SEXTA-FEIRA, 29-05-2015, ANO 16, N.º 5599
BENFICA
Fundação:1904 | SAD: | Presidente:Luis Filipe Vieira
Internet: http://www.slbenfica.pt Email: sec.geral@slbenfica.pt Telefone: 707200100
Estádio: Estádio do Sport Lisboa e Benfica
Liverpool ainda luta por Gaitán
A Imprensa inglesa noticia esta quinta-feira que o Liverpool ainda está na corrida pela contratação de Nicolás Gaitán, tentando desviar o extremo argentino do Manchester United.
«Estou orgulhoso por estar no Benfica» - Mukhtar
Benfica Contratado pelo Benfica em janeiro, o médio alemão Hany Mukhtar apenas foi utilizado por Jorge Jesus na equipa principal nos derradeiros 15 minutos do último jogo do campeonato. Porém, o jogador garante não estar arrependido de ter assinado pelo Benfica. «Fomos campeões e não me arrependo de nada até agora», expressou Mukhtar, em entrevista publicada no site da revista alemã Kicker. «Claro que, como qualquer futebolista, quero sempre jogar, mas treinar com uma equipa de topo como o Benfica faz-me sentir muito bem. Vou dar tudo e ver o que acontece na próxima época», referiu o jogador, convicto que tem evoluído desde que assinou contrato com o clube português. Para trás ficou o Hertha Berlim, seu anterior clube: «O Hertha também é um super clube, mas o Benfica é o clube de maior prestígio em Portugal, com grande história e grandes sucessos. Estou orgulhoso por estar neste clube.»
legenda
28-05-2015 - 22:58
«O meu futuro? Só sei que vai ser o último jogo do Benfica em 2014/2015» - Jorge Jesus
Benfica Jorge Jesus está, apenas e só, concentrado na final da Taça da Liga. O treinador do Benfica evitou falar do seu futuro e apontou baterias para a conquista de mais um troféu. - É a disputa de mais um título e é com a maior satisfação que, mais uma vez, estamos numa final da Taça da Liga. Estamos preparados, respeitando sempre os adversários, neste caso o Marítimo, que saúdo por ter chegado a esta final. Se será o meu último jogo enquanto treinador do Benfica? Só sei que vai ser o último jogo do Benfica em 2014/2015. O tema de hoje é a final da Taça da Liga, isso é que é importante falar. Em caso de vitória, amanhã, frente ao Marítimo, Jorge Jesus volta a inscrever o seu nome na história dos encarnados, como o treinador que mais títulos conquistou no comando técnico da equipa. «São dados estatísticos mas é um facto. Em 1954, penso eu, Otto Gloria foi um treinador que mudou o paradigma do futebol do Benfica e, se calhar, nestes seis anos, eu também fiz a mesma coisa», referiu. Sobre a ausência de Eduardo Salvio, Jesus lamentou o impedimento do extremo argentino dizendo, contudo, que tem várias soluções ao seu dispor: «Preferíamos que ele estivesse aqui, claro. Além da qualidade e da importância que tem, é um profissional exemplar. Infelizmente tem uma lesão com alguma gravidade, que o vai tirar da competição alguns meses. Merecia estar aqui pela brilhante época que fez. Não vai estar fisicamente mas vai estar no pensamento de todos os jogadores e elementos da estrutura do Benfica. O seu substituto? Há várias possibilidades e até amanhã temos tempo para tomar a decisão.» Refira-se ainda que, momentos antes da conferência de Imprensa conjunta de Jorge Jesus e Ivo Vieira, os jogadores do Benfica pisaram o relvado do Estádio Cidade de Coimbra. Na comitiva encarnada, destaque para as ausências do já referido Salvio (lesionado) e de Mukhtar (seleção de sub-20 da Alemanha). Todos os restantes elementos do plantel foram convocados, incluindo Bruno Varela, jovem guarda-redes da equipa B.
SAD com resultado líquido positivo de 14 milhões de euros
Benfica A SAD do Benfica, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), anunciou esta quinta-feira resultados líquidos positivos de 14 milhões de euros no final do 3.º trimestre da época. O resultado refere-se ao período entre 1 de julho de 2014 a 31 de março de 2015 e é justificado com o crescimento das receitas de televisão e pelos ganhos obtidos na alienação de direitos de atletas, assim como, em sentido contrário, pelo desempenho desportivo nas competições europeias e pela operação de aquisição e liquidação do Benfica Stars Fund a 30 de Setembro de 2014. «De referir que esta última operação teve um impacto negativo extraordinário de 5,9 milhões de euros na rubrica de resultados relativos a investimentos em participadas, o que explica o recuo de 1,8 milhões de euros no resultado líquido face ao período homólogo», pode ler-se. Destaca-se ainda que o resultado operacional consolidado no final deste 3.º trimestre ascendeu a 32,1milhões de euros, o que representa um crescimento de 5,3 % face ao período homólogo. Por outro lado, o passivo consolidado registou uma diminuição de 40,3 milhões de euros face a 30 de Junho de 2014, de 449 milhões para 408 milhões de euros, o que representa um decréscimo de 9%, em relação ao mesmo período na época anterior.
«Taça da Liga? O Benfica quer continuar a somar títulos» - Nuno Gomes
Benfica Foi à margem de uma visita ao Hospital Pediátrico de Coimbra – que contou com as presenças de Nuno Gomes, Rui Cunha, João Salgado e Alcino António (todos em representação do Benfica), Carlos Pereira e Luís Olim (em representação do Marítimo) – que Nuno Gomes deu o mote para que os encarnados continuem na senda dos êxitos. O antigo avançado das águias não tem dúvidas ao afirmar que o Benfica quer acrescentar mais um troféu ao seu longo historial e que, para tal, é preciso continuar a respeitar todos os adversários. Neste caso, o Marítimo, na final da mais jovem competição do calendário nacional, que está agendada para as 19.45 horas desta sexta-feira, no Estádio Cidade de Coimbra: - Há que louvar a atitude da Liga, ao proporcionar que os clubes que visitassem este Hospital Pediátrico. Tem um significado muito especial, as crianças valem todos os sacrifícios. Foi para nós um motivo de orgulho ver os sorrisos destas crianças, ainda que por pouco tempo. Os meus parabéns à Liga, ao Marítimo e ao Benfica pela ação que praticámos hoje. Como é óbvio, claro que o Benfica quer ganhar o jogo, tal como, de resto, o Marítimo também quererá. Espero que ganhe quem merecer, pesa embora isso nem sempre aconteça. Acima de tudo que seja um grande espetáculo, com uma excelente moldura humana. No fundo, que seja uma enorme festa de futebol. Trata-se de mais um título, mais uma Taça, e é mais um troféu importante para o Benfica como também penso que seja para os outros clubes, embora muitas vezes se queira dar uma importância menor. A Liga tem tentado dar cada vez mais competitividade a esta Taça e o Benfica, respeitando sempre todos os adversários, quer continuar a somar títulos.
João Filipe assina contrato profissional
Benfica João Filipe, jovem avançado de 16 anos, assinou esta quinta-feira contrato profissional com o Benfica. «É o concretizar de mais um sonho, é mais uma etapa cumprida na minha vida e que isto agora não pare e que seja sempre a somar. Fiquei muito contente e muito orgulhoso e isto significa que o meu trabalho está a ser recompensado e que o Benfica me está a dar valor e eu pretendo corresponder às expectativas», disse em declarações à Benfica TV o jogador que passou por todos os escalões de formação do clube da Luz. Juvenil de primeiro ano, João Filipe tem realizado esta temporada alguns jogos com a equipa de juniores. «Posso dizer que já cumpri todos os patamares da formação e isso também foi outra meta que consegui conquistar este ano», atirou.
legenda
28-05-2015 - 13:48
Peseiro lisonjeado com associação ao Benfica
Futebol José Peseiro não esconde o orgulho com as notícias que o apontam como potencial sucessor de Jorge Jesus no comando técnico do Benfica. «É bom, é uma satisfação, mas não mais do que isso. Já mais do uma vez o meu nome foi associado ao Benfica, assim como também já foi dito e redito que o Jesus podia sair... É sinal que me reconhecem competência para treinar o Benfica, mas como eu há outros [treinadores] que aparecem», desvalorizou, em declarações à Antena 1. Aos 55 anos, e depois de ter orientado Sporting e SC Braga, Peseiro não deixa dúvidas sobre o projeto que o faria regressar a Portugal. «Só vejo mais duas [equipas], que têm treinador, e a Seleção portuguesa», indicou, ressalvando o «respeito muito grande» que lhe merecem «todas as equipas portuguesas».
Deportivo quer segurar Sidnei e Cavaleiro
Benfica Confirmada a manutenção no principal escalão do futebol espanhol, o Deportivo da Corunha começa a preparar a próxima época tendo a continuidade de Sidnei e Ivan Cavaleiro como prioridades, segundo noticia o jornal AS. Os dirigentes do Depor estão a estudar formas para contratar Sidnei a título definitivo, porém, a delicada situação financeira do clube não permite grandes aventuras. Uma das hipóteses em cima da mesa é a compra do passe do jogador – dividido entre o Benfica (70%) e a Gestifute (30%) – por uma verba mais em conta e ceder os direitos aos atuais proprietários. Outra possibilidade é esperar por nova renovação de Sidnei pelo Benfica – atual contrato termina em 2016 – para avançar com novo pedido de empréstimo. Manter Ivan Cavaleiro no plantel é outro dos objetivos do Corunha, num cenário quase idêntico ao de Sidnei. Sem capacidade financeira para avançar para a compra do passe do jovem internacional português, o Depor deverá abordar o Benfica com novo pedido de empréstimo.
Pelé já fez exames médicos
Benfica Pelé, médio defensivo que na última época representou o Belenenses, por empréstimo do Milan, está perto de ser oficializado como reforço do Benfica, noticia A BOLA. O jogador de 23 anos já realizou os habituais exames médicos, devendo assinar por cinco temporadas. Pelé chega à Luz a custo zero. Notícia atualizada
«Seria um sonho trabalhar com Jorge Jesus» - Bruma
Turquia Em entrevista a A BOLA, Bruma confessa-se admirador profundo de Jorge Jesus e não coloca de parte jogar no Benfica e no FC Porto. Porém, o Sporting será sempre o clube do coração do jogador do Galatasaray. «Sempre o admirei muito. Gostava muito de poder trabalhar um dia com Jorge Jesus para aprender mais ainda. Ele tem ajudado muitos jogadores, ensina muito. Se isso acontecesse, seria um sonho», confessou. No Benfica? «Sim! Nunca se sabe, tudo pode acontecer», referiu.
Gaitán falha Copa América
Benfica O médio argentino Nicolas Gaitán (Benfica) não figura na derradeira lista de convocados da argentina para a Copa América. Além de Gaitán, ficaram de fora da lista de 30 jogadores Agustín Marchesín, Federico Fernández, Lucas Orban, Federico Mancuello, Enzo Pérez e Maximiliano Rodríguez. Lista de convocados: Guarda-redes: Mariano Andújar (Napoles), Sergio Romero (Sampdoria) e Nahuel Guzmán (Tigres); Defesas: Pablo Zabaleta (Manchester City), Facundo Roncaglia (Genova), Martín Demichelis (Manchester City), Ezequiel Garay (Zenit), Nicolás Otamendi (Valencia), Milton Casco (Newell´s) e Marcos Rojo (Manchester United); Médios: Javier Mascherano (Barcelona), Lucas Biglia (Lazio - Italia), Fernando Gago (Boca), Javier Pastore (PSG), Roberto Pereyra (Juventus), Ever Banega (Sevilha), Erik Lamela (Tottenham); Avançados: Carlos Tevez (Juventus), Angel Di María (Manchester United), Ezequiel Lavezzi (PSG), Lionel Messi (Barcelona), Sergio Aguero (Manchester City) e Gonzalo Higuaín (Nápoles).
Um soco e uma prisão, um rapto e uma fuga (e ainda mais espantos na viagem em torno do primeiro tri que a Taça de Portugal teve, o do Sporting...)
Do Passado para o Presente Três vitórias seguidas, ninguém o conseguira antes do Sporting, na Taça de Portugal. Esta é uma viagem por esses anos dourados – mas uma viagem a muito mais do que o futebol era, o futebol foi... Antes das três seguidas, que até poderiam ter sido quatro se a FPF não tivesse riscado do calendário a edição de 1946/47, a primeira vitória do Sporting na Taça de Portugal foi numa temporada histórica, na temporada de 1940/41. Ganhou-a ao Belenenses nas Salésias, que era o campo do Belenenses: 4-1 – e antes já ganhara o Campeonato de Lisboa e o Campeonato Nacional da I Divisão. Sombra houve apenas na tesouraria, o futebol deu prejuízo, um prejuízo de 80 contos, as receitas andaram pelos 238, as receitas pelos 318. 160 contos foram para pagar ordenados aos jogadores, que, no Relatório e Contas, se tratavam hipocritamente como: «assistência aos futebolistas». A Joseph Szabo, o treinador, couberam 28.850 escudos durante o ano. E não foi mais porque aceitara baixar o salário global em três contos por... «amor leonino». (Pelos jornais havia publicidade aos rádios Philips 141 Super 4 com imagem de Fernando Peça, «o locutor português da BBC», cada um custava 750 escudos. E as mulheres de limpeza recebiam por um dia inteiro de trabalho 120 escudos por mês...) 750 escudos de ordenado para Peyroteo, mas só se não houve multa, a multa... A «assistência» a Fernando Peyroteo, a estrela da equipa, rendia-lhe mensalmente 750 escudos por mês – mas para que fossem mesmo 750 escudos não podia sofrer nenhuma multa de Szabo, os seus famosos: - diez per ciente, os dez por cento do ordenado por um minuto que fosse de atraso ao treino, os dez por cento se, na ronda da noite, os jogadores não estivessem em casa – os dez por cento por cento por falta de empenho em jogo e outras coisas assim. Ainda no FC Porto, ainda antes de vir para o Sporting, lembrou-se de aplicar o «cástigo» (como ele dizia...) aos avançados que, no treino, chutassem isolados dentro da área e não fizessem golo! Não era só o Sporting que multava, a polícia também e por causa de um isqueiro no Rossio Peyroteo perdeu mais de meio mês de ordenado No país também havia a psicose do castigo e da multa – e às vezes ridícula. Um exemplo: o governo lançou decreto impedindo o uso de isqueiro «debaixo de telha». Sem o dizer era medida para proteger a empresa nacional dos fósforos – que até tinha uma grande equipa de futebol: Os Fósforos. Para utilizá-lo era preciso livrete idêntico ao de porte de armas, custava 50 escudos. Os denunciantes do delito recebiam 15% da coima que poderia chegar a 250 escudos – e se o «delinquente» (era assim que estava no texto do decreto!) fosse funcionário do Estado, civil ou militar, a multa era elevada ao dobro. (250 escudos custava, por essa altura, segundo anúncio do Diário de Lisboa, um fato tipo sport, casaco e calça, da Alfaiataria Imperial, na Rua Augusta...) Quando Peyroteo se tornou capitão da seleção deram-lhe, como lembrança, um isqueiro. Uma vez, à saída do trabalho, no Grémio das Carnes, no Rossio, passou-o a um colega, para que acendesse o cigarro. Um polícia abeirou-se para apreender o... «móbil do crime», apesar de não ter feito chama. Gerou-se levantamento popular – e Peyroteo pediu ao agente que lhe passasse a multa depressa, que tinha mais que fazer. Passou. De 400 escudos. E nem sequer voltou atrás quando o jogador lhe mostrou que o isqueiro não tinha gás... ...
Do Passado para o Presente A polícia, dizendo o que disse, adensou ainda mais o mistério, o mistério da morte de Joaquim Ferreira, o treinador do Sporting que, dias antes, ganhara a Taça de Portugal ao Olhanense, a última que se disputou no Estádio das Salésias. Isso lhe contamos, contando também o que ganhou Jesus Correia por ter marcado um golo depois de ter andado quase todo o jogo a coxear e o que perdeu Fernando Cabrita depois de ter regressado ao quartel a chorar... Por Lisboa, havia, entre muitos outros colados em muros e paredes por agentes do SNI, cartazes que diziam: «A Europa é um montão de ruínas. A miséria devasta a maior parte dos países. O inverno que se avizinha ameaça os povos com a fome, o frio, a morte. Entretanto em Portugal há ordem, a vida decorre tranquila, há pão e apesar de três anos agrícolas péssimos não se morre de fome». (Havia mais, havia outros – e ainda mais salazarentos e fervorosos na criação do mito...) Um corpo estendido, um fato esfrangalhado no olhar da mulher que apanhava trapos... Não longe de propaganda assim, uma mulher apanhava trapos dos montículos de lixo, no Parque Eduardo VII. De um olhar furtivo, saltou-lhe um corpo estendido, com o fato esfrangalhado, cheio de sangue. Chamou, aflita, o polícia de turno. Na carteira, descobriu-se um bilhete de identidade um cartão de sócio do Sporting e outro de fiscal das obras das auto-estradas. Arranhaduras e um dedo espalmado logo se tomaram por sinais de que antes do golpe que lhe atingira o coração, tinha havido luta. O corpo encontrado de Joaquim Casemiro Rodrigues Ferreira, o Joaquim Ferreira que, como treinador do Sporting, dias antes, a 1 de julho de 1945, ganhara a Taça de Portugal ao Olhanense. Fora do Setúbal para o Sporting em 1920. Tinha, então, 20 anos - e com Jorge Vieira fez parelha histórica no clube e a seleção, era o «back» direito. Tendo perdido, entretanto, o lugar na defesa para José Leandro, em 1926/27 pediu que o deixassem regressar ao Vitória, com ele foi Torres Pereira, que tornara já, também, outro símbolo no Lumiar. Ficara no lugar de Szabo a ganhar 1800 escudos por mês (não dava nem para comprar uma bicicleta...) Ferreira deixou de jogar em 1933 – e em janeiro de 1945 o Sporting chamou-o para adjunto de Joseph Szabo. Ganharam o Campeonato de Lisboa – alargando o recorde de vitórias do clube na competição para 17 – mas o início do Campeonato Nacional da I Divisão foi em contradança, perdendo com o V. Setúbal, o FC Porto e o Benfica, razão porque em abril Szabo foi despedido, passou Ferreira a treinador principal, a troco de 1800 escudos por mês. (Era o tempo em que uma bicicleta custava 1990 escudos – e um «casaco de patas de raposa e punhos de lobo» andava pelos anúncios dos Armazéns do Chiado por 6500 escudos...) Joaquim Ferreira acertou o passo ao leão, conseguiu ainda fechar o campeonato em segundo lugar, a três pontos do Benfica – e na Taça de Portugal eliminou o FC Porto (graças a vitória por 4-1 no Lima...) e o Benfica, dos benfiquistas desembaraçou-se ao terceiro jogo, mesmo sem Fernando Peyroteo, que, na segunda mão fora expulso por ter dado um soco a Gaspar Pinto. ...

destaques

classificações

Liga
Liga 2
34. ª jornada
classificação
46. ª jornada
classificação
22-05
FC Porto
20:30
Penafiel
Sport TV1
23-05
Estoril
17:00
Boavista
23-05
Nacional
18:00
P. Ferreira
23-05
Arouca
18:00
Moreirense
23-05
Benfica
18:00
Marítimo
BTV1
23-05
Gil Vicente
18:00
Belenenses
23-05
Rio Ave
18:00
Sporting
Sport TV1
23-05
SC Braga
20:15
V. Setúbal
Sport TV1
23-05
Académica
20:15
V. Guimarães
Sport TV2
23-05
Beira-Mar
1 1 16:00
Académico
23-05
Portimonense
1 1 17:00
Leixões
24-05
Santa Clara
0 2 16:00
Covilhã
24-05
Marítimo B
0 0 16:00
FC Porto B
24-05
Oriental
0 3 17:00
União
24-05
Olhanense
1 1 17:00
Atlético
24-05
Aves
3 0 17:00
Trofense
24-05
Benfica B
2 1 17:00
V. Guimarães B
24-05
SC Braga B
2 3 17:00
Sporting B
24-05
Chaves
2 0 17:00
Oliveirense
24-05
Farense
4 1 17:00
Feirense
24-05
Freamunde
1 1 17:00
Tondela
J
V
E
D
G
P
1
Benfica
34
27
4
3
86-16
85
2
FC Porto
34
25
7
2
74-13
82
3
Sporting
34
22
10
2
67-29
76
4
SC Braga
34
17
7
10
55-28
58
5
V. Guimarães
34
15
10
9
50-35
55
6
Belenenses
34
12
12
10
34-35
48
7
Nacional
34
13
8
13
45-46
47
8
P. Ferreira
34
12
11
11
40-45
47
9
Marítimo
34
12
8
14
46-45
44
10
Rio Ave
34
10
13
11
38-42
43
11
Moreirense
34
11
10
13
33-42
43
12
Estoril
34
9
13
12
38-56
40
13
Boavista
34
9
7
18
27-50
34
14
V. Setúbal
34
7
8
19
24-56
29
15
Académica
34
4
17
13
26-46
29
16
Arouca
34
7
7
20
26-50
28
17
Gil Vicente
34
4
11
19
25-60
23
18
Penafiel
34
5
7
22
29-69
22
J
V
E
D
G
P
1
Tondela
46
21
18
7
67-51
81
2
União
46
22
14
10
69-39
80
3
Chaves
46
20
20
6
68-45
80
4
Covilhã
46
23
11
12
78-46
80
5
Sporting B
46
22
12
12
66-57
78
6
Benfica B
46
22
11
13
81-60
77
7
Feirense
46
21
12
13
61-51
75
8
Freamunde
46
18
17
11
48-32
71
9
V. Guimarães B
46
19
8
19
71-57
65
10
Beira-Mar
46
16
15
15
52-48
63
11
Farense
46
16
14
16
51-54
62
12
Académico
46
17
11
18
55-56
62
13
FC Porto B
46
17
10
19
66-64
61
14
Portimonense
46
15
15
16
56-62
60
15
Oriental
46
15
13
18
47-59
58
16
Olhanense
46
13
16
17
51-56
55
17
Oliveirense
46
14
13
19
50-67
55
18
Aves
46
12
17
17
52-58
53
19
Santa Clara
46
10
21
15
33-42
51
20
Leixões
46
13
11
22
53-67
50
21
SC Braga B
46
12
15
19
48-62
49
22
Atlético
46
11
14
21
56-70
47
23
Marítimo B
46
10
11
25
37-67
41
24
Trofense
46
9
9
28
35-81
36