB no distrito do Porto. Vitória para Pedro Silva (CS Trofa), que venceu na final Diogo Gonçalves (Vou Escolher) por 5-2.

Por último mas não menos importante, também no distrito de Leiria se jogou, nas instalações da Pool Galaxy, esta 7.ª prova da 3.ª divisão de Pool PT da FPB, com Flávio Carvalho (ADR Casal do Moínho) a sagrar-se vencedor, após suplantar no jogo decisivo a oposição de João Santos (O’Sullivan Pool Club), por 5-2.
António Barroso

comentários

0
Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter
Faça um comentário (máx: 300)

mais de BILHAR

Bilhar O FC Porto irá organizar e anfitriar, de 2 a 6 de junho do corrente ano, na cidade invicta, no pavilhão Dragão Caixa, e pela sexta vez, a fase final da Liga dos Campeões Europeus de Carambola (três tabelas), que contará com oito equipas divididas em
Bilhar O holandês Nick Van den Berg e a austríaca Jasmin Ouschan, ambos atletas da Académica de Coimbra, venceram este sábado o Open de Portugal de Pool, etapa portuguesa do circuito europeu desta variante do bilhar que se concluiu no Salgados Palace Hotel