SÁBADO, 24-06-2017, ANO 18, N.º 6356
Noticiário
840 perdem pontos na operação ‘Via Livre’
14:40 - 12-04-2017
A GNR anunciou ter autuado 840 condutores durante a operação de trânsito Via Livre, realizada entre os dias 27 de março e 2 de abril últimos, em que foi intensificada a fiscalização e a punição de infração aos condutores que circulavam com os seus veículos nas faixas mais à esquerda em situações em que não efetuavam manobras de ultrapassagem em autoestradas e vias reservadas a veículos automóveis.

Dos 1929 condutores fiscalizados, 840 foram autuados por infringir aquela regra do Código da Estrada, entre estes últimos 711 circulavam em autoestradas e 129 por outras vias reservadas a veículos automóveis. Em ambos os casos, o valor da multa correspondente varia entre 60 e 300 euros.

Desde que o sistema de carta por pontos entrou em vigor, em julho de 2016, a referida infração, considerada grave, implica a cassação de dois pontos na respetiva licença (com inibição de condução entre 1 e 12 meses). Todavia, se a aquela ocorrer em autoestrada, equivale à perda de quatro pontos por ser considerada muito grave (entre dois e 24 meses sem conduzir).

A GNR afirma que esta «prática indevida, além de constituir infração, prejudica a fluidez do trânsito e a segurança rodoviária».
Auto Foco

Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter

mais de NOTICIÁRIO

Noticiário Produto revolucionário para a competição em todo-o-terreno mas capaz de proporcionar maior tranquilidade e eficácia na condução de qualquer endurista ou maxi-trail em laz
Noticiário A marca sul-coreana comunicou que vai aumentar em 50% a produção da versão elétrica do Ioniq, uma vez que a procura foi superior ao esperado. «A empresa tem tido difi