SEXTA-FEIRA, 22-05-2015, ANO 16, N.º 5592

Bota de ouro esm

17 de Maio de 2015
pos. jogador país clube golos factor pontos
1º CRISTIANO RONALDO POR REAL MADRID 45 2 90
2º LIONEL MESSI ARG FC BARCELONA 41 2 82
3º SERGIO AGÜERO ARG MANCHESTER CITY 25 2 50
4º JONATAN SORIANO ESP RED BULL SALZBURG 30 1,5 45
5º ANTOINE GRIEZMANN FRA ATLÉTICO MADRID 22 2 44
NEYMAR DA SILVA BRA FC BARCELONA 22 2 44
7º JACKSON MARTINEZ COL FC PORTO 21 2 42
8º ALEXANDRE LACAZETTE FRA OLYMPIQUE LYON 27 1,5 40,5
ERAN ZAHAVI ISR MACCABI TEL AVIV 27 1,5 40,5
10º CARLOS BACCA COL SEVILLA FC 20 2 40
HARRY KANE GBR TOTTENHAM HOTSPUR 20 2 40
CARLOS TEVEZ ARG JUVENTUS 20 2 40
13º DIEGO COSTA ESP CHELSEA 19 2 38
MAURO ICARDI ARG INTERNAZIONALE 19 2 38
ALEXANDER MEIER ALE EINTRACHT FRANKFURT 19 2 38
LUCA TONI ITA HELLAS VERONA 19 2 38
17º EVGENI KABAEV RUS SILLAMÄE KALEV 36 1 36
‘JONAS’ G. OLIVEIRA BRA SL BENFICA 18 2 36
19º ROBERT BERIC ESL SK RAPID WIEN 23 1,5 34,5
20º CHARLIE AUSTIN GBR Q. PARK RANGERS 17 2 34
LIMA BRA SL BENFICA 17 2 34
ARJEN ROBBEN NED FC BAYERN MÜNCHEN 17 2 34
23º ANDREJ KRAMARIC HRV RIJEKA / LEICESTER CITY 21 / 1,5 1 / 2 33,5
24º MEMPHIS DEPAY NED PSV 22 1,5 33
FERNANDÃO BRA BURSASPOR 22 1,5 33
26º ARITZ ADURIZ ESP ATHLETIC DE BILBAO 16 2 32
ALBERTO BUENO ESP RAYO VALLECANO 16 2 32
BAS DOST NLD WOLFSBURG 16 2 32
GONZALO HIGUAÍN FRA SSC NAPOLI 16 2 32
ROBERT LEWANDOWSKI POL FC BAYERN MÜNCHEN 16 2 32
JÉRÉMY MENEZ FRA AC MILAN 16 2 32
ALEXIS SÁNCHEZ CHL ARSENAL 16 2 32
LUIS SUÁREZ URU FC BARCELONA 16 2 32
IGOR SUBBOTIN EST LEVADIA TALLINN 32 1 32
35º SHKELZEN GASHI SUI FC BASEL 21 1,5 31,5
ANDRÉ-PIERRE GIGNAC FRA OLYMPIQUE MARSEILLE 21 1,5 31,5
38º JOE GORMLEY GBR CLIFTONVILLE FC 31 1 31
39º PIERRE AUBAMEYYANG FRA BORUSSIA DORTMUND 15 2 30
KARIM BENZEMA FRA REAL MADRID 15 2 30
LUUK DE JONG SWI PSV 20 1,5 30
FABRICE KOUADIO CIV FC INFONET 30 1 30
MARCO MATIAS POR CD NACIONAL 15 2 30
44º ZLATAN IBRAHIMOVIC SUE PSG 19 1,5 28,5
45º DOMENICO BERARDI ITA US SASSUOLO 14 2 28
JONATHAS BRA ELCHE FC 14 2 28
MANOLO GABBIADINI ITA SSC NAPOLI 14 2 28
OLIVIER GIROUD FRA ARSENAL 14 2 28
VLADISLAVS GUTKOVSKIS LVA SKONTO RIGA 28 1 28
EDEN HAZARD BEL CHELSEA 14 2 28
ANTONIO DI NATALE ITA UDINESE CALCIO 14 2 28
CHRIS VENABLES GBR ABERYSTWYTH TOWN 28 1 28
53º DEMBA BA FRA BESIKTAS JK 18 1,5 27
PAUL HEATLEY IRL CRUSADERS FC 27 1 27
DAVID LAFATA CZE AH SPARTA PRAHA 18 1,5 27
MARCEL SABITZER AT RED BULL SALZBURG 18 1,5 27
MILAN SKODA CHK SLAVIA PRAHA 18 1,5 27
ESM - QUEM SOMOS?

  A ESM (European Sports Magazines) é uma associação das mais importantes publicações desportivas da Europa: A Bola (Portugal), Marca (Espanha), World Soccer (Inglaterra), Voetbal International (Holanda), Sport Magazine (Bélgica), Kicker (Alemanha), Frankfürter Allgemeine (Alemanha), Titan Sports (China), Telesport (Holanda), Fanatik (Turquia), Sport Express (Rússia) e TIPS bladet (Dinamarca), Sportal Korea (Coreia do Sul), So Foot (França), Goal News (Grécia) e Nemzeti Sport (Hungria).

  Fundada a 1 de Junho de 1998, a ESM tem, sobretudo, em consideração a seriedade no futebol, os seus membros são inteiramente independentes, aproveitam as possibilidades e as vantagens da cooperação internacional, o que lhes permite participar na organização, por exemplo, da eleição do «FIFA World Player».
Com o Rali de Portugal na estrada, nem imagina como foi 1902 (e antes e depois também...)
A correr no Tempo Com o Rali de Portugal na estrada, contamos-lhe como foi a primeira prova de automobilismo que por cá se fez – e, entre várias outras espantosas revelações, revelamos-lhe por que não pôde ser a um domingo e por que ao entrar-se numa localidade a velocidade tinha de baixar para menos de... 10 quilómetros por hora. Mas, ainda mais: também lhe falamos de um ícone, da última prova da monarquia, dessa monarquia que vivia, apaixonada entre automóveis: Rampa da Pimenteira, ganha por um piloto com o corpo todo ligado... Emile Levassor era engenheiro, trabalhava para um industrial francês. Quando ele morreu – casou com a viúva. Para expandir o negócio comprou a Gottlieb Daimler, um dos inventores do automóvel, licença para construção de motores na fábrica. Depois, em sociedade com René Panhard, passou a fazer carros também. E foi com um Panhard et Levassor de 2 cilindros que concorreu à primeira corrida de automobilismo de que há registo: Paris-Bordéus-Paris, 1190 quilómetros. Com largada a 11 de Junho de 1895 e 27 concorrentes. As previsões apontavam para que se atingisse Bordéus ao raiar da manhã mas Levassor chegou muito antes, por volta das 2.30 horas – e não tinha nenhum fiscal à sua espera. Teve de procurá-los num hotel, acordá-los – para que certificassem o tempo. Antes de se fazer de novo à estrada, por entre charretes e animais, «comeu sanduíches e bebeu champanhe» – e deu a pé uma volta pela cidade para «desentorpecer os músculos». A 50 quilómetros de Paris parou num restaurante – para mais uma refeição e à meta chegou ao cabo de 48 horas e 48 minutos. À média de 24,5 km/h – e um jornal escreveu que velocidade assim era um... «assombro». Como seu Panhard et Levassor só tinha dois lugares em vez dos quatro que se previam nos regulamentos não lhe deram 31 mil francos de prémio. Um ano depois, ao tentar desviar-se de um cão no Paris-Rouen, despistou-se, levaram-no em coma, politraumatizado, para o hospital, lá morreu, alguns meses depois. Povo que o recebera em euforia no dia da primeira vitória – pediu, em lágrimas, que fizessem estátua de Emile Levassor na Porte Maillot, uma das mais antigas entradas de Paris, onde, então, se pusera a meta. Lá está. Na primeira viagem do primeiro automóvel em Portugal, um burro morto e pagou a 18 mil réis... Foi um Panhard et Levassor, o primeiro automóvel que houve em Portugal. Chegou em 1895, importado pelo Conde de Avilez. Na Alfândega de Lisboa logo se levantou a dúvida: que taxa aduaneira aplicar a tão «estranho artefacto». Máquina agrícola ou... «locomobile» que era como se chamavam as máquinas movidas a vapor? Ficou «locomobile». Os Avilez tinham palácio em Santiago do Cacém – e na primeira viagem, de Cacilhas para lá, o primeiro acidente: atropelou um burro carregado de canas, matou-o – e ao dono pagou «o melhor de 18 mil réis quando um burro naqueles tempos custava apenas 5000 réis». (Sete anos o teve, vendeu o automóvel por 700 contos de réis a Mariano Sodré de Medeiros, açoriano com negócios em Lisboa porque se encantara com o modelo da Peugeot que vira na Exposição Industrial de Paris – não tinha rodas em aros de ferro, já tinha pneus e câmaras de ar, mas antes de fechar negócio o Conde de Avilez morreu.) Ainda nesse ano de 1895, há notícia no jornal O Velocipedista – de que no Velódromo das Devezas, Benedicto Ferreirinha, que ganhou fama também como ciclista e jogador de ténis, percorreu 10 mil metros em 17.01 minutos – recorde para uma ««bicycleta com motor a petróleo». Era assim que se chamavam às motos – e no jornal vincava-se que fora a primeira vez que «a machina se apresentara em público». (Esse ainda era o tempo em que casas de banho só havia em casas muito, muito ricas - e um fato para os homens levarem à praia não custavam menos de 1000 réis, os de mulheres, os «chiques» que se importavam de Paris, eram quase como vestidos, tudo tapando do corpo - e andavam pelos 2800 réis, mais ou menos metade do que aquilo que se pagava por meio burro, com aquele que o automóvel matou, numa feira de gado...) ...
Do Passado para o Presente Em 1900, fez-se em Lisboa o primeiro «exame para condutor de viaturas automóveis»: Alfredo de Kennedy Falcão aprovou antes de qualquer outro pretendente, mas o Paço não lhe deu a Carta Provisória nº 1, deu-lhe a nº 9, as oito primeiras ficaram cativas na Casa Real. Que entregou a nº 1 a D. Afonso. Era o «príncipe exótico», bombeiro voluntário – e supostamente maçónico. (Também tinha um iate campeão, o Aura que D. Carlos lhe oferecera, com ele ganhou duas regatas do Tejo, brilhava em torneios de florete, destacava-se em caçadas de cervo montês.) «Ébrio de velocidade», corria pelas ruas da cidade aos gritos: - Arreda, Arreda! para que lhe saíssem da frente do carro. Ficou O Arreda. Foi ele quem organizou a primeira corrida de automóveis em Portugal. Não, não foi bem uma corrida, foi mais uma gincana, em agosto de 1902, no hipódromo de Belém – e venceu-a um Locomobile conduzido pelo americano Abbott. A primeira corrida na estrada foi da Figueira a Lisboa (não foi da Figueira a Cascais por receio das... passagens de nível) Zeferino Cândido, diretor do jornal A Época, magicara fundar um clube de automobilistas. Para tal juntou Anselmo de Sousa, Álvaro de Lacerda, Carlos Calixto, Júlio de Oliveira, Eduardo Noronha e Henrique Anachoreta na sua redação – e todos acharam que a melhor forma de se «promover a causa» era com uma corrida, uma verdadeira corrida, que ligasse a Figueira da Foz a Lisboa. (Aliás, a primeira ideia até foi que fosse da Figueira a Cascais – não o foi porque alguém alertou: - Em virtude das diversas passagens de nível existentes entre Lisboa e aquela vila pode haver complicações...) As taxas de inscrição acertaram-se em 10 mil réis para os automóveis e em 5000 réis para as motorizadas. (4500 réis custavam as bolas de futebol que tinham de se importar de Inglaterra. A primeira que o Sport Lisboa teve comprou-a em segunda mão ao Lisbon Cricket por 1500 – e para ter uma nova os seus diretores tiveram de fazer um empréstimo...) Era para ser a um domingo, não foi porque havia o medo das feiras... A partida marcou-se para 26 de outubro de 1902, que era domingo, mas por ser domingo acabou por ser a 27: - Seria difícil policiar as estradas e as vilas do percurso por domingo ser dia em que há mercado, com isso se poderia causar tumultos e confusões... (explicou-se no jornal O Século.) O arranque deu-se no largo fronteiro à sede do Ginásio Clube Figueirense – e uma das regras era que os concorrentes não podiam atravessar lugares povoados a mais de 10 quilómetros à hora. Porquê? - Obviamente, para evitar o risco de mortes e tragédias, talvez... (alguém, explicou) Foram 14, os «chauffeurs» (sim, era assim, muito afrancesadamente que se tratavam dos condutores de automóveis e motos - aliás as motos eram... motocycletas...) inscritos - alguns com apelido apenas, outros com um pouco mais, as iniciais em acrescento: Benedito Ferreirinha (Bólide), H. S. Abbot (Locomobile), S. Camargo (Locomobile), A. Martins (Clement), Giuseppe Bordino (Fiat), Francisco Martinho (Richard) , Afonso de Barros (Darracq), Dr. Tavares de Melo (Darracq) e Edmond (Darracq), nos carros; e nas motos: Eugénio de Aguiar (Werner), António Paula de Oliveira (Buchet), Baptista (Heresta) e José Bento Pessoa. (Sim, esse mesmo que já se tornara recordista mundial de ciclismo...) O futuro Prémio Nobel da Medicina entregou o seu carro a um piloto estrangeiro, outros fizeram o mesmo... Afonso de Bragança, Eugénio de Aguiar, Trigueiros de Martel, e Egas Moniz – sim, o futuro Prémio Nobel da Medicina – puseram carros seus à compita, mas nenhum deles se atreveu a pilotá-los na corrida, contrataram pilotos estrangeiros, pagando-lhes pela missão dinheiro, muito dinheiro - e em segredo. José Caetano Tavares de Mello era representante da Darracq – e inscreveu dos modelos na corrida. Uma para ser tripulado por si, outro para ser tripulado pelo francês Edmond, considerado um dos melhores pilotos do Mundo. Edmond adormeceu no comboio, falhou a estação onde deveria apear-se, não chegou, por isso, a tempo da partida na Figueira da Foz. Tavares de Mello, que o contratara e na lista de inscritos aparecia com Dr. à frente do nome, assumiu desesperado o comando do seu Darracq de 9 cavalos com o número 14, levando-o até Coimbra, onde Edmond o esperava. Passou-lhe o volante para as mãos – e foi o primeiro a chegar a Lisboa. Edmont cruzou a meta, colocada junto à Igreja do Campo Grande ao cabo de 12 horas, 24 minutos e 5 segundos – e só quando o relógio marcava 13 horas, 29 minutos e 25 segundos apareceu o Giuseppe Bordino aos comandos do Fiat do Infante D. Afonso – meia hora antes do Darracq de Afonso de Barros e da moto de António Paula de Oliveira. Porque o carro do irmão do Rei foi o segundo a chegar ao Campo Grande - e ganhou... Ou seja: primeiro foi quem chegou em segundo: Bordino. Ou melhor ainda foi Afonso Henrique Maria Luís Pedro de Alcântara Carlos Humberto Amadeu Fernando António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando Inácio de Saxe-Coburgo-Gotha e Bragança, que na inscrição era esse o nome que estava, o do Duque do Porto, o do irmão do rei D. Carlos, o Arreda... Os restantes concorrentes ou não completaram a prova - ou alcançaram o Campo Grande já depois de expirado o prazo de 20 horas, previsto como máximo. E no Relatório Oficial da prova, Carlos Calixto escreveu: «Quanto a acidentes, apenas alguns cães mortos e um ou dois abalroamentos sem importância». O entusiasmo da corrida levou ao Real Automóvel Clube de Portugal, o seu emblema desenhou-o o Rei... O entusiasmo da competição, juntou ainda mais vontade ao grupo que se reunira na redação de A Época – e por especial empenho do conselheiro Carlos Roma du Bocage. Era, então, cronista de política internacional do Diário de Notícias – e a 15 de abril de 1903 uniu o seu grupo ao outro e ambos fundaram o Real Automóvel Clube de Portugal, cabendo-lhe ficar com a presidência da direção. Para D. Carlos foi a presidência honorária, para D. Luís Filipe a vice-presidência e para D. Afonso na «presidência perpétua» da Assembleia Geral. Carlos Calixto, o secretário-geral, desafiou o Rei, reconhecido pela sua arte para o desenho, a fazer o emblema do clube, apresentou seis versões, escolheu-se o que ainda hoje está...) (Carlos Roma du Bocage ainda chegou a Ministro dos Negócios Estrangeiros depois – e com a queda da monarquia, Carlos Calixto foi eleito pelo Partido Republicano para à Assembleia Constituinte. E chefe de gabinete de Brito Camacho, com quem fundara o jornal A Lucta, no Ministério do Fomento, criou o primeiro código da estrada, a velocidade máxima dentro das cidades era de 10 km/h, fora delas era 30.) ...
Do Passado para o Presente Semanas antes da fundação do ACP, numa das suas edições de Fevereiro de 1903, o jornal Tiro Civil colocou em destaque foto de uma senhora muito pomposa ao volante de um Darracq de 12 cavalos – dizendo na legenda: - A Nossa Primeira Chauffeuse... A «primeira chauffeuse» era «nossa», mas não era, era Anna Randolph Merrit, esposa do vice-cônsul americano. O resto, revelava-se numa nótula ao lado: «Já há na capital uma chauffeuse. Esta informação absolutamente verídica, veio confirmar por completo, a nossa opinião de o automobilismo ser um sport já arreigado no espírito nacional, pois que quando a mulher se apaixona por uma questão, é certo o seu triunfo. A primeira chauffeuse de Lisboa, é M. Anna Randolph Merrit, esposa do vice-consul americano mr. Row Merrit. Nova, formosa, de uma educação esmeradíssima e de uma ilustração pouco vulgar, Madame Merrit, apaixonou-se pela nova locomoção, como madame Lockert, como madame Gobrou ou a baranesa de Zuylen e, se, como elas, se não aventuraria ainda a tomar parte numa corrida como Paris-Berlim ou Paris-Amesterdão, em todo o caso, a nossa gentil chaufeuse já dá os seus passeios fora da cidade e à tarde aparece na Avenida pilotando graciosamente com mão segura e olhar prescrustador o seu Darracq de 12 cavalos, dispensando qualquer auxílio ou indicação do seu instrutor, o sr. Carlos de Carvalho. Ora, aberto em Lisboa, o precendente das damas chauffeuses, não tardará que o exemplo de madame Merritt seja seguido pelas senhoras da nossa aristocracia, e que a Avenida nos bons dias solarentos e alegres nos ofereça como miragem dos grandes boulevards de Paris, com a sua grande animação o seu movimento estranho, em que os teuf teuf dão a nota agradável do Progresso. (O prognóstico falhou num ponto: as «senhoras da nossa aristocracia» não se deram à novidade – e só 30 anos depois é que se viu pela primeira vez uma mulher de Portugal numa corrida de automóveis...) O quilómetro a mais de 82 km/h e o acidente que serviu para atacar a Corte... No que não se falhou foi na ideia de que o automobilismo arrebatava paixões cada vez mais. Rampas, gincanas, raides e excursões ganharam fôlego, entretanto - e as senhoras se apareciam, apareciam vestidas como se fossem para a ópera ou o teatro, mas só para assistir. Uma vez por outra, alguma mais ousada, deixava-se levar no banco do lado ou no banco de trás num gincana, mas com a «máquina» conduzida por um... homem. Surgiram também as primeiras empresas de transportes públicos - um dos seus pioneiros, numa frota Darracq (claro...) foi Tavares de Mello, lançando a sua firma logo após a corrida Figueira da Foz-Lisboa. Em 1905, Francisco Martinho, numa Voiturette Populaire da De Dion Bouton, estabeleceu o recorde Paris-Lisboa: 2117 quilómetros em 62 horas e 15 minutos. E D. António Praia e Augusto Bruges ligaram Lisboa a Constantinopla num De Dion Bouton, percorrendo cerca de 38 mil quilómetros, entre Setembro e Abril de 1906. Nesse ano, a 18 de Março, fez-se no Cartaxo a primeira corrida nacional de velocidade: Quilómetro Lançado - ligando a Valada do Ribatejo à Ponte do Reguengo. Com a Família Real a assistir – 43 segundos gastou José de Aguiar para fazer os 1000 metros num Fiat, fê-los à média de à media de 82,568 km/h. Qualquer incidente servia para que se falasse da «vara de Bragança como arrogante e desapiedada, devassa e brutal» - e quando, em 1907, D. Afonso atropelou criança, do O Mundo de França Borges saltou «aviso solene às mães de Portugal»: «Aquele pequeno cadáver fala... Tende cautela... Os automóveis dos reis, das rainhas e dos príncipes matam...» Já lá: mais «prosaico» era João Chagas: divertia-se e divertia contabilizando as «bebedeiras do Sr. D. Afonso» ou calculando o «número de vestidos da rainha-mãe» - que quando o filho tentava persuadi-la a gastar menos em extravagâncias lhe respondia seca: - Quem quer rainhas, tem de pagá-las!) Na morte de D. Carlos, o Rei dos sete carros, o luto na suspensão das corridas... Quando, em 1908, no Terreiro do Paço, dois republicanos mataram D. Carlos e D. Luís Filipe, o Real Automóvel Clube decidiu que em sinal de luto, durante esse ano não se fizesse numa competição sob sua égide. Depois do luto voltou-se às corridas – e a última prova de automobilismo sob o signo da monarquia foi um dos seus primeiros ícones: a Rampa da Pimenteira. 1500 metros de Alcântara a Monsanto – com nobres e aristocratas por lá, espalhando glamoures e espaventos. Nas bermas havia «boa sorte de senhoras» assistindo. Todas como se exigia: de chapéus. Nalguns casos daqueles que o governo civil decidira proibir em espectáculos de salão: «enormes e espalhafatosos» para não «dificultarem a visão a quem estivesse atrás». Estêvão de Oliveira Fernandes era comerciante em Évora. Porque, semana antes, «desastre quase o deixou num feixe» guiou seu Brazier com os «braços ligados, as costelas metidas entre talas» - e ganhou. Quem, por esses tempos, andasse em viagem tinha de levar reservas de combustível na bagageira, para reabastecimentos havia apenas um carro-tanque que cruzava o país puxado por quatro mulas. Um Peugeot de 8 cavalos custava 2400 mil réis, 100 anos de salários de trabalhador não qualificado – e na sua garagem, no dia em que Manuel Buíça e Alfredo Costa o mataram no Terreiro do Paço, D. Carlos tinha sete... ...

destaques

classificações

ALEMANHA - BUNDESLIGA
BRASIL - BRASILEIRÃO
ESPANHA - 1ª LIGA
FRANÇA - LIGUE 1
INGLATERRA - p. LEAGUE
ITÁLIA - SÉRIE A
33.ª jornada
classificação
38.ª jornada
classificação
37.ª jornada
classificação
37.ª jornada
classificação
37.ª jornada
classificação
36.ª jornada
classificação
16-05
Wolfsburgo
21
Bor. Dortmund
16-05
Werder Bremen
02
Bor. M'gladbach
16-05
Bayer Leverkusen
20
Hoffenheim
16-05
Augsburgo
12
Hannover
16-05
Hertha Berlim
00
Eintracht Frankfurt
16-05
Estugarda
21
Hamburgo
16-05
Mainz 05
20
Colónia
16-05
Friburgo
21
Bayern Munique
16-05
Schalke 04
10
Paderborn
06-12
Figueirense - SC
12
Internacional - RS
06-12
Corinthians - SP
21
Criciúma - SC
07-12
Vitória - BA
01
Santos - SP
07-12
Grémio - RS
11
Flamengo - RJ
07-12
Cruzeiro - MG
21
Fluminense - RJ
07-12
Sport - PE
10
S. Paulo - SP
07-12
Goiás - GO
42
Chapecoense SC
07-12
Palmeiras - SP
11
At. Paranaense - PR
07-12
Botafogo - RJ
00
At. Mineiro - MG
07-12
Coritiba - PR
32
Bahia - BA
17-05
Villarreal
21
Málaga
17-05
Elche
23
At. Bilbao
17-05
Corunha
20
Levante
17-05
At. Madrid
01
Barcelona
17-05
Real Sociedad
03
Granada
17-05
Córdoba
12
Rayo Vallecano
17-05
Getafe
11
Eibar
17-05
Espanhol
13
Real Madrid
17-05
Valência
11
Celta Vigo
17-05
Sevilha
21
Almeria
16-05
Bastia
11
Caen
16-05
Évian TG
12
Saint-Étienne
16-05
Guingamp
21
Toulouse
16-05
Lille
04
Marselha
16-05
Ol. Lyon
11
Bordéus
16-05
AS Mónaco
20
Metz
16-05
Montpellier
12
Paris SG
16-05
FC Nantes
11
Lorient
16-05
Nice
21
RC Lens
16-05
Stade Reims
10
Rennes
16-05
Southampton
61
Aston Villa
16-05
Sunderland
00
Leicester
16-05
Queens Park Rangers
21
Newcastle
16-05
Burnley
00
Stoke City
16-05
West Ham
12
Everton
16-05
Tottenham
20
Hull City
16-05
Liverpool
13
Crystal Palace
17-05
Swansea
24
Manchester City
17-05
Manchester Utd
11
Arsenal
18-05
West Bromwich
30
Chelsea
16-05
Inter Milão
12
Juventus
16-05
Sampdoria
01
Lazio
17-05
Sassuolo
32
Milan
17-05
Atalanta
14
Génova
17-05
Verona
21
Empoli
17-05
Torino
20
Chievo Verona
17-05
Cagliari
01
Palermo
17-05
AS Roma
21
Udinese
18-05
Fiorentina
30
Parma
18-05
Nápoles
32
Cesena
33.ª jornada
38.ª jornada
37.ª jornada
37.ª jornada
37.ª jornada
36.ª jornada
16-05
Wolfsburgo
-
Bor. Dortmund
16-05
Werder Bremen
-
Bor. M'gladbach
16-05
Bayer Leverkusen
-
Hoffenheim
16-05
Augsburgo
-
Hannover
16-05
Hertha Berlim
-
Eintracht Frankfurt
16-05
Estugarda
-
Hamburgo
16-05
Mainz 05
-
Colónia
16-05
Friburgo
-
Bayern Munique
16-05
Schalke 04
-
Paderborn
06-12
Figueirense - SC
-
Internacional - RS
06-12
Corinthians - SP
-
Criciúma - SC
07-12
Vitória - BA
-
Santos - SP
07-12
Grémio - RS
-
Flamengo - RJ
07-12
Cruzeiro - MG
19:00
Fluminense - RJ
Sport TV3
07-12
Sport - PE
-
S. Paulo - SP
07-12
Goiás - GO
-
Chapecoense SC
07-12
Palmeiras - SP
-
At. Paranaense - PR
07-12
Botafogo - RJ
-
At. Mineiro - MG
07-12
Coritiba - PR
-
Bahia - BA
17-05
Villarreal
-
Málaga
17-05
Elche
-
At. Bilbao
17-05
Corunha
-
Levante
17-05
At. Madrid
18:00
Barcelona
Sport TV4
17-05
Real Sociedad
-
Granada
17-05
Córdoba
-
Rayo Vallecano
17-05
Getafe
-
Eibar
17-05
Espanhol
18:00
Real Madrid
Sport TV5
17-05
Valência
-
Celta Vigo
17-05
Sevilha
-
Almeria
16-05
Bastia
-
Caen
16-05
Évian TG
-
Saint-Étienne
16-05
Guingamp
-
Toulouse
16-05
Lille
-
Marselha
16-05
Ol. Lyon
-
Bordéus
16-05
AS Mónaco
-
Metz
16-05
Montpellier
-
Paris SG
16-05
FC Nantes
-
Lorient
16-05
Nice
-
RC Lens
16-05
Stade Reims
-
Rennes
16-05
Southampton
-
Aston Villa
16-05
Sunderland
-
Leicester
16-05
Queens Park Rangers
-
Newcastle
16-05
Burnley
-
Stoke City
16-05
West Ham
-
Everton
16-05
Tottenham
-
Hull City
16-05
Liverpool
-
Crystal Palace
17-05
Swansea
-
Manchester City
17-05
Manchester Utd
16:00
Arsenal
BTV1
18-05
West Bromwich
-
Chelsea
16-05
Inter Milão
17:00
Juventus
Sport TV1
16-05
Sampdoria
-
Lazio
17-05
Sassuolo
-
Milan
17-05
Atalanta
-
Génova
17-05
Verona
-
Empoli
17-05
Torino
-
Chievo Verona
17-05
Cagliari
-
Palermo
17-05
AS Roma
-
Udinese
18-05
Fiorentina
-
Parma
18-05
Nápoles
-
Cesena
J
V
E
D
G
P
1
Bayern Munique
33
24
4
5
78-18
76
2
Wolfsburgo
33
20
8
5
70-36
68
3
Bor. M'gladbach
33
19
9
5
52-23
66
4
Bayer Leverkusen
33
17
10
6
61-35
61
5
Schalke 04
33
13
9
11
42-38
48
6
Augsburgo
33
14
4
15
40-42
46
7
Bor. Dortmund
33
12
7
14
44-40
43
8
Werder Bremen
33
11
10
12
48-62
43
9
Hoffenheim
33
11
8
14
47-54
41
10
Mainz 05
33
9
13
11
45-45
40
11
Eintracht Frankfurt
33
10
10
13
54-61
40
12
Colónia
33
9
12
12
32-38
39
13
Hertha Berlim
33
9
8
16
35-50
35
14
Friburgo
33
7
13
13
35-45
34
15
Hannover
33
8
10
15
38-55
34
16
Estugarda
33
8
9
16
40-59
33
17
Hamburgo
33
8
8
17
23-50
32
18
Paderborn
33
7
10
16
30-63
31
J
V
E
D
G
P
1
Cruzeiro - MG
38
24
8
6
67-38
80
2
S. Paulo - SP
38
20
10
8
59-40
70
3
Corinthians - SP
38
19
12
7
49-31
69
4
Internacional - RS
38
21
6
11
53-41
69
5
At. Mineiro - MG
38
17
11
10
51-38
62
6
Fluminense - RJ
38
17
10
11
61-42
61
7
Grémio - RS
38
17
10
11
36-24
61
8
At. Paranaense - PR
38
15
9
14
43-42
54
9
Santos - SP
38
15
8
15
42-35
53
10
Flamengo - RJ
38
14
10
14
46-47
52
11
Sport - PE
38
14
10
14
36-46
52
12
Goiás - GO
38
13
8
17
38-40
47
13
Coritiba - PR
38
12
11
15
42-45
47
14
Figueirense - SC
38
13
8
17
37-47
47
15
Chapecoense SC
38
11
10
17
39-44
43
16
Palmeiras - SP
38
11
7
20
34-59
40
17
Vitória - BA
38
10
8
20
37-54
38
18
Bahia - BA
38
9
10
19
31-43
37
19
Botafogo - RJ
38
9
7
22
31-48
34
20
Criciúma - SC
38
7
11
20
28-56
32
J
V
E
D
G
P
1
Barcelona
37
30
3
4
108-19
93
2
Real Madrid
37
29
2
6
110-35
89
3
At. Madrid
37
23
8
6
67-29
77
4
Valência
37
21
11
5
67-30
74
5
Sevilha
37
22
7
8
68-43
73
6
Villarreal
37
16
12
9
48-33
60
7
At. Bilbao
37
14
10
13
38-41
52
8
Málaga
37
14
8
15
40-45
50
9
Espanhol
37
13
10
14
45-47
49
10
Rayo Vallecano
37
15
4
18
44-64
49
11
Celta Vigo
37
12
12
13
44-42
48
12
Real Sociedad
37
10
13
14
40-49
43
13
Elche
37
11
7
19
35-62
40
14
Getafe
37
10
7
20
30-57
37
15
Levante
37
9
9
19
34-67
36
16
Corunha
37
7
13
17
33-58
34
17
Granada
37
7
13
17
29-64
34
18
Almeria
37
8
8
21
33-61
32
19
Eibar
37
8
8
21
31-55
32
20
Córdoba
37
3
11
23
22-65
20
J
V
E
D
G
P
1
Paris SG
37
23
11
3
80-34
80
2
Ol. Lyon
37
21
9
7
71-34
72
3
AS Mónaco
37
19
11
7
50-26
68
4
Marselha
37
20
6
11
73-42
66
5
Saint-Étienne
37
18
12
7
49-29
66
6
Bordéus
37
16
12
9
45-43
60
7
Montpellier
37
16
8
13
45-37
56
8
Lille
37
15
8
14
39-41
53
9
Rennes
37
13
11
13
35-41
50
10
Guingamp
37
15
4
18
40-53
49
11
Bastia
37
12
11
14
37-43
47
12
Nice
37
12
9
16
41-51
45
13
FC Nantes
37
11
12
14
29-39
45
14
Stade Reims
37
12
8
17
45-63
44
15
Caen
37
11
10
16
51-53
43
16
Lorient
37
12
7
18
44-49
43
17
Toulouse
37
12
6
19
41-61
42
18
Évian TG
37
11
4
22
39-59
37
19
Metz
37
7
9
21
31-57
30
20
RC Lens
37
6
8
23
31-61
26
J
V
E
D
G
P
1
Chelsea
37
25
9
3
70-31
84
2
Manchester City
37
23
7
7
81-38
76
3
Arsenal
37
21
9
7
67-35
72
4
Manchester Utd
37
20
9
8
62-37
69
5
Liverpool
37
18
8
11
51-42
62
6
Tottenham
37
18
7
12
57-53
61
7
Southampton
37
18
6
13
54-31
60
8
Swansea
37
16
8
13
46-48
56
9
Stoke City
37
14
9
14
42-44
51
10
Everton
37
12
11
14
48-49
47
11
West Ham
37
12
11
14
44-45
47
12
Crystal Palace
37
12
9
16
46-51
45
13
West Bromwich
37
11
11
15
37-47
44
14
Leicester
37
10
8
19
41-54
38
15
Sunderland
37
7
17
13
30-50
38
16
Aston Villa
37
10
8
19
31-56
38
17
Newcastle
37
9
9
19
38-63
36
18
Hull City
37
8
10
19
33-51
34
19
Burnley
37
6
12
19
27-53
30
20
Queens Park Rangers
37
8
6
23
41-68
30
J
V
E
D
G
P
1
Juventus
36
25
8
3
67-21
83
2
AS Roma
36
18
13
5
51-28
67
3
Lazio
36
20
6
10
66-34
66
4
Nápoles
36
18
9
9
67-47
63
5
Fiorentina
36
16
10
10
55-44
58
6
Génova
36
15
11
10
58-41
56
7
Sampdoria
36
13
15
8
45-39
54
8
Inter Milão
36
13
13
10
53-42
52
9
Torino
36
13
12
11
42-42
51
10
Milan
36
11
13
12
50-49
46
11
Palermo
36
11
13
12
49-51
46
12
Verona
36
11
11
14
45-61
44
13
Sassuolo
36
10
13
13
45-56
43
14
Chievo Verona
36
10
12
14
27-37
42
15
Empoli
36
8
17
11
42-47
41
16
Udinese
36
10
11
15
40-51
41
17
Atalanta
36
7
15
14
36-53
36
18
Cagliari
36
6
10
20
43-65
28
19
Cesena
36
4
12
20
36-67
24
20
Parma
36
6
6
24
29-71
17
Abola Abola