QUARTA-FEIRA, 29-03-2017, ANO 18, N.º 6269
/
FORD
Novo Ford Fiesta ST tem 200 cv
17:13 - 24-02-2017
No salão de Genebra de 2017, de 9 a 19 de março, estreia mundial da 7.ª geração do Ford Fiesta, automóvel de referência no segmento B, categoria posicionada sempre no topo da popularidade na generalidade dos mercados europeus, incluindo no nosso País. Na 87.ª edição da exposição helvética, qual ‘cereja no topo do bolo’, apresentação da versão ST, com variante inédita do motor de 3 cilindros 1.5 EcoBoost, com 200 cv (na versão atual, 1.6 Turbo com 180 cv – a edição especial ST200, também com 200 cv, mas extraídos de mecânica com mais capacidade e 4 cilindros não foi vendida em Portugal).

O Fiesta ST com tração dianteira tem lançamento planeado para o início de 2018, com carroçarias de 3 e 5 portas. A mecânica com sobrealimentação turbo, admissão variável e injeção mista (direta e indireta) é apoiada por caixa manual de 6 velocidades e conta com tecnologia que desativa, automaticamente, o funcionamento de um cilindro, trabalhando apenas com dois, conduzindo-se de forma relaxada, para reduzir o consumo de combustível. Em contrapartida, acelerando-se a fundo, 0-100 km/h em 6,7 segundos, menos 0,2 s do que o modelo com 182. A Renault anuncia o mesmo registo para o Clio R.S.!
No novo Fiesta ST, pressionando-se comando específico no painel de bordo, seleção de atrês programas de condução (Normal, Sport e Track), que alteram as respostas de controlo de estabilidade, direção, motor e sonoridade do escape. Para ambiente mais desportivo a bordo, a abertura de válvula permite a entrada de mais ruído no ‘cockpit’, mas o compacto da Ford também tem simulador eletrónico que recorre aos altifalantes para que o 1.5 EcoBoost ganhe voz mais grossa.

O programa Track é o mais desportivo, desativa os controlos de estabilidade e tração e permite que o eixo traseiro escorregue ligeiramente antes da eletrónica intervir com o objetivo de reposicionar o carro nos carris. E a função Torque Vectoring Control do ESP simula a atuação de um autoblocante para melhorar a motricidade do Fiesta ST, carro com imagem mais agressiva do que as demais versões da gama – no exterior, para-choques, saídas de escape e asa posterior exclusivos; no interior, elementos decorativos no painel de bordo, punho da caixa, volante e bancos Recaro específicos. Pretendo-se personalizar o automóvel, grelha com ‘desenho inspirado nos carros de competição’ e rodas de 18’’ entre os itens disponíveis no catálogo da marca da oval azul.

O sistema multimédia do Fiesta ST é o SYNC 3, o mais moderno da Ford. Comand-se em ecrã tátil de 8’’ instalado no centro do painel de bordo e é compatível com o CarPlay da Apple e o Android Auto da Google. Opcionalmente, equipamento de som topo de gama Bang & Olufsen.
Auto Foco

Imprimir Enviar e-mail Facebook Twitter

mais de FORD

FORD Dave Pericak, responsável do gabinete de veículos especiais e de performance, explicou que podem estar na calha potentes versões dos SUV Kuga ou Edge. «Acredito que os cl
FORD A Ford prepara investimento de 600 milhões de euros na sua fábrica de montagem de veículos de Saarlouis, na Alemanha, com vista à produção da nova geração do Ford Focus.