SÁBADO, 29-04-2017, ANO 18, N.º 6300
José Gonçalves no 7.º lugar da Volta à Romandia
Ciclismo O português José Gonçalves (Katusha) subiu ao sétimo lugar da classificação geral da Volta à Romandia, depois de terminar a primeira etapa no 54.º posto, com o mesmo tempo que o vencedor. O suíço Michael Albasini, da Orica, superiorizou-se ao sprint em cima da meta, terminando os 173,3 quilómetros da tirada em 4.33,10 horas. José Gonçalves, 16.º no prólogo da véspera, chegou integrado no pelotão e ascendeu ao 7.º lugar da geral, encontrando-se a 13 segundos do líder, o italiano Fabio Felline. André Cardoso (Trek) chegou 1,31 minutos depois, no 74.º lugar. Na geral, está em 79.º, a 2,21 minutos do líder.
legenda
26-04-2017 - 20:23
Papagaio que acompanhava Scarponi continua à espera do corredor (vídeo)
Ciclismo Michele Scarponi, corredor italiano que faleceu no passado sábado, era normalmente acompanhado nos treinos por um papagaio. De nome Frankie, a ave foi agora avistada junto ao local do acidente que vitimou o ciclista. A imagem do papagaio junto ao local do acidente, como que continuando à espera do seu parceiro, ganhou natural relevo, sendo bem demonstrativa da ligação entre ambos. O funeral de Scarponi realizou-se esta terça-feira, na localidade de Filottrano, com a presença de centenas de pessoas.
José Gonçalves 16.º no prólogo da Volta à Romandia
Ciclismo O português José Gonçalves (Katusha) completou, esta terça-feira, o prólogo da Volta à Romandia no 16.º lugar, a 13 segundos do vencedor, o italiano Fabio Felline (Trek). André Cardoso (Trek) também se encontra em prova, tendo terminado o prólogo com o 141.º tempo, a 50 segundos de Felline.
Scarponi morre vítima de atropelamento durante treino
Ciclismo Michele Scarponi, ciclista italiano da Astana, vencedor da Volta a Itália em 2011, morreu, este sábado, vítima de atropelamento durante um treino em Filottrano, seu local de residência. Segundo relatos do diário Gazzetta dello Sport, Scarponi, 37 anos, colidiu frontalmente com uma carrinha e, não obstante a rápida chegada de uma ambulância ao local, e de ter sido transportado de helicóptero para o hospital, acabaria por perder a vida.
Rui Costa 31.º na Flèche Wallonne
Ciclismo Rui Costa (UAE Team Emirates) foi o português mais bem classificado na clássica belga Flèche Wallonne, chegando ao alto do Muro de Huy no 31.º lugar. O português terminou 37 segundos depois do vencedor, o espanhol Alejandro Valverde (Movistar), que venceu pela quinta vez esta clássica belga. Rúben Guerreiro (Trek-Segafredo) foi o 43.º a cruzar a meta, com 54 segundos de atraso para Valverde, enquanto André Cardoso atrasou-se pouco mais de dois minutos, sendo-lhe atribuída a 74.ª posição.
legenda
19-04-2017 - 16:26
José Mendes mantém 11.º lugar na Volta aos Alpes
Ciclismo O francês Thibaut Pinot (FDJ) é o novo líder da Volta aos Alpes, após a segunda etapa da prova que encerrou com o triunfo do australiano Rohan Dennis (BMC). Dennis venceu a tirada que ligou Vipiteno a Innervillgraten ao ‘sprint’, com o tempo de 3:20.12 horas, seguido de Pinot, que ‘roubou’ a liderança ao italiano Michele Scarponi (Astana). José Mendes terminou a etapa no 34.º lugar com o mesmo tempo do vencedor, mantendo assim o 11.º lugar na geral.
José Mendes perto do top-10 na Volta aos Alpes
Ciclismo José Mendes, único português em prova na Volta aos Alpes, encerrou a primeira etapa na prova no 11.º lugar. O campeão nacional cruzou a meta na chegada a Innsbruck (Áustria) com uma diferença de 13 segundos para o grupo da frente, onde o italiano Michele Scarponi (Astana) se impôs ao ‘sprint’, deixando o britânico Geraint Thomas (Sky) e o francês Thibaut Pinot (FDJ) no segundo e terceiro lugares, respetivamente. Rinaldo Nocentini, corredor do Sporting-Tavira que se encontra a representar a seleção de Itália, foi 82.º, a 10.04 minutos do vencedor. Amanhã, terça-feira, a segunda etapa leva o pelotão a fazer a ligação Innsbruck e Innervillgraten, um percurso de 181,3 quilómetros.
Philippe Gilbert vence Amstel Gold Race com Rui Costa em 38.º
Ciclismo O belga Philippe Gilbert (Quick-Step) venceu, este domingo, a 52.ª edição da «clássica» Amstel Gold Race, na Holanda, prova na qual Rui Costa (UAE Team Emirates) foi o português mais bem classificado, ao terminar no 38.º lugar. Rui Costa esteve inserido no grupo dos favoritos até aos quilómetros finais, não conseguindo lutar por um lugar no top 10, acabando por terminar a 1,11 minutos do vencedor. Rúben Guerreiro (Trek Segafredo) terminou em 75.º, a mais de nove minutos de Gilbert, e André Cardoso, colega de equipa de Guerreiro, foi o 93.º classificado, a 10,26 minutos do vencedor. Philippe Gilbert, de 34 anos, venceu, de resto, a prova pela quarta vez na carreira, seguido do polaco Michal Kwiatkowski (Sky). Na prova feminina, que se realizou pela primeira vez desde 2003, a portuguesa Daniela Reis (Lares Waowdeals) não concluiu a prova, vitoriosa para a holandesa Anna van der Breggen (Boels-Dolmans).
Mark Cavendish diagnosticado com mononucleose
Ciclismo O ciclista britânico Mark Cavendish foi diagnosticado com mononucleose infeciosa, causada pelo vírus Epstein Barr, e cancelou todas as suas próximas corridas. O atleta de 31 anos estava afastado da competição desde março, após a sua fraca prestação na corrida de Milão-Sanremo. O prazo para o regresso do ciclista da Dimension Data não foi anunciado, estando em risco a sua participação no Tour de France, que começa no próximo verão, dia 1 de julho.
Valverde ‘bisa’ na Catalunha
Ciclismo O espanhol Ernesto Valverde conquistou, pela segunda vez na carreira, a Volta à Catalunha, ao vencer a sétima e última etapa de 138,7 quilómetros no parque Montjuic, em Barcelona. Valverde repetiu o triunfo de 2009, ao vencer ao sprint o colombiano Jarlinson Pantano (Trek) e o francês Arthur Vichot (FDJ). Na geral, o corredor da Movistar ficou com mais de um minuto de vantagem sobre os compatriotas Alberto Contador e Marc Soler. Ricardo Vilela (Manzana Postobon) foi o melhor português, ao terminar no 28.º lugar. Classificação da etapa: 1. Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team 3:08:50 2. Jarlinson Pantano (COL) Trek-Segafredo 3. Arthur Vichot (FRA) FDJ 4. Rafal Majka (POL) Bora-Hansgrohe 5. Daniel Martin (IRL) Quick-Step Floors 6. Aldemar Reyes (COL) Manzana Postobon 7. Romain Bardet (FRA) AG2R La Mondiale 8. Davide Formolo (ITA) Cannondale-Drapac 9. George Bennett (NZL) Team LottoNl-Jumbo 10. Steven Kruijswijk (HOL) Team LottoNl-Jumbo ... 45. Ricardo Vilela (POR) Manzana Postobon 0:01:04 60. José Mendes (POR) Bora-Hansgrohe 0:03:57 85. Nélson Oliveira (POR) Movistar Team 0:05:31 Classificação geral: 1. Alejandro Valverde (ESP) Movistar Team 25:27:15 2. Alberto Contador (ESP) Trek-Segafredo 0:01:03 3. Marc Soler (ESP) Movistar Team 0:01:16 4. Adam Yates (GBR) Orica-Scott 0:01:31 5. Tejay Van Garderen (EUA) BMC Racing Team 0:01:34 6. Daniel Martin (IRL) Quick-Step Floors 0:02:29 7. Steven Kruijswijk (HOL) Team LottoNl-Jumbo 0:02:56 8. Carlos Verona (ESP) Orica-Scott 0:03:00 9. George Bennett (NZL) Team LottoNl-Jumbo 0:03:01 10. Romain Bardet (FRA) AG2R La Mondiale 0:03:05 ... 28. Ricardo Vilela (POR) Manzana Postobon 0:26:16 80. José Mendes (POR) Bora-Hansgrohe 1:00:02 84. Nélson Oliveira (POR) Movistar Team 1:07:28